A transferência de custódia é uma opção buscada por muitos investidores que têm algum tipo de insatisfação com seus bancos de investimento ou corretoras que fazem a gestão e intermediação de suas carteiras de investimentos.

Existem várias razões que motivam esse tipo de procedimento, entre eles, instabilidades da plataforma de negociação, dificuldades de contato, mas, principalmente, altos custos – por vezes, até mesmo de custódia.

Neste artigo, mostraremos quais são os passos para que você realize uma transferência de custódia e as vantagens de contar com um banco digital moderno para tal finalidade. Acompanhe!

 

O que é e como funciona a transferência de custódia?

A transferência de custódia é um processo que também chamamos de portabilidade de investimentos. Basicamente, ela consiste em transferir todo a sua carteira de investimentos para outro banco ou instituição de investimentos, sem que haja custos para o investidor

Esse procedimento pode ser feito com todos os tipos de aplicações, tanto de renda fixa quanto variável. Todo investidor que possui ativos em uma corretora pode selecionar todos ou os que considerar como os principais e enviar para outra instituição, não sendo necessário o resgate de suas aplicações.

Depois de concluir o processo, o investidor consegue acessar todos os seus títulos e ativos na plataforma dessa nova instituição. A finalidade disso é proporcionar liberdade para que o investidor possa selecionar um banco ou corretora que atenda suas necessidades e proporcione custos mais interessantes sob o seu ponto de vista.

 

Como funciona o processo?

A transferência de custódia de ações, fundos imobiliários (FII), ETFs e títulos do Tesouro Direto é mais simples de ser executada. Existe um formulário que deve ser preenchido e o modelo é praticamente o mesmo, independentemente da instituição.

Esse formulário, chamado de Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM), deve ser preenchido pelo investidor, em alguns casos, reconhecido firma em cartório, e por fim, enviado à atual corretora que detém a custódia dos ativos. Em alguns casos, essa transferência poderá ser requerida em meio eletrônico ou validada com apresentação de documento de identificação válido.

O mesmo ocorre com fundos de investimento e títulos de renda fixa privada, como CDB, LCI, LCA. Entretanto, caso a instituição que receberá os títulos, ou seja, que se tornará a agente de custódia, não ofereça esses produtos em seu portfólio, há a possibilidade de que ela também não os receba.

Outro ponto interessante é com relação ao prazo. Atualmente, a recomendação é de que exista um prazo de 48 horas para que a portabilidade desses ativos possa ser realizada, obviamente, sempre de acordo com os produtos financeiros que a instituição de investimento disponibiliza.

Como fazer a transferência de custódia para o modalmais?
O modalmais é um banco digital que oferece uma das mais sólidas e estáveis plataformas de investimentos do Brasil. É uma instituição renomada nesse mercado e oferece serviços bancários com excelência para seus clientes. Fazer a transferência de custódia para o modalmais é muito simples. Basta seguir o passo a passo abaixo:

1. Abra sua conta no banco digital modalmais, o que é muito fácil, rápido e gratuito;
2. Quando a conta estiver aberta, faça login no site;
3. Clique ao lado do seu número de conta no canto superior direito da tela;
4. Localize a opção ‘Transferência de Custódia’ e clique nela;
5. Na página que abrirá, clique em ‘Transferir’;
6. Verifique e anote o seu código de cliente e o código da Modal DTVM. Você precisará desses dados para transferir sua custódia da outra corretora para o modalmais.
7. Por fim, entre em contato com a corretora onde está sua custódia, e informe-se sobre os procedimentos adotados por ela, no que diz respeito ao envio da STVM, após preenchida por você. Algumas solicitarão o envio do formulário físico, outras adotarão procedimentos digitais.

 

Caso se trate da transferência de ações que estejam em um Banco Escriturador, o procedimento será um pouco diferente. Será necessário utilizar uma Ordem de Transferência de Ações (OTA), que deverá ser solicitada em nosso atendimento, e não no Banco Escriturador.

Esse é um documento utilizado para transferir ativos de um Banco Escriturador para uma corretora e mesmo para nosso banco digital. Nossa equipe estará preparada para enviar para o investidor, a OTA e os procedimentos necessários para efetuar a transferência.

 

Quais as vantagens do modalmais para a transferência de custódia?

Agora, mostraremos as principais vantagens de fazer a transferência de custódia para o modalmais. Afinal, com tantas opções no mercado, por que tantas pessoas estão migrando os seus investimentos para esse banco digital? Neste tópico, você verá alguns bons motivos para fazer isso. Continue lendo!

 

Taxa zero de custódia e manutenção

A taxa de custódia é um montante cobrado a cada mês por algumas corretoras para cobrir os serviços de armazenamento dos títulos e das ações de um investidor. Essa cobrança pode ocorrer de forma fixa ou a partir de um percentual sobre o valor dos papéis que estão sob a custódia da instituição.

Já a taxa de manutenção de uma conta é exigida por bancos tradicionais.  O investidor que toma a decisão de transferir os seus títulos e ativos para o modalmais, não precisa se preocupar com a cobrança de nenhuma dessas taxas.

 

Isenção de taxa de TED

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) é uma ferramenta necessária para a realização de envio de valores entre bancos. Dependendo da instituição, essa cobrança é feita com um valor fixo determinado por ela ou, quando isenta, o correntista paga alguma taxa de manutenção de conta, por exemplo.

No modalmais, seja qual for o plano de conta escolhido pelo investidor, as transferências de recursos para suas contas em outros bancos, não têm custo.

 

Acesso à plataformas de negociação

O modalmais oferece as mais estáveis e completas plataformas de negociação do Brasil. O home broker da instituição é simples e muito intuitivo, sendo possível até mesmo o acesso via celular.

Além do home broker, o modalmais oferece outras plataformas que possuem mais funções e podem ser utilizadas para a execução de operações mais complexas e análises profissionais, como as que são necessárias para o day trade ou swing trade.

 

Segurança de um banco digital

O modalmais também proporciona muita segurança para o investidor. Todo o valor que fica parado na conta-corrente é assegurado pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), além das próprias coberturas que existem em alguns títulos de renda fixa.

 

Possibilidade de corretagem grátis

Além de oferecer planos de contas com as mais variadas vantagens, como desconto na contratação de algumas plataformas de negociação, o modalmais oferece também a possibilidade de corretagem gratuita em operações com contratos e mincontratos futuros de dólar e índice.

 

Conteúdo educacional

Se você tem dúvidas sobre como investir o seu dinheiro, pode aprender muito na base de conhecimento do modalmais. Contamos com profissionais experientes no mercado que comandam salas ao vivo todos os dias, orientando operações de compras e vendas de ativos em Bolsa de Valores.

Além disso, temos um conteúdo completo em nosso blog contendo informações variadas sobre o mercado financeiro, relevantes para investidores com perfis desde o conservador, até o mais arrojado, além de notícias que movimentarão o mercado como um todo.

 

Cartão de crédito e débito

O modalmais oferece cartão de crédito, possibilitando compras em diversas lojas no Brasil. Além disso, também permite toda a flexibilidade do uso do cartão de débito: com ele você pode usar o saldo em conta corrente, seja depositado por você, seja como fruto dos rendimentos de suas aplicações financeiras.

No caso do cartão de crédito, existem três tipos: o Classic, Platinum e o Infinite, que oferecem uma série de benefícios desde os modelos mais básicos.

 

Programa de Pontos

Por fim, o modalmais oferece uma série de oportunidades em seu programa de pontos, o modalmais Rewards. Esse sistema dá a possibilidade ao cliente de acumular pontos para trocar por produtos e serviços nas lojas conveniadas, além de outras exclusividades que somente o banco digital modalmais pode oferecer.

Uma delas é o Cash Forward, um sistema inovador que multiplica os seus pontos em vez de eles expirarem com o tempo. Essa é uma novidade exclusiva e revolucionária.

Por fim, podemos concluir que a transferência de custódia para o modalmais proporciona vantagens inigualáveis para o investidor, entre elas, custos reduzidos, segurança e funcionalidades que são encontradas somente nesse banco digital.

Se você gostou destas informações e quer obter essas vantagens, abra a sua conta no modalmais e comece a investir com o banco digital mais moderno do Brasil.

Nova call to action