Blog do modalmais

Como funciona a Pesquisa Eleitoral?

Você sabe como é feita e planejada uma Pesquisa Eleitoral? Confira mais detalhes neste artigo!

Pesquisa Eleitoral: o que é e como funciona?

O modalmais realizou uma live no dia 28 de abril com o CEO da Futura Inteligência José Luiz Orrico, e o sócio do Banco Modal, José Dezene. Na live, eles puderam explicar um pouco mais sobre como é o processo de montagem e divulgação de uma pesquisa eleitoral.


A 10ª pesquisa eleitoral de 2022 foi realizada pela Futura Inteligência e mostrou a intenção espontânea dos eleitores da eleição para presidente da república deste ano.


Para iniciar uma pesquisa quantitativa é necessário começar pela técnica de abordagem, uma delas é a presencial, que consiste em entrevistas individuais em pontos de grandes fluxos.


Já os modelos de técnica URA e CATI são feitos a partir da aplicação de um questionário estruturado por meio de ligações automatizadas por telefone fixo, celular e e-mail, por exemplo. Apesar da URA e do CATI serem métodos mais rápidos, práticos e que geram menos custos operacionais, uma desvantagem dessa técnica é a alta desistência no meio das pesquisas. José Luiz Orrico comenta este fato, reforçando que por telefone, ou e-mail, geralmente as pessoas não possuem a disponibilidade de responder 30 a 40 questões. Algo que pessoalmente, na técnica presencial, pode ser resolvido de forma mais rápida.


A metodologia adotada pela Futura Inteligência é a técnica de abordagem CATI. Suas pesquisas são compostas pelo eleitorado brasileiro com 16 anos de idade ou mais, cerca de 2.000 entrevistas, 95% de Margem de Erro e 2,2 pontos percentuais para os resultados globais. Seu contato para a elaboração da pesquisa eleitoral é por mensagem, e-mail e também em redes sociais. A estratificação da amostra é feita baseada na região geográfica, unidade da federação, natureza do município (capital, região metropolitana e interior), sexo e faixa etária. As vantagens citadas da técnica do CATI é a facilidade da coleta dos dados e o grande alcance de seu público alvo. Entretanto, uma de suas desvantagens é a impossibilidade de verificação do perfil respondente, pois as respostas podem estar vindo de uma outra pessoa.


A extração dos dados da Futura Inteligência é feita a partir de uma Plataforma de Dados que contem cerca de 215 milhões de telefones de pessoas físicas, e são atualizados trimestralmente.


Em relação aos resultados de abril de 2022, a Futura Inteligência divulgou o resultado do interesse das eleições presidenciais e você pode conferir neste artigo.


Para conferir todos os detalhes da 10ª pesquisa eleitoral feita pela Futura Inteligência você pode assistir a live transmitida no canal do modalmais.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.