O EWZ consiste em um ETF que tem como principal finalidade mostrar as alterações dos valores das ações mais negociadas na Bolsa de Valores do Brasil. Sendo que é o maior ETF do país, sua carteira é formada por mais de 50 ações. Ao avaliar o gráfico do fundo, o investidor consegue acompanhar de perto o desempenho dolarizado da Bolsa brasileira.
Nesse contexto, é necessário ressaltar que, por ser um ETF precificado em reais e negociado em dólares, ele sofre influências da cotação real. Ou seja, se o real reduzir o valor, o EWZ tende a ficar com um valor mais barato. Continue a leitura para ter mais informações a respeito do EWZ!
O que é o EWZ?
O EWZ, conhecido como Ibovespa dolarizado, é o fundo de índice mais líquido do mundo associado às ações das empresas do país. Logo, o ETF disponibiliza aos investidores estrangeiros o andamento de ações das principais organizações brasileiras. Dessa forma, ele consiste em uma importante alternativa para os investidores que desejam investir nas organizações no Brasil por meio de um único ativo.
Saiba que um investidor trader estrangeiro não precisa abrir uma conta em uma corretora de investimentos, assim como não é preciso ter qualquer associação com as instituições de capital aberto. Basta comprar uma cota do ETF para conseguir atuar no mercado de capitais.
Como funciona?
É fundamental compreender o funcionamento do EWZ para conseguir traçar eficientes estratégias de investimento. A composição das ações do ETF é realizada de maneira passiva, sempre replicando a formação de um índice de mercado.
Quais são as principais características do EWZ ?
Esse ETF apresenta importantes características, e os investidores devem conhecê-las, já que podem interferir no valor final e em suas finanças. Confira a seguir quais são elas!
Taxa de administração
O fundo apresenta uma taxa de administração, uma vez que, para obter o fundo, é necessário contar com um time de gestão do ETF, para alocação dos recursos nos ativos. Assim, é preciso que os cotistas paguem uma taxa por esses serviços.
Contudo, é preciso destacar que a taxa apresenta um valor baixo em comparação a outros fundos, já que a gestão de recursos não é ativa, isto é, não existe a necessidade de uma estrutura para estudar os ativos.
Rentabilidade
Outra importante característica é a rentabilidade, já que depende da variação do dólar. Quando a moeda estiver valorizada, a rentabilidade pode ser muito satisfatória e positiva para o investidor. Saiba que diversos fatores externos podem interferir no retorno financeiro, como a recessão econômica. A depreciação do real contribui para a redução da cotação, uma vez que ela é dolarizada.
Qual é a sua composição?
O EWZ investe grande parte do seu patrimônio em ações que constituem o Ibovespa. Hoje em dia, conta com mais de 50 ações em sua formação, selecionadas mediante importantes critérios, como o valor de mercado e a quantidade de ações disponíveis para serem negociadas. Assim, no fundo, podemos encontrar ações das seguintes organizações, entre outras:
- Bradesco;
- Petrobrás;
- Itaú Unibanco;
- Magazine Luiza;
- Itaúsa;
- Ambev;
- Vale;
- Lojas Renner;
- Weg.
Os principais setores do fundo são: financeiro, energia, matéria-prima, indústria, serviços, saúde e serviços de comunicação. Assim, é possível perceber a variação de setores que formam o EWZ.
Qual a sua importância?
O fundo EWZ é muito utilizado para saber a demanda internacional pelas empresas brasileiras. Ao fazer uma análise na Ibovespa, é possível compreender o mercado financeiro, um dos maiores ETF do país. Assim, ele representa empresas financeiramente fortes na Bolsa.
Logo, ao acompanhar o desenvolvimento do ETF quando a Bolsa do país está fechada, é possível ter importantes indícios a respeito da abertura do Ibovespa no próximo pregão. Isso ajuda a prever possíveis oscilações, e a liquidez pode ser negociada durante o pregão. Desse modo, o investidor pode aumentar sua rentabilidade. Saiba que, em momentos de instabilidade ou tensão, é comum que as atenções estejam ao fundo.
Quais são suas vantagens e desvantagens?
A diversidade da carteira é uma das maiores vantagens em realizar investimento no EWZ. Isso porque é constituído por empresas de diversas áreas de atuação. Com isso, é possível melhorar significativamente a rentabilidade da carteira, e os riscos são minorados.
Além do mais, é muito simples e prático realizar o investimento no EWZ. Por consistir em fundos de gestão passiva, o investidor não precisa entender muito bem de estratégias, basta ficar atento ao desenvolvimento do índice para tomar boas decisões. Ainda é preciso mencionar que o fundo acompanha a variação diária do dólar. Desse modo, é possível beneficiar-se das oscilações.
Uma das desvantagens do EWZ é não estar presente na B3 para ser negociado. Para obter o fundo, é preciso que a negociação seja feita na Bolsa de Valores de Nova York. A volatilidade do mercado pode interferir no investidor, podendo ser positiva ou negativamente.
Como realizar a análise do fundo?
Ele pode ser avaliado por meio de um gráfico de índice. É preciso ficar atento às variações do câmbio e do Ibovespa. Ao analisar a metodologia de composição do índice, é possível saber como é feita a sua operação e quais são seus principais benefícios.
A variação do dólar é o que mais interfere no resultado. Caso a moeda aumente de valor, o EWZ reduz significativamente. Observar a dinâmica do mercado ajuda a entender melhor o fundo e suas características.
Trata-se de uma boa opção para os investidores que desejam ter uma carteira diversificada. Mas conhecer o mercado é fundamental para que você não perca capital. Para ter um bom retorno financeiro, é necessário escolher uma opção rentável.
Portanto, o EWZ é uma excelente alternativa para os investidores estrangeiros, mas não deixa de ser uma opção satisfatória para os brasileiros, já que o retorno financeiro pode ser interessante e não exige muito tempo de estudo. Para conseguir tomar boas decisões, é válido contar com um especialista, que passará todas as orientações necessárias para conseguir um bom resultado com o investimento.
Gostou deste artigo? Então, assine a nossa newsletter gratuita para receber mais conteúdos como este.
Ainda não é cliente? Abra a sua conta no Banco Digital do Investidor
Siga o Blog modalmais no Telegram