Blog do modalmais

Entenda o que é engolfo de alta e como identificá-lo

Engolfo de Alta

Para investir com confiança, os traders devem realizar análises técnicas, uma prática comum entre os investidores mais experientes na bolsa de valores. A análise técnica envolve o conhecimento e reconhecimento de diversos padrões, sendo os engolfos um dos mais importantes no gráfico de velas (candlestick). Um desses padrões cruciais é o engolfo de alta.

Vale destacar que ele sinaliza uma possível reversão de tendência de baixa para alta. Identificar esse padrão nos gráficos é fundamental para tomar decisões informadas. Além disso, é importante entender as diferenças entre o engolfo de alta e o engolfo de baixa, pois cada um deles tem implicações distintas para as operações.

Dominar a análise técnica, especialmente o reconhecimento dos engolfos, permite aos traders otimizar suas estratégias e tomar decisões mais fundamentadas no mercado de ações. Continue lendo para entender o que é um engolfo de alta, explorar esses padrões e outros pontos relevantes que podem impulsionar o sucesso de suas operações na bolsa de valores!

O que é um engolfo de alta?

Engolfo de alta (bullish engulfing) é um padrão de candlestick muito comum na análise técnica para avaliar os movimentos do mercado e identificar uma tendência de alta quando ela está iniciando.

Todo engolfo constitui um padrão que envolve dois candles, em que o engolfo maior (o segundo) engole o engolfo menor (o primeiro). Geralmente, o candle engolfo de alta aparece na parte de baixo de um movimento de queda de preços.  

Durante o engolfo de alta, o trader pode comprar um ativo por um bom preço para depois ter ganhos com ele.

Como identificar esse padrão nos gráficos?

O engolfo de alta envolve dois candles (velas): uma grande e outro pequeno. O engolfo de baixa é o primeiro candle, de menores dimensões, com a cor vermelha. Já o candle engolfo de alta é o segundo, de maiores dimensões, com a cor verde. O candle engolfo de alta engolfa o candle engolfo de baixa.

Quais são as suas principais características?

Já mostramos como reconhecer o engolfo de alta no gráfico de velas. Conforme o que explicamos, podemos destacar as seguintes características desse padrão:

  • o engolfo de alta aparece em tendências de alta;
  • o primeiro dia do padrão é composto por um candle de baixa;
  • durante o segundo dia, aparece um candle de alta, com abertura situada sob a abertura do dia precedente e com fechamento sobre o fechamento do dia anterior;
  • no candlestick, a primeira vela, de cor vermelha, é menor e a segunda vela, cuja cor é verde, é maior;
  • o candle engolfo de alta (segunda vela) envolve completamente o candle engolfo de baixa (primeira vela);
  • o candle engolfo de alta revela que existe um grande volume enquanto acontece o candle engolfo de baixa, comprovando o padrão e sinalizando uma possível reversão para um movimento de alta;
  • a tendência de baixa ou a ausência de tendência pode ter perdido forças e os compradores começaram a impulsionar os preços para cima.

Vale a pena identificar as características mais relevantes de um engolfo de alta. E também é importante identificar características que confirmam a força desse engolfo:

  • aparece depois de rápida movimentação (a qual pode ter contribuído para a vulnerabilidade do mercado e a consequente necessidade de correções) ou depois de uma longa tendência (mercado sobrevendido ou mercado sobrecomprado);
  • no primeiro dia do padrão, aparece um candle de pequenas dimensões, o que pode representar um equilíbrio entre a oferta e a demanda (nessa situação, o controle já não depende tanto dos compradores e vendedores quanto antes);
  • volume intenso no segundo dia do padrão.

Diante de fatores que sinalizam, com mais precisão, uma tendência de alta, o trader pode ficar mais confiante para tomar suas decisões. De qualquer forma, os engolfos sempre devem ser considerados juntamente com outros indicadores.

Como diferenciar engolfo e alta e de baixa?

Conhecendo as características do engolfo de alta, fica fácil diferenciá-lo do engolfo de baixa nos gráficos de velas. A semelhança é que os dois são formados por dois candles: um pequeno e um grande, nessa ordem. O segundo sempre envolve o primeiro.  Confira agora as diferenças principais entre ambos:

  • o engolfo de alta é formado por dois candles: o primeiro menor e vermelho e o segundo maior e verde; o engolfo de baixa é formado por dois candles: o primeiro menor e verde e o segundo maior e vermelho;
  • o candle engolfo de alta, no gráfico de engolfo de alta, é o maior, de cor verde, envolvendo completamente o candle engolfo de baixa, o menor, de cor vermelha; o candle engolfo de alta, no gráfico de engolfo de baixa, é o menor, de cor verde, sendo totalmente envolvido pelo candle engolfo de baixa, o maior, de cor vermelha;
  • o candle engolfo de alta sempre é verde; o candle engolfo de baixa sempre é vermelho;
  • o engolfo de alta é um ótimo formador de suportes; o engolfo de baixa é um ótimo formador de resistência.

O engolfo de alta é um padrão de reversão confiável?

O engolfo de alta é um padrão de reversão de confiabilidade média. Isso significa que ele não é tão preciso. Tanto ele quanto o engolfo de baixa não devem ser analisados isoladamente sem o concurso de outros indicadores, como retração de Fibonacci, VWAP, médias móveis, suporte e resistência e outros. Veja algumas limitações envolvendo os engolfos:

  • caso o movimento do preço do ativo seja instável, ainda que ele esteja em alta, a relevância do engolfo diminui, já que isso é um sinal muito comum;
  • o segundo candle no gráfico de engolfo pode ser muito grande, o que pode levar a um significativo stop loss (limite de perda) caso o investidor resolva fazer transações seguindo esse padrão; assim, a possível recompensa do negócio pode não compensar o risco;
  • considerando os engolfos, nem sempre é uma tarefa simples definir potenciais lucros, já que os candles não oferecem uma meta de preço (será preciso aplicar outros métodos, como a análise de tendências ou outros indicadores, para determinar uma meta de preço ou definir o momento de sair de uma transação rentável).

É fundamental que o trader compreenda o funcionamento das tendências do mercado para minimizar os riscos e maximizar as chances de rentabilidade. Durante o engolfo de alta, um padrão de reversão altista, a recomendação é a venda do ativo, se o padrão for confirmado por outros indicadores de análise.

O conhecimento de indicadores do mercado financeiro é muito importante para o trader desenvolver um bom desempenho na bolsa de valores. Depois de entender o que é um engolfo de alta, conheça mais um indicador valioso: conheça o IFR (Índice de Força Relativa)! Aproveite que está aqui no blog e saiba como os investidores usam essa ferramenta para melhorar a tomada de decisões.

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.