Blog do modalmais

Alta da inflação: como impacta nos seus investimentos?

A inflação vem sendo sinônimo para estabilidade financeira desde a última década, onde foi vista como solução para injeção de mais liquidez na economia, ou para acompanhar a baixa de taxas de juros. Porém, desde 2021 e também por conta da crise mundial em relação a pandemia, a inflação foi vista novamente como risco global. Mas, por que? Vamos entender.

O que é inflação?

É o aumento generalizado e contínuo nos preços de bens e serviços de uma economia. Que, consequentemente, acaba reduzindo o poder de compra de uma moeda.

Isso prejudica diretamente e diariamente a população. E acaba fazendo com que investidores tenham receio de aplicar o seu dinheiro no Brasil — o que cria um efeito chamado de “fuga de capital”.

Confira aqui mais sobre a inflação.

O que aconteceu desde 2021?

Por conta da pandemia, houve uma grande interrupção em cadeias de produção ao redor do mundo. Queda no comercio, rotas marítimas bloqueadas, fronteiras fechadas, podem ser a principais características da dificuldade de comercialização que enfrentamos em 2021. Sendo assim, os bens industriais foram impedidos de chegar até o consumidor.

Contamos também com a grande mudança climática, que vem avançando cada vez mais, e afetou diretamente a geração de energia e também as safras do agronegócio, que reduziram a eletricidade nas casas e alimentos nas prateleiras.

Por conta da escassez de oferta, e do excesso de demanda, a inflação forte foi o resultado dessa equação.

Como proteger seus investimentos?

Em primeiro lugar, você deve saber proteger o seu dinheiro da inflação. E um dos principais investimentos seguros que garantem essa proteção seria o Tesouro Selic. Assim como CDB, LCI e LCA também podem te ajudar nessa proteção e garantindo sua segurança. Outra opção, seriam os títulos pré-fixados com vencimento em até 3 anos, desta forma, você poderá saber exatamente o quanto seu título ira render anualmente, até o seu vencimento.

O mais importante é diversificar seu patrimônio, manter-se informado e sempre priorizar a proteção do seu capital de quaisquer eventualidades econômicas.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.