Blog do modalmais

Como utilizar a estratégia White Flag no Day Trade?

A partir de um estudo científico conduzido pela Universidade da Califórnia, foi possível perceber a existência de uma tendência comportamental nos traders individuais, que operam de forma significativamente mais ativa quando alcançaram sucesso nas suas últimas operações. Nesse contexto, a estratégia White Flag ganha destaque por estar estreitamente associada à gestão de riscos.

Resumidamente, o conceito envolve a ideia de estabelecer tanto um objetivo financeiro quanto um limite de perda. Assim, na prática, ao atingir qualquer um deles, o trader deve imediatamente acionar a “bandeira branca” e interromper as operações naquele dia.

Quer entender a White Flag mais a fundo? Neste post, vamos responder às principais dúvidas relacionadas ao tema.

Qual a origem do termo White Flag?

Nas produções cinematográficas que se passam na era medieval, é comum se deparar com o termo White Flag — ou, em português, “bandeira branca“. Em regra, a simbologia significa que o exército não tem intenção de atacar o inimigo, ou seja, vem em paz.

Nesse sentido, a estratégia foi denominada assim para preservar a objetividade e a clareza e, principalmente, para que fosse de fácil compreensão. Logo, da mesma forma que, na Idade Média, a bandeira branca hasteada demonstrava um sinal de neutralidade — o que a tornou conhecida como um símbolo de paz —, para os traders, um significado bastante similar é aplicado ao Day Trade como um meio de gerenciar os riscos.

Assim, o operador determina os seus limites e passa a operar sabendo até onde pode ir e quando deve parar, já que, ao atingi-los, é hora de hastear a “bandeira branca” e encerrar as operações. A estratégia é considerada única e, via de regra, fundamenta-se:

  • nos objetivos pessoais;
  • nas metas diárias;
  • no valor investido;
  • no tempo de ação.

Como funciona a estratégia “bandeira branca” na prática?

Para facilitar a compreensão, imagine que um trader inicia o seu dia pronto para operar. Frente a frente com o ativo, ele estabelece um limite razoável de perda e uma meta de ganho. Começando as operações, em poucos minutos, o objetivo de ganho é alcançado. De acordo com a estratégia, é hora de interromper as operações desse dia.

No entanto, suponhamos que, aliviado, mas em meio à adrenalina, o trader decide continuar e acredita que não haverá problemas em fazer uma última operação. Então, um movimento errado o faz perder todo o ganho e — ainda pior — ter prejuízos. Chegamos, finalmente, às duas características fundamentais de todo trader: disciplina e foco.

No dia a dia, o Day Trade envolve o monitoramento dos índices internacionais, a apuração dos resultados (por meio de um relatório acerca das suas operações que o permita analisar o quão bem-sucedidas têm sido as suas estratégias) e o acompanhamento de notícias relevantes relativas a mercados e empresas. Logo, com o passar do tempo, é possível conhecer tanto o mercado quanto a si mesmo a ponto de saber quando é o momento de continuar e quando é preciso parar.

Na prática, a estratégia White Flag, embora seja extremamente simples, é desafiadora justamente porque se baseia no respeito aos próprios limites e às metas previamente definidas, demandando ainda mais foco e disciplina, driblando a grande vontade de “clicar” quando se está diante do gráfico.

Estratégia White Flag e otimização do gerenciamento de riscos

Voltando ao exemplo do tópico anterior, em que o trader, mesmo após atingir a sua meta de ganho, não resistiu à tentação de continuar operando e teve todo o seu dia “destruído” pela ganância, é provável que você tenha pensado: “Qual era a probabilidade de uma última operação alterar todo o cenário?”.

No entanto, acredite: as chances são altas, pois a confiança de — em um intervalo de tempo curtíssimo — já ter alcançado um resultado positivo facilmente se transforma em displicência. Assim, é bastante comum que o operador, mais seguro de si, não tenha a cautela necessária e descuide de detalhes significativos no operacional, revertendo os resultados.

Então, considerando o quão desagradável é fechar um dia que começou bem “no vermelho”, o mais recomendável é que você vá em busca de outras atividades logo que atingir o seu limite de perda ou a sua meta de ganho estabelecidos com a adoção da estratégia White Flag. Você pode, por exemplo, treinar em um ambiente de simulação, aprofundar-se no estudo da análise técnica etc.

O indispensável é não ficar frente a frente com o gráfico, pois fazê-lo pode ser altamente tentador. Lembre-se de que não operar pode, sim, ser uma excelente estratégia de Day Trade.

Autoconhecimento como uma das principais chaves para o sucesso

É possível comparar o Day Trade com a gestão de uma empresa, em que, ao operar, você desempenha todas as funções do seu negócio ao mesmo tempo — do recepcionista ao CEO. É claro que não é nada fácil administrar bem todos os departamentos, mas é possível. Nesse contexto, investir em autoconhecimento é indispensável.

Cada indivíduo é único e tem os seus próprios sonhos, traumas, preferências e peculiaridades. Portanto, o autoconhecimento é essencial para perseguir a evolução e, nessa jornada, representa o ponto de partida para o desenvolvimento de um ritual próprio, respeitando o seu planejamento.

Além disso, tenha em mente que o dinheiro deve trabalhar para você. O seu capital é a sua matéria-prima, mas é necessário que você saiba usá-la de maneira inteligente para alcançar o sucesso. Então, aprenda primeiro, estude, treine.

Um trader tem chances bem mais altas de obter uma boa rentabilidade se conseguir analisar corretamente os gráficos, os padrões, o volume de transações, entre outros elementos, que oferecerão insumos para uma visão tanto holística quanto técnica, além de dominar várias das estratégias para operar no day trade.

Entendeu como a estratégia White Flag pode trazer muito mais segurança para as suas operações no Day Trade? A partir da definição de objetivos de ganho e limites — sempre razoáveis — de perda, você saberá exatamente o momento de parar de operar, levantando a sua “bandeira branca” e não colocando todo o seu planejamento em risco.

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.