Blog do modalmais

Day trade em opções: como operar?

Day Trade com Opções: foto mostra um notebook com gráficos e valores, e uma mão mexendo no touchpad.

Para quem já atua no mercado financeiro e conta com uma boa disposição ao risco em busca de alto retorno, o Day Trade em opções pode representar uma excelente alternativa em sua jornada como investidor profissional. Entender como funcionam as operações de opções intradiárias é um desafio que apresenta várias oportunidades, mas também exige uma abordagem baseada em um sólido conhecimento desse ativo.

Conhecer as minúcias das opções é o primeiro passo para ter bons insights, especialmente quando se trata de flutuações no curtíssimo prazo. Se você quer saber como aproveitá-las a fim de faturar no mercado de opções, continue a leitura e confira como operar por meio desse tipo de ativo.

O que são opções?

As opções nada mais são que contratos futuros que oferecem ao investidor o direito de compra ou venda de um ativo negociado previamente. Essa negociação define um preço específico para uma data futura.

Por exemplo, imagine que você quer se proteger da volatilidade do mercado de petróleo. A partir disso, você julga, a partir de suas análises, que o preço dessa commodity pode subir consideravelmente no próximo ano, mas quer limitar o valor perdido caso o preço caia.

Assim, com o intuito de se proteger desse cenário ruim, é possível negociar uma opção de compra por um preço mínimo. Esse tipo de estratégia é conhecida como hedge e é bem comum no mercado financeiro.

Mercado de opções significa mais previsibilidade?

Assim como na maioria dos ativos, isso depende. Primeiro, depende do grau de conhecimento que você tem sobre o ativo o qual essa opção é derivada, do valor negociado do próprio ativo, das condições atuais do mercado, dos anúncios de empresas conectadas ao ativo e as flutuações macroeconômicas que estão ligadas a esse papel.

Isso significa que o mercado pode se tornar bastante volátil, criando muitas oportunidades de negócios, mas também um maior grau de risco em relação às ações. Isso ocorre, pois como as opções devem ser executadas no futuro, elas também envolvem certo grau de expectativa dos agentes, promovendo maior flutuação sobre o ativo.

Determinantes do preço das opções

Na prática, além de aspectos do mercado atual, também há impactos com relação ao futuro, responsáveis por afetar o preço das opções. Questões como a comercialização do ativo, o tempo restante até o vencimento e a taxa de juros da economia, são centrais para a precificação desse ativo.

Isso significa que há duas camadas de análise técnica que podem ser aplicadas na hora de avaliar as opções. A primeira, se refere ao tempo presente, as condições do mercado, a avaliação do ativo de referência e as perspectivas atuais. Em uma avaliação mais profunda a fim de determinar o preço das opções, é preciso considerar os dados disponíveis sobre as condições futuras, especialmente alinhadas com as expectativas do próprio mercado.

Risco inversamente proporcional ao conhecimento

Como esse mercado funciona de maneira bastante dinâmica e possui grandes respostas diante dos eventos econômicos, é necessário que o investidor apresente uma boa capacidade de analisar esses fatores na hora de desenvolver as estratégias mais adequadas.

Portanto, investir em cursos, suporte de especialistas e no pleno conhecimento dos ativos que você está negociando as opções, é a melhor forma de minimizar o risco, criar planos de contingência e driblar um ambiente particularmente volátil.

Para quem ainda vive seus primeiros passos no mercado financeiro, vale a pena dominar as operações em torno das ações e, mais tarde, seguir para o mercado de opções. Apesar de ser um ambiente altamente rentável, ele exige uma compreensão plena da estratégia e das condições de mercado, bem como a capacidade de lidar com o risco e a incerteza. 

Como comprar opções para fazer um giro curto na bolsa?

Agora que você já entendeu que é possível fazer day trade no mercado de opções, que tal descobrir como comprar opções para fazer um giro curto na bolsa? A seguir, destacamos algumas dicas que podem ajudar. Confira!

Aprofunde seus conhecimentos

O primeiro passo para fazer um giro curto na bolsa de valores usando Day Trade em opções é aprofundar os seus conhecimentos. Por exemplo, é essencial entender os principais termos relacionados a opções, como os tipos (call e put), datas de vencimento, preços de exercício, entre outros.

Também é importante conhecer os parâmetros usados nos modelos estratégicos, como o theta, por exemplo. Assim, você consegue reduzir a corrosão do theta, ou seja, diminuir a perda de valor das opções à medida que o tempo passa.

Escolha uma estratégia adequada

Ao se aprofundar no mercado de opções, você vai conhecer diversas estratégias que podem ser utilizadas no day trade. Para conseguir um giro curto, é preciso escolher a que melhor se adapta a esse objetivo.

Entre as principais estratégias estão a de venda a descoberto, spreads de crédito, condors, borboletas, entre outras. Vale a pena se aprofundar sobre ela e conhecer também as chamadas gregas, que vão te ajudar a avaliar e medir diversos fatores.

Por exemplo, por meio dessas métricas, você consegue compreender como as opções respondem a mudanças no preço do ativo subjacente, volatilidade, tempo e taxas de juros.

Tenha atenção a sensibilidade do preço

Avaliar a sensibilidade do preço no mercado de opção também é um ponto que precisa ser tratado com atenção. Por exemplo, usando as métricas delta, que mede a sensibilidade do preço da opção, e a gamma, que mensura a taxa de mudança do delta, torna-se possível ajustar suas estratégias.

Por exemplo, ao observar o delta e o gamma, é possível avaliar como pequenas mudanças no preço do ativo afetam o valor de suas opções. Com isso, você consegue tomar decisões inteligentes para otimizar suas estratégias de negociação.

Faça movimentos parciais

Com o uso de opções, você não precisa esperar para ter um ganho muito elevado e, com isso, aumentar sua chance de perdas. Pelo contrário, o ideal é fazer movimentos parciais para ter ganhos intradiários.

Ou seja, é possível comprar ou vender apenas uma parte da posição que você tem em opções de uma só vez. Essa situação ajuda a construir uma gestão mais flexível de riscos e lucros.

Porém, pode exigir monitoramento constante e uma plataforma que ajude a performar nas suas operações. Também é necessário se preparar a fim de ajustar as suas estratégias avaliando as mudanças de preços.

Ao realizar operações de Day Trade em opções, vale a pena investir no aprendizado contínuo e na busca por parceiros confiáveis para realizar essa atividade. Assim, além de ter mais segurança quanto às estratégias adotadas, você consegue trilhar um caminho já validado por outros profissionais desse meio.

Já conhecia o mercado de opções e suas peculiaridades? Então deixe um comentário e compartilhe conosco como foi a sua experiência!

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.