Blog do modalmais

O que é slippage e como ele atrapalha suas operações

Quando o assunto é capital, diversos termos podem ser usados no mercado financeiro. Nesse sentido, tem-se o slippage que, por sua vez, é uma denominação que está ligada com a diferença entre o valor de envio de uma determinada negociação, seja de compra ou venda, e o valor em que esta mesma foi, de fato, executada.

Somado a isso, é preciso deixar claro que não existe um momento certo para esse processo ocorrer, mas a sua frequência é mais alta quando há pouco volume negociado ou em épocas de alta volatilidade.

Está gostando do post? Então, não perca tempo e fique por dentro de mais novidades acerca deste assunto!

O que é slippage?

Em primeiro lugar, é preciso frisar que esse evento é algo inesperado que faz com que uma determinada ordem seja executada por um valor pior que o pedido. Esse termo em inglês significa “escorregão”, e é um nome muito usado por grandes investidores que trabalham com a Bolsa de Valores.

De maneira simples, o slippage pode gerar uma certa preocupação e dor de cabeça tanto para o comprador quanto para o vendedor. Isso acontece porque a compra acaba ficando mais cara do que o esperado.

Vale destacar que esse problema não ocorre apenas em ações, mas com qualquer outro tipo de ativo.

O que leva ao slippage?

Esse fenômeno pode gerar danos financeiros para muitas pessoas que investem capital. Isso se deve ao fato de que um determinado investidor pode terminar a sua operação recebendo um valor abaixo do esperado.

Um bom exemplo de uma situação é quando você deseja vender a sua criptomoeda. Desse modo, quando você descobre que cada uma delas valem 200 mil, é criada a ordem para 0,1 da moeda, com preço de 20 mil. Quando é executada a operação o preço muda, o valor passa para 180 mil, tendo, assim, um prejuízo evidente.

Quando isso ocorre?

Existem algumas situações mais recorrentes. Uma delas é quando o volume da ordem é alto demais, ou seja, é extremamente difícil executar uma determinada operação com um preço exato. Logo, a ordem pode ser realizada a preços diferenciados.

Outro caso são os anúncios importantes, ou seja, uma determinada notícia que venha afetar o preço de um ativo subjacente pode contribuir com a variação dos preços, fazendo com que o slippage aumente em uma operação.

Um exemplo claro dessas notícias são os relatórios de rendimentos. A urgência para sair de uma certa posição pode gerar um slippage significativo, afinal, o trader precisa estar convicto e aceitar essa diferença de preço.

Quais as principais dicas para tentar evitar esse tipo de problema?

É fato que existem algumas estratégias para tentar reduzir os riscos de um slippage, mas é preciso ter em mente que mesmo tendo todos os cuidados necessários, em algum momento ele pode acontecer.

Logo, o investidor precisa estar convicto de que o problema não é sofrer um slippage, mas, sim, sofrer com a sua recorrência.

Listamos abaixo algumas dicas para evitar esse problema, leia com atenção!

Ativos com grande liquidez

Uma boa opção é operar ativos com um volume grande de negociação, visto que nessas situações existe muita força — tanto pela parte da venda como pela parte da compra. Portanto, a probabilidade que a ordem seja feita de maneira simultânea com o preço desejado aumenta de maneira significativa.

Evitar momentos de volatilidade

Quando são anunciados dados importantes na agenda macroeconômica, a volatilidade do mercado tende a aumentar.

Nesse sentido, é recomendado que o trader aplique o seu capital com mais cautela, ou seja, é preciso que esse investidor estude mais sobre o assunto e se prepare para possíveis oscilações, afinal, é importante estar “de olho” em todos os eventos antes da abertura do mercado.

Lotes pequenos

A operação com lotes muito grandes, na maioria das vezes, contribui para a distorção do preço de um ativo, principalmente se ele não tiver uma boa liquidez. Portanto, em vez de realizar uma única ordem grande, tente optar por lotes fracionados de ações, ou seja, tente operacionalizar ordens pequenas.

Frequência menor de operacionalização

É preciso se atentar quanto à frequência de operações que você realiza, afinal, quanto mais operações você fizer, altos volumes de negociação podem surgir, e isso pode impactar de maneira direta os preços — aumentando a chance de ocorrer um slippage.

Portanto, se você tomar muitos “escorregões” no preço de compra, ao final do mês terá um grande peso no seu resultado.

Estratégias automatizadas

Essa técnica ajuda muito no que se refere à agilidade e otimização do tempo. Isso acontece porque os algoritmos não “erram” como nós, humanos.

Nesse contexto, caso você tenha interesse em investir, é válido procurar uma plataforma de negociação e posicionar um preço limite para determinada venda, assim, caso as suas ordens não sejam realizadas no valor que você estipulou, elas podem ser posicionadas, esperando que o preço desejado seja alcançado.

Conexão estável

Outro fator importante que precisa ter todo cuidado possível é o uso da internet, ou seja, procure utilizar uma internet via cabo, com o intuito de evitar atrasos no envio das ordens.

O uso de Wi-Fi, por exemplo, nem sempre garante uma conexão rápida, afinal, o tempo entre um dado sair de um computador e chegar ao seu destino pode atrapalhar toda a operação de uma ordem, visto que tempo é dinheiro.

Então, é fato que o slippage é um dos problemas enfrentados por quem faz investimento. Nesse viés, estudar de forma criteriosa o mercado de moedas digitais se faz necessário.

É preciso que o investidor em questão analise a volatilidade do mercado, escolha uma corretora confiável e tente, sempre que possível, realizar operações com lotes menores, a fim de evitar problemas maiores.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre o slippage, os seus principais riscos e as dicas para evitá-lo, tente aplicá-las no seu dia a dia, afinal, perder dinheiro em nosso atual cenário não é uma das melhores coisas. Portanto, estude mais sobre o mercado financeiro.

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.