Em breve, você terá ainda mais ofertas personalizadas aqui no banco digital dos investidores.

O que é Open Finance?

É a expansão do Open Banking que, em tradução livre, significa sistema bancário aberto. Esse movimento vai permitir o compartilhamento de informações não apenas entre bancos e fintechs, mas também com outras empresas financeiras, como corretoras de seguros, plataformas de investimento e fundos de previdência.

Dúvidas frequentes sobre Open Finance

Confira abaixo alguns tópicos que podem te ajudar!

Não, o Open Finance é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que permitirá o compartilhamento de dados e serviços de clientes, com o seu consentimento, entre as instituições financeiras.

Pessoas físicas e jurídicas.

Serão compartilhadas informações de dados cadastrais, cartão de crédito, conta-corrente, empréstimos e financiamentos.

Nada muda para os clientes que não autorizarem o compartilhamento. Já para os que consentirem, será possível indicar os dados e quais instituições poderão acessá-los.

Não, é preciso que você dê o seu consentimento para que seus dados sejam compartilhados entre as instituições. Cada consentimento é único e vale para aquele compartilhamento específico.

As instituições participantes autorizadas do Open Finance.

Clique aqui e confira as instituições participantes

Você pode solicitar o cancelamento tanto na instituição transmissora das suas informações como na receptora de seus dados. O cancelamento é imediato e deve ser feito pelo mesmo canal de atendimento no qual foi concedido.

O prazo máximo é de 12 meses. Você escolhe o período pelo qual quer compartilhar seus dados no momento do consentimento.

A instituição receptora de dados ou iniciadora de transação de pagamento não pode obter o consentimento:

 

  • por meio de contrato de adesão;
  •  
  • por meio de formulário com opção de aceite previamente preenchida; ou
  •  
  • de forma presumida, sem manifestação ativa pelo cliente.

A partir de 29 de outubro, você poderá escolher a sua conta-corrente do modalmais para concluir uma transação iniciada em outra instituição, como o pagamento de um produto em um site ou aplicativo. Para esse fluxo ser possível, é necessário que a instituição na qual você está fazendo a compra seja participante do Open Finance. A operação acontece de maneira imediata.

Não encontrou o que precisava?

Clique aqui e fale com a gente.

Abra sua conta grátis no modalmais.
Comece hoje sua jornada nos investimentos com a gente.