A nova medida impõe a isenção de IOF em operações no exterior. Entenda mais!
O que é IOF?
O Imposto sobre Operações Financeiras. Esse imposto é encontrado no nosso cotidiano, como ao fazer uma compra internacional no cartão, ou até solicitar um empréstimo e um seguro.
Este tipo de tributo pode influenciar nos rendimentos de diversos investimentos de renda fixa no curto prazo. Continue lendo para entender mais sobre isso.
O que muda?
A medida implantada no Brasil com a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), determina que a isenção sobre a cobrança do IOF em operações com o exterior deve ser realizada até 2029.
Essa decisão foi dada e inclui as operações feitas com cartão de crédito e também de débito, sendo feitas por brasileiros no exterior.
Foi divulgado que Paulo Guedes, o ministro da Economia do Brasil, determinou que a medida será implementada a partir do ano que vem, com a diminuição gradativa do IOF sobre essas operações.
Além desse compromisso, o Brasil também se dispôs a zerar a taxa que é cobrada sobre a compra da moeda estrangeira.
Esse processo é longo, e pode levar um tempo até ser concluído, mas a expectativa é de melhora para investimentos realizados dentro dessas condições. Pois, a determinação da OCDE inclui também que as taxas de câmbio cobradas em transferências de valores de residentes brasileiros para suas contas no exterior. Tornando seus investimentos atrelados a estas condições, mais convidativos e rentáveis, pois esta tributação será isenta do valor no momento de liquidação do produto.