Os três métodos de queda, ou Falling Three Methods, são considerados padrões de continuação compostos por cinco candlesticks. O candle longo, que vem em primeira ordem, é de baixa, posteriormente seguido de três candles de alta, envolvidos pelo corpo do primeiro candle. Desse modo, o quinto candle é de baixa e representa um fechamento abaixo daquele fornecido no primeiro período.
Somado a isso, esses três métodos de queda são representados como um padrão de continuação de baixa confiabilidade, afinal, o primeiro candle longo e de baixa indica um exagero na disposição dos vendedores em, de certa forma, “empurrar” o preço do ativo para baixo, seguindo uma baixa pré-estabelecida.
Está gostando do conteúdo? Continue a sua leitura e fique por dentro desse assunto que é tão relevante!
O que é Falling Three Methods?
São métodos que fazem parte de um padrão de continuidade – ou seja, trata-se de uma relação de variação de baixa –, que pode ser descrito como uma forma de padrão de continuidade baixista, porém super confiável.
Nesse contexto, a primeira vela é a mais longa e aponta uma quantidade significativa de vendedores que colocam o valor do ativo em quadra em um movimento de tendência baixa, seguindo o estabelecido com antecedência.
As velas seguintes, exceto a quinta, são de alta e, por conta disso, representam a correção da tendência de baixa predefinida pela primeira vez de baixa. Dessa maneira, a formação do padrão três métodos de queda em um gráfico candlestick caracteriza uma probabilidade relativamente alta de manutenção do movimento baixista atual, indicando a venda do ativo, caso o padrão de continuação seja confirmado, usando como base outros indicadores.
Para que serve?
Os três métodos de quedas são fáceis de serem entendidos. O seu nível de confiabilidade é considerado alto e refere-se a um padrão de continuação, porém de baixa, e representa uma venda. Nessa perspectiva, sempre que esse padrão for identificado em um gráfico de velas, quer dizer que existem numerosas chances de que as variações continuem a ocorrer.
Dessa maneira, o Falling Three Methods é uma excelente ferramenta para quem deseja verificar e acompanhar de perto o seu capital. E, por esse motivo, precisa ser interpretado como uma indicação de venda do ativo, já que ele pode perder valor. Porém, é válido frisar que acessar outros indicadores é uma boa opção para se ter uma confirmação a mais e, assim, não colocar em jogo as suas negociações.
Como funciona?
A queda de três métodos é representada quando ocorre uma tendência de baixa, visto que os ursos não têm a capacidade e convicção de “empurrar” o preço do título para baixo. O resultado disso é um contramovimento, que, na maioria das vezes, é resultado de realização de lucros, o que, possivelmente, representa uma tentativa de touros ansiosos que antecipam uma reversão.
Além disso, a falha posterior em fazer novos máximos, ou até mesmo fechar acima do preço de abertura da longa vela de baixa, dá coragem aos ursos para se arriscarem novamente, levando a uma retomada da tendência de baixa.
O padrão de queda de três métodos é formado quando os cinco castiçais seguem alguns critérios, como: a longa vela de baixa, dentro da tendência baixa definida, é a primeira no padrão. É seguido por três castiçais ascendentes de corpo bem pequeno que acabam por negociar o preço de aberta. O último castiçal (o quinto) deve ser um longo bearish que “perfura” os mínimos estabelecidos desde o primeiro castiçal, que, por sua vez, indica que os ursos voltaram.
O que fazer para negociar os três métodos de queda?
Em primeiro lugar, é importante ressaltar os pontos de entrada. O padrão de queda oferece aos traders um intervalo, ou seja, uma pausa na tendência de baixa, para iniciar uma nova posição curta ou adicionar uma que já existe. Essa negociação pode ser realizada no fechamento da vela final no padrão. Os comerciantes conservadores podem esperar um tempo, a fim de que outros indicadores confirmem o padrão e fechem abaixo da vela final.
Nesse sentido, é super válido que os comerciantes se certifiquem de que o padrão não esteja acima de um nível suporte-chave, ou seja, acima de uma linha de tendência principal, um número redondo ou suporte de preço horizontal. Assim, mesmo quando não exista suporte, é papel do trader ficar por dentro dos prazos para avaliar se a tendência de baixa tem espaço para continuar.
Por fim, vale a pena atentar ao gerenciamento de riscos. O padrão de queda fornece aos traders diversas opções para colocar ordens de stop loss adequadas. Aqueles comerciantes mais” agressivos” podem querer estipular uma parada acima da quinta vela no padrão. Em contrapartida, quem deseja mais espaço para realizar a manobra prefere a posição acima da terceira pequena vela.
Quais são as vantagens?
Quem é investidor sabe que qualquer decisão errada acaba prejudicando e muito as suas negociações. Logo, vale a pena utilizar o Falling Three Methods. Leia com atenção algumas de suas vantagens.
Boas estratégias de negociação
O padrão de queda por três velas pode ajudar a formular boas estratégias de negociação. Nesse contexto, os comerciantes precisam ter a maldade de não depositar toda a sua confiança em um único padrão, mas, sim, observar o padrão de queda de velas em conjunto com outros indicadores.
Realidade do mercado
É possível ter uma boa percepção de como está o mercado. Afinal, o padrão de queda de três velas é considerado de baixa, ou seja, a maioria das pessoas pode ser atraída a vender. Assim, você consegue estipular melhor a sua negociação.
Portanto, agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é e como funciona o Falling Three Methods, tente aprofundar-se um pouco neste assunto e aprenda a realizar bons negócios e maximizar os seus lucros.
Gostou do conteúdo? Então, assine agora mesmo nossa newsletter. e receba em tempo real todos os artigos lançados!
Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais
Siga o Blog modalmais no Telegram.