Você já pensou em investir em petróleo? Algumas pessoas sabem que é possível negociar essa commodity tão valiosa e importante para a economia mundial, em ambiente de Bolsa de Valores, entretanto, poucos sabem, de fato, como fazer isso.

Afinal, comprar ou vender petróleo parece algo totalmente fora do alcance da maioria das pessoas, especialmente, dos investidores comuns que fazem transações com outros ativos ou derivativos de outras commodities e moedas, por exemplo.

Entretanto, nesse artigo mostraremos que investir em petróleo é perfeitamente possível. Veja como, acompanhando este guia que montamos sobre o assunto.

 

O que é petróleo WTI?

O WTI é um tipo de petróleo encontrado em sua forma bruta, que é utilizado pelos economistas do mundo inteiro como um valor-padrão que, consequentemente, serve como referência para definir os preços dessa commodity bruta em todos os mercados que a negociam, sejam em formatos de barris, seja em contratos derivativos.

 

O que é WTI (Wes Texas Intermediate)?

A partir daqui, iremos aprofundar o conceito e significado da sigla WTI. Basicamente, ela é utilizada para designar o termo West Texas Intermediate e corresponde ao combustível produzido nos Estados Unidos, sendo extraído, principalmente da região do Golfo do México e mantido em estoque em Cushing, Oklahoma.

O petróleo WTI negociado no ambiente de Bolsa de Valores é cotado em dólar americano por barril, tendo seu preço determinado de acordo com o resultado da oferta e demanda da commodity no mercado internacional. A negociação do WTI ocorre na New York Mercantile Exchange, considerada a principal Bolsa de Valores que negocia commodities do mundo.

Apesar de ser a principal referência para os preços do petróleo nos Estados Unidos e aparecer com frequência nos noticiários, o WTI não é utilizado da mesma forma pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Petrobras e os mercados europeu e asiático, que têm suas cotações influenciadas por outros tipos de petróleo, dos quais mencionaremos ainda neste artigo.

Com relação à cotação desse ativo é possível consultar o seu histórico de preços por meio do site da Energy Information Administration e buscar por WTI Cushing Oklahoma.

Pelo menos nos últimos anos, com o aperfeiçoamento da tecnologia conhecida como Shale Revolution, que permitiu aos Estados Unidos um significativo aumento na produção de gás natural e petróleo, o preço do WTI é mais barato se comparado aos dos outros tipos de petróleo que descreveremos a seguir.

Ainda assim, apesar das diferenças na tecnologia de extração e transporte entre tais tipos de petróleo e o WTI, em geral, ele seguem a mesma tendência em seus preços.

Além disso, todas as atividades relacionadas a questão geográfica e política que estão ligadas à produção petrolífera podem interferir na cotação do WTI, especialmente, conflitos existentes em países que atuam com essa commodity.

Um exemplo disso foi o conflito de preços entre Rússia e Arábia Saudita, ocorrido poucos dias antes de a OMS decretar pandemia pelo novo coronavírus. Na ocasião, o preço do petróleo vinha em queda devido ao avanço da Covid-19 pelo mundo, o início do isolamento social e a consequente queda no uso de combustível.

Com isso, a OPEP discutiu reduzir a produção de petróleo com o intuito de elevar os preços, já que o preço dessa commodity está diretamente relacionada à lei da oferta e procura. No entanto, a Rússia – que não faz parte da OPEP – se recusou a apoiar os cortes.

Em resposta, a líder da OPEP e maior produtora de petróleo do mundo, a Arábia Saudita, anunciou que no mês seguinte também aumentaria sua produção, o que, gerou mais euforia nos mercados internacionais, especialmente em países produtores da commodity, como o Brasil.

Nesse episódio, o WTI também foi impactado, sofrendo fortes quedas em seu preço, devido à alta correlação que tem com o petróleo do tipo Brent, utilizado como referência pela OPEP.

 

Quais são os tipos de petróleo negociados no mercado?

Além do petróleo WTI que você já conhece o conceito e será objeto de um estudo mais aprofundado ainda nesse artigo, existem outros tipos que também vale a pena destacar. Acompanhe!

Bruto de Dubai

Inicialmente, temos o petróleo Bruto de Dubai que é extraído no mar da região do Golfo Pérsico e, em relação ao Brent e ao WTI, tem qualidade ligeiramente inferior, visto que tem maior teor de enxofre e é um pouco mais pesado.

 

Brent do Mar do Norte

O Brent do Norte é um petróleo extraído dos mares da Europa e é utilizado como principal referência de preço no mundo, inclusive pela OPEP. Antes de passar pelo chamado Shale Revolution, que, conforme destacado anteriormente, barateou o preço do WTI, esse tipo de petróleo costumava ser mais barato devido à facilidade de extração – que ocorre no mar – e o posterior transporte para outros países.

 

Quais são as características do petróleo WTI?

A primeira característica do petróleo WTI que você precisa conhecer antes de investir diz respeito à liquidação.

Diferentemente de outros ativos em que quando chega o vencimento do contrato existe a possibilidade de liquidação financeira, com o petróleo ocorrerá a entrega física.

É por isso que, esse tipo de operação é bastante procurado por grandes compradores dessa mercadoria, que a utilizam com o intuito de se protegerem contra as oscilações que podem acontecer no decorrer dos dias até o vencimento do contrato. Assim, ao adquirir tais contratos, o comprador fixa os preços por meio dessa operação: uma forma eficaz de gerenciamento de riscos.

Nesse caso, para investidores de menor porte, que não utilizam essa mercadoria na indústria, por exemplo, as operações de curto prazo são as mais comumente utilizadas, sendo esses negociadores, em geral, especuladores. Assim, encerrando o contrato antes do vencimento, eles buscam obter lucro com esse tipo de oscilação de preço.

Além disso, existem as especificações técnicas que você precisa conhecer as quais discorreremos nos seguintes tópicos:

  • O código utilizado para designar os contratos futuros desse ativo na Bolsa de Valores de Nova York é o CL;
  •  A unidade de cada contrato é de 1.000 barris;
  •  O mínimo que um investidor pode movimentar no mercado é 1 contrato;
  •  A cotação é feita em dólares americanos por barril;
  •  O vencimento ocorre mensalmente.

As negociações ocorrem, em seus respectivos mercados, nos seguintes horários:

  • No mercado CME Globex (plataforma eletrônica de negócios) ocorre de domingo à sexta-feira, das 18h às 17h15 do dia seguinte (horário do leste dos EUA), das 17h às 16h15 do dia seguinte (horário central dos EUA);
  • No CME Clearport, de domingo à sexta-feira, das 18h às 17h15 do dia seguinte (horário central dos EUA);
  •  No Pregão viva-voz (chão de negócios), de segunda à sexta-feira, das 9h às 14h30 (horário do leste dos EUA) e das 8h às 13h30 (horário central dos EUA).

 

Ainda sobre os códigos de negociação, assim como ocorre com ativos do mercado futuro negociados na B3 é necessário inserir outras informações para movimentar o WTI além do código já informado. Cada mês de vencimento será representado por uma letra específica da seguinte forma:

  • Janeiro: F;
  • Fevereiro: G;
  • Março: H;
  • Abril: J;
  • Maio: K;
  • Junho: M;
  • Julho: N;
  • Agosto: Q;
  • Setembro: U;
  • Outubro: V;
  • Novembro: X;
  • Dezembro: Z.

 

Além disso, também deve ser inserido o ano correspondente à negociação. Nesse caso, se o investidor estiver negociando o contrato com vencimento em janeiro de 2021, o código de negociação será CLF21.

 

Quais são as vantagens de operar petróleo?

Agora, discorreremos sobre as principais vantagens de investir em petróleo. Continue lendo!

 

Boa Volatilidade

A primeira grande vantagem é a volatilidade. Algumas pessoas podem ler essa frase e estranhar um pouco a forma em que ela é colocada. Afinal, como um mercado volátil pode ser vantajoso?

A volatilidade é uma característica fundamental para realizar certos tipos de operação, como as que são iniciadas e encerradas em um mesmo pregão, o que chamamos de Day Trade

Muitos profissionais que atuam dessa forma escolhem o petróleo WTI para operar, justamente, por essa característica.

 

Tende a respeitar os pontos gráficos

Outro ponto que merece destaque é o fato de que as negociações nesse contrato tendem a respeitar pontos gráficos, o que facilita a utilização da análise técnica para tais operações.

Portanto, é fundamental que o investidor conheça os conceitos da análise gráfica, tais como: suportes, resistências, entre outros, além de estudar sobre outros indicadores úteis para operações com esse contrato.

 

Alta liquidez

A liquidez é a capacidade que um ativo tem de ser negociado, seja na compra ou na venda, o que, consequentemente, facilita a conversão dele em recurso financeiro. O WTI é um dos ativos mais negociados no mundo, o que torna o risco de liquidez dele baixo.

Os ativos com liquidez elevada também são excelentes para quem pretende fazer operações mais curtas, tendo em vista que é mais fácil encontrar compradores ou vendedores nos níveis de preços escolhidos.

 

Possibilidade de fazer Hedge

Esse ativo é comumente utilizado como instrumento de hedge por produtores, distribuidoras de combustíveis, refinarias, fornecedores de insumos baseados em petróleo, importadores e exportadores de petróleo, entre outros grandes negociadores.

No entanto, principalmente investidores que não tenham como intuito de carregar o contrato até o vencimento – ou seja, não se interessam pela liquidação física e sim financeira –, operar contratos de WTI pode, ainda sim, ser uma opção de proteção de carteira, visto que o preço dessa commodity tem forte influência sobre todo o mercado financeiro.

Assim, os eventuais lucros obtidos com esse investimento podem suprir perdas que ocorrem sobre outros ativos, evitando assim que o seu capital perca valor.

 

Quais são os riscos de investir em petróleo?

No universo dos investimentos, há diversos tipos de ativos, negociações e segmentos. Dentro de cada um desses, diferentes fatores exercem influência sobre suas negociações e preços. E isso faz com que haja diferentes níveis de risco sobre esses ativos.

Por isso, não seria diferente com as negociações de WTI. Como o petróleo se tornou um produto estratégico para todo o mundo, logo, ele tem sido motivo de diferentes discussões entre governos.

Isso pode acabar gerando instabilidades políticas, que podem interferir substancialmente no preço do barril de petróleo, especialmente, se levarmos em conta que os principais centros de produção dessa commodity estão situados em regiões politicamente influentes à nível global, como é o caso dos Estados Unidos, onde é produzido o WTI.

Além disso, também temos que destacar o contexto político e normativo de alguns dos principais produtores de petróleo como os Estados Unidos, México, Canadá, Rússia e de países que fazem parte da OPEP, visto que até mesmo pequenas mudanças políticas de extração, produção e transporte desses países podem impactar posições financeiras nessa commodity e em todo o mercado.

Logo, os principais riscos que envolvem o investimento em petróleo estão relacionados às decisões e acontecimentos nesses países, que possam impactar o preço dos barris de petróleo, bem como a oferta e demanda sobre essa commodity.

 

Como investir em petróleo?

Agora que você já entendeu tudo sobre o WTI vamos, finalmente, explicar como investir em petróleo.

 

Analise o seu perfil de investidor

O primeiro passo para investir em petróleo é conhecer bem o seu perfil de investidor. Ele é, basicamente, um conjunto de características, reconhecidas por meio de um questionário chamado suitability, que, em resumo, determina seu nível de aceitação ao risco.

São três os perfis de investidor: o conservador, que não está disposto a correr risco, mesmo que para isso precise abrir mão de investimentos que possibilitem oportunidades de maiores rendimentos; o arrojado, que prefere optar pelo contrário e o moderado que sabe que, por vezes, é necessário expor-se mais ao risco em busca de maiores rentabilidades, mas tende a aceitar um grau mediano de risco, não arriscando muito de seu capital.

Conhecendo bem as características de cada perfil e tendo o seu definido, você determinará se esse tipo de investimento poderá compor parte de suas operações e objetivos.

 

Abra a conta em uma instituição de investimentos

O próximo passo é abrir uma conta em uma corretora ou banco de investimentos no exterior, e que seja credenciado pela Bolsa de Valores de Nova York, instituição responsável por receber as negociações desse ativo.

 

Conte com um serviço especializado

Por fim, vale a pena contar com um serviço especializado para investir em petróleo WTI na Bolsa de Valores de Nova York. Primeiramente, como você precisará fazer uma remessa para o exterior com uma instituição preparada para tal serviço, como o modalmais.

Outro motivo para que você conte com um serviço especializado, é para que você possa obter ajuda de profissionais especializados nesse mercado para orientá-lo sobre os preços e momentos ideais para tomar uma decisão de compra ou venda.

Assim, você reduz consideravelmente os seus riscos e pode rentabilizar o seu capital de forma mais segura e eficiente, especialmente, se ainda está iniciando nesse mercado ou se não tem muito tempo disponível para estudar sobre ele.

Como você pôde perceber, é possível investir em petróleo WTI e usufruir dos resultados que esse mercado pode proporcionar, entretanto, você precisa ter o conhecimento adequado sobre o assunto e, de preferência, poder contar com as orientações de especialistas no mercado e no cenário político e econômico global.

 

Para tanto, abra a sua conta no modalmais e veja como podemos ajudar na sua jornada nesse empolgante universo dos investimentos financeiros.