A sigla MSCI é muito conhecida no mundo dos investimentos, sendo que significa Morgan Stanley Capital International. É uma das maiores empresas do mundo capaz de produzir índices de ações, portfólios e fundos de investimentos.
Nesse contexto, é válido ressaltar que o principal objetivo da empresa é avaliar o desempenho das Bolsas de Valores. Os índices da MSCI são utilizados como base para diversos fundos de investimentos. Continue a leitura e saiba mais!
O que é o índice MSCI?
A sigla MSCI é o nome da empresa norte-americana que lança os principais índices das principais ações. Sua função é primordial no mundo dos investimentos. Os índices do MSCI são calculados desde 1969 e diversos investidores tomam eles como referência.
E a razão deles serem utilizados para tomar decisões é o fato deles apresentarem indicativos distintos, sendo alguns estão associados com o desempenho da empresa. Assim, muitas instituições buscam realizar uma gestão eficiente para que consigam se enquadrar nos parâmetros do MSCI. Saiba que esse aspecto pode interferir no valor das ações, seja positivamente ou negativamente.
Como ele é constituído?
Cada índice MSCI mede o valor para a capitalização de uma determinada ação, sendo atualizado todos os dias. Para realizar o cálculo é levado em consideração diversos aspectos, como a volatilidade, o valor, o crescimento, liquidez, momentum, alavancagem financeiras e não-linearidade de tamanho.
Quais os principais índices MSCI?
A MSCI apresenta uma variedade de índices em seu portfólio. Sendo que eles servem para acompanhar os diferentes mercados. Assim, cada uma apresenta determinadas características. É necessário ressaltar que esses índices consistem em carteiras teóricas, ou seja, não é possível a própria MSCI, mas sim nas organizações que ela enumera ou nos fundos ETF´s. Veja a seguir quais são eles!
MSCI World
O índice mais conhecido é o MSCI World. Ele é formado por ações de empresas de médio e grande porte com atuação global ou em países desenvolvidos. Ele é usado para demonstrar os ânimos dos investidores em escala global, exceto dos países emergentes. Os maiores integrantes desse índice são Microsoft, Tesla, Amazon, Apple e outros.
MSCI ACWI
O índice engloba tanto os mercados emergentes quanto os desenvolvidos. Sendo assim é o índice que mais abrange o mercado. Ele acompanha o desenvolvimento das ações de companhias de grande e médio porte e as oportunidades proporcionadas por elas.
Saiba que os países emergentes são China, Chile, Colômbia, Egito, Brasil, Hungria, índia, Indonésia, Coreia do Sul, México, Peru, África do Sul. Taiwan e entre outros. Já os países desenvolvidos podemos citar Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Irlanda, Japão, Estados Unidos, Suíça, Suécia, Singapura e entre outros. As áreas mais importantes englobam a da tecnologia, financeiro e saúde. Além disso, o maior representante do índice é os Estados Unidos.
MSCI Brazil
O índice MSCI Brazil foi criado para medir o desempenho de médias e grandes organizações presentes no mercado brasileiro. Hoje em dia, o índice é formado por mais de 45 empresas, sendo que a maior parte é do setor financeiro, materiais e energia.
MSCI Emerging Markets
O índice MSCI Emerging Markets está relacionado ao dos países emergentes. Diversas nações são acompanhadas pelo índice, como a África do Sul e o Brasil. Além disso, conta com mais de 1.000 empresas, como a Samsung Electronics.
MSCI ESG
O índice ESG foi elaborado para incluir as empresas com elevado padrão ESG, sendo que os produtos que provocavam algum impacto socioambiental eram eliminados da lista, como tabaco e armas. As companhias ESG têm um excelente desempenho na Bolsa de Valores.
Como o índice MSCI funciona?
Os índices podem ser utilizados como referência de performance em diversos setores do mercado financeiro. Assim, quando a MSCI atualiza os seus índices, os gestores e investidores podem mudar suas ações para realizarem o melhor investimento.
Assim, os índices MSCI são aplicados como benchmark, ou seja, uma referência para que os investidores consigam tomar a melhor decisão. É preciso ressaltar que os índices têm uma elevada taxa de precisão, o que é muito satisfatório para quem não deseja correr riscos.
Quais os benefícios de acompanhar esses e outros índices?
Um trader que deseja realizar investimentos de forma segura deve acompanhar os índices do mercado para conseguir tomar boas decisões. Os índices MSCI, por exemplo, consistem em importantes aliados.
O índice por acessarem diversos mercados, o investidor é capaz de diversificar a carteira e investir o capital de forma mais promissora. As organizações ESG são uma tendência no mercado e estão sendo cada vez mais valorizadas pelos investidores. Outro setor que vem se destacando no índice é a tecnologia, as organizações que oferecem essa ideia estão em destaque.
Outra característica importante e que merece destaque ao decidir acompanhar o índice MSCI é a formação de ETF ́s. Como já foi mencionado, não é possível realizar um investimento de forma direta. Mas, existe uma forma de realizar investimento no índice, os Exchange Traded Funds (ETFs), chamados também de fundos de índices negociados na Bolsa. Os índices MSCI apresentam diversas composições, assim há milhares de ETFs.
Ao acompanhar de perto os índices disponíveis no mercado de investimentos, as estratégias podem alcançar bons resultados. Já que você saberá em tempo real as empresas que devem ser investidas para que consiga um bom retorno financeiro. Existem setores que estão em alta, logo é válido analisar as organizações que buscam oferecer o serviço com qualidade e apresenta um bom posicionamento.
Com bons índices ainda é possível avaliar o mercado de fora e os países em ascensão. Isso é muito satisfatório para quem deseja diversificar a carteira. Muitos países contam com companhias que tendem a se desenvolver ainda mais nos próximos anos. Para não perder boas oportunidades, é preciso ficar atento aos índices.
Portanto, os índices MSCI podem contribuir em seu sucesso como investidor. Tomar decisões baseadas em dados reais é muito vantajoso, pois os índices devem ser valorizados. Caso tenha dúvidas a respeito do assunto, é válido contar com um especialista para que ele passe todas as orientações.
Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.
Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais
Siga o Blog modalmais no Telegram.