Não importa com que regularidade você opera na Bolsa, todo mês é preciso apurar o cálculo dos rendimentos e proventos recebidos para a declaração de IR anual.

Todas as corretoras retêm uma pequena parcela do imposto diretamente na fonte, mas é de responsabilidade do investidor apurar lucros e prejuízos e recolher o imposto devido.

Essa apuração e geração de documentos podem vir a desestimular o investidor a diversificar seu portfólio de investimentos por conta das burocracias.

No entanto, mesmo com essas dificuldades fiscais, investir em renda variável é o melhor caminho para a construção de patrimônio.

No modalmais, você conta com a ferramenta certa que faz todo esse trabalho em auxiliar e simplificar a vida de quem investe em renda variável.

Com a calculadora de Imposto de Renda, é possível consolidar todas as informações sobre seus investimentos, impostos a pagar e restituição de IR. Tudo isso de um jeito rápido, fácil e seguro.

O serviço funciona com praticidade. Ao ativar a calculadora de IR, é possível gerar a DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) de suas operações na B3 automaticamente, desde que as negociações tenham sido feitas pelo home broker do modalmais.

Caso você tenha negociações por outra corretora, sem problema! A calculadora de IR do modalmais também permite que você importe essas notas de corretagens.

A calculadora de IR também organiza suas informações nos mesmos moldes do programa da Receita Federal para facilitar a sua declaração. Basta acessar o relatório específico para esse fim disponibilizado na ferramenta e copiar as informações para o programa de declaração.

 

Conheça mais sobre essa ferramenta e saiba como se livrar de burocracias. Prepare-se, poupe tempo e fuja do leão na hora de investir.

 

  • Como fazer a contratação da calculadora de IR no modalmais
  • Vantagens da calculadora de IR
  • Exemplos de relatórios da calculadora de IR
  • Conclusão

 

 

Como fazer a contratação da calculadora de IR no modalmais

O procedimento de contratação é muito simples! Basta acessar sua conta modalmais e seguir o caminho, abaixo:

1. Clique em seu nome no canto superior direito da tela;

2. Clique em “Contratações”;

3. Clique na aba “Serviços Habilitados”;

4. Encontre a Calculadora de IR e clique em “Contratar”;

5. Leia os termos e clique em “Aceito os termos”;

6. Digite sua assinatura eletrônica e clique em “CONFIRMAR”;

 

Vantagens da Calculadora de IR

Com a calculadora de Imposto de Renda, você poderá calcular as suas operações de outras corretoras garantindo a sua regularidade fiscal.

 

  • Custa apenas R$ 15 por mês;
  • Os resultados dos lucros e prejuízos das operações no modalmais são automaticamente apurados;
  • É possível importar notas de corretagem de outras corretoras;
  • Relatório diário consolidado com extração completa de dados;
  • Resultados apurados e cálculo do IR devido;
  • Geração de DARFs para pagamento;
  • Controle de saldo de prejuízos que poderão ser compensados.

 

Exemplos de relatórios da calculadora de IR

Por meio da calculadora, você conseguirá emitir alguns relatórios, como esses abaixo:

  • Relatório geral;
  • Relatórios de extrato para declaração de IR: essa opção auxilia você na busca por informações na calculadora, assim, conseguirá realizar o preenchimento corretamente;
  • Relatório detalhado de uma ação: é possível consultar em Relatório > Ações > VALE3 (por exemplo). Nesse caso, aparecerá o custo médio da ação no ano escolhido;
  • Relatório para emissão da DARF mensal: Caso você não tenha pago a DARF, ela já terá o valor de multas e juros atualizados para efetuar o pagamento.

 

Dúvidas sobre a Calculadora de IR

 

O que a Calculadora IR pode fazer por você?

  1. Apuração das operações em bolsa: Tenha instantaneamente o controle e o cálculo do Imposto de Renda que incide sobre suas operações financeiras na Bolsa de Valores.
  2. Geração de DARF automática: Receba a sua DARF com todos os dados calculados e preenchidos de forma automática, bastando apenas emitir o documento e pagar.
  3. Extratos e relatórios detalhados: Consulte em um único lugar os resultados de operações de lucro e prejuízo realizadas em Bolsa por meio do home broker modalmais.

 

É possível incluir notas de outras corretoras?

Sim, você pode salvar as notas de corretagens de operações que foram realizadas em outras corretoras. o primeiro passo é cadastra-la na sua calculadora.
Para isso, vá em Administração > Agente financeiro > Novo. Após isso, você terá que editar seus dados nessa corretora cadastrada:
Vá em Administração -> agente financeiro -> Selecione a corretora -> editar. Digite os dados, e após isso, clique em Salvar.
O último passo é importar a nota, lembrando que ela sempre precisa estar no Padrão Sinacor.
Para isso vá em Lançamento ação ou futuro > Nota de corretagem > Importar PDF.

Como fazer o cálculo retroativo?

Caso queira que a calculadora realize cálculos anteriores ao mês da contratação, é possível liberar o cálculo retroativo da ferramenta.

O custo é de R$ 25,00 por mês retroagido e os novos relatórios ou a possibilidade de importação de notas fica liberado após 2 dias úteis.

Não é possível “pular” meses na hora da implantação dos cálculos retroativos. Logo, se você aderiu ao produto em Abril/19 e solicita o retroativo de Dezembro/18, os meses de Março, Fevereiro e Janeiro também serão cobrados

 

Como gerar DARF pela Calculadora de IR?

Feitas as conferências e confirmações, a emissão da DARF estará disponível acessando Relatório > DARF Mensal.

Selecionando o ano e clicando em Pesquisar será exibida a relação de DARF’s à pagar.

Para emitir o DARF basta selecionar o mês e clicar em Imprimir.

Ao clicar em Imprimir será exibida a seguinte tela para preenchimento de dados e data de vencimento que desejar. Em seguida selecione a confirmação de documentos e clique em “Ok”.

*O campo “Valor já recolhido em outro DARF” é utilizado para abater do DARF’s atual um valor pago a mais em DARF’s anteriores.

Calculadora de Imposto de Renda

Conclusão

A calculadora de IR auxilia você na apuração automática de lucros e prejuízos, assim você não precisa perder tempo ou ter qualquer insegurança com seu imposto mensal. É possível ter tudo integrado automaticamente se seus ativos estiverem custodiados no modalmais ou inserir notas de corretagem de outras corretoras na calculadora, o restante a ferramenta faz tudo sozinha!

Fuja das complicações, de multas e da malha fina. Garanta sua regularidade fiscal com a calculadora de IR do modalmais.

Quer saber mais? A contratação pode ser feita diretamente pela sua conta no modalmais. Gostou de conhecer essa ferramenta? Então, compartilhe em suas redes sociais! Seus amigos, colegas e familiares também podem se interessar.

Obrigado por ler até aqui.