Blog do modalmais

Será que é possível viver de dividendos? Veja quais cuidados tomar

Muitas pessoas têm o desejo de viver de renda. A possibilidade de não precisar mais trabalhar e poder levar uma vida tranquila apenas por meio da rentabilidade da carteira e de renda passiva é um sonho que tem se tornado realidade para uma série de pessoas, e aumentando a curiosidade em outras. Embora não seja algo tão simples assim, é possível viver de dividendos.

Os dividendos são parte dos lucros de uma empresa, distribuídos aos seus investidores. Isso significa que, para viver desses rendimentos, é preciso saber lidar de maneira inteligente com seus investimentos e aplicar em ativos que te deem o maior retorno possível. Por isso, elaboramos este texto. Acompanhe a leitura para entender como funcionam os dividendos e quais as principais estratégias para conseguir viver desses rendimentos.

O que são dividendos?

Basicamente, podemos dizer que os dividendos são uma parte do lucro líquido de uma empresa, que deve ser dividida entre os acionistas. Isso significa que, quando uma pessoa compra uma ação de determinada companhia, ela passa a ser “sócia” dessa empresa e, por isso, tem direito a receber parte dos lucros da empresa. Essa distribuição acontece por meio dos dividendos.

De acordo com a Lei das S/As, as empresas listadas na Bolsa de Valores que tiverem lucro líquido devem distribuir determinada porcentagem entre seus acionistas. Contudo, é importante considerar que não existe uma porcentagem mínima a ser dividida com os acionistas. Isso significa que nem todas as empresas pagam dividendos significativos aos seus acionistas. De qualquer forma, é necessário que essa questão esteja clara no Estatuto da Empresa.

Quais são os tipos de dividendos?

Quem compra ações pode receber sua parcela de lucro de diferentes formas. A maneira como isso acontecerá depende da organização da empresa com seus acionistas, podendo haver alterações de acordo com o Estatuto, por exemplo. Nesse sentido, é possível receber dividendos por meio de:

• dinheiro – é possível que o acionista receba um valor exato em dinheiro por cada ação que possui. Em muitos casos, os investidores utilizam desse valor para comprar novas ações da empresa;

• ações – em outros casos, a empresa fornece ações adicionais aos investidores ao invés de dinheiro. Ou, em vez de receber a quantia em reais, o acionista recebe novas ações, que podem ser vendidas e convertidas em dinheiro ou não;

• dividendo especial – há também casos em que o pagamento é feito de forma especial. Quando isso acontece, o pagamento é considerado um ponto fora da curva na agenda de dividendos. São inúmeros os motivos para isso acontecer, por exemplo, um aumento de caixa, ou até mesmo mudanças na regulamentação e taxação de impostos;

• juros sobre Capital Próprio – é um provento semelhante aos dividendos, porém o investidor possui uma tributação de 15% de Imposto de Renda retido na fonte. Apesar disso, a empresa pagadora é isenta.

Como tornar possível viver de dividendos?

Agora que você compreende melhor o que são dividendos e como eles são pagos aos acionistas, daremos dicas de como é possível viver de dividendos a seguir.

Faça um planejamento considerando os juros compostos
O primeiro passo para viver de dividendos é montar um planejamento. Para isso, é necessário traçar uma meta e fazer investimentos regulares e constantes para aumentar o patrimônio ao longo do tempo. É importante adotar uma estratégia que envolva, inclusive, reinvestir dividendos recebidos. Assim, os rendimentos serão favorecidos por meio dos juros compostos.

Tenha um objetivo financeiro claro
Nem todo mundo se lembra disso, mas o dinheiro é uma ferramenta, não um objetivo. Isso significa que, se você não tiver clareza com relação ao que quer fazer com ele e pensar apenas em acumular por acumular, as chances de haver equívocos na hora de investir são muito grandes, pois não haverá estratégia.

Portanto, é indispensável enxergar a possibilidade de viver de renda como um objetivo financeiro, sabendo exatamente quanto deseja receber e por quê. Afinal de contas, você quer ter independência financeira total? Alcançar o primeiro milhão? Essas são perguntas importantes para guiar os passos dentro dessa jornada.

Escolha boas empresas pagadoras de dividendo
Outro passo que é fundamental consiste em escolher as ações que vai comprar para receber os dividendos. Saber quais são as boas empresas para fazer isso é essencial, fazendo toda a diferença na formação da carteira de dividendos.

Por isso, vale a pena prestar atenção a alguns fatores que demonstram a solidez e o crescimento da empresa, além, é claro, de analisar o histórico de distribuição de lucros, dividendos e Juros sobre Capital Próprio da companhia. Nesse sentido, é importante prestar atenção aos indicadores fundamentais, como:

• dividend yield – é o indicador mais utilizado quando o assunto são dividendos. Basicamente, ele consiste na divisão do valor pago de dividendo pelo preço da ação. É por meio do dividend yield que é possível saber o percentual de retorno que cada investimento proporciona;

• payout – o payout é outro indicador indispensável. A partir dele, o investidor consegue notar o resultado dos dividendos pagos sobre o lucro da empresa. Por exemplo, se a empresa lucrou 60 milhões e distribuiu 30 como dividendos, 50% do lucro foi destinado aos acionistas;

• endividamento – o terceiro indicador-chave é o endividamento. É importante que a empresa não tenha uma dívida maior do que o próprio patrimônio líquido, garantindo saúde financeira para a empresa.

Monte uma carteira diversificada
Quando o assunto é viver de dividendo, a regra clássica do mundo financeiro “não colocar todos os ovos na mesma cesta” ainda está valendo. É importante fazer um equilíbrio financeiro na carteira, dividindo igualmente o capital em cada uma das ações escolhidas. Além disso, é importante observar essa divisão sempre que forem feitos novos aportes.

É fundamental notar que a distribuição feita na carteira deve ter como foco o capital investido, não a quantidade de ações adquiridas. Ou seja, dentro da carteira, será natural haver mais ações de empresas que possuem um preço unitário menor. Contudo, o que precisa ser observado é o valor investido em cada uma delas.

Como pudemos perceber, é possível viver de dividendos. Contudo, essa não é uma tarefa fácil. Como foi possível notar ao longo deste texto, é necessário planejamento, estudo e perseverança. Portanto, estipule seus objetivos, entenda qual seu perfil investidor, trace suas estratégias e siga em frente em direção a uma vida tranquila financeiramente.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.