Blog do modalmais

Como investir em ETFs de commodities no Brasil

Todo cenário econômico tem pontos positivos e negativos. Em cada um deles, é preciso descobrir a melhor forma de conquistar a rentabilidade desejada no mercado financeiro, sem se esquecer da diversificação de carteira e do seu perfil de investidor. Para quem pretende arriscar um pouco mais, uma alternativa recomendada é investir em ETFs de commodities no Brasil.

Apesar de já serem negociados há bastante tempo, os chamados fundos de índice vêm conquistando adeptos. Isso porque eles tendem a oferecer um retorno maior quando o mercado com muita oscilação.

A afirmação continua válida quando o ativo em questão são as commodities. Tanto é que várias delas apresentaram uma supervalorização durante 2021. Para ter uma ideia, essa alta significativa fez a balança do agronegócio brasileiro chegar ao valor recorde de 11,29 bilhões de dólares, em julho.

Como você pode ganhar com esse crescimento das exportações? É o que veremos neste post, explicando melhor como investir nas ETFs de commodities no Brasil. Confira.

Afinal, o que são ETFs de commodities?

Os ETFs de commodities são investimentos feitos em matérias-primas, especialmente. Esses ativos são considerados indiferentes entre si. A ideia é seguir um benchmark predefinido, sendo que esse índice sempre é negociado na Bolsa de Valores.

Os investimentos em ETFs das commodities no Brasil ocorrem na B3. Portanto, essa aplicação financeira faz parte do que chamamos de renda variável. Assim, quanto mais alta for a valorização desse segmento, maior é o retorno para os investidores.

Porém, o que são ETFs? São os Exchange Traded Funds, ou fundos de índice. Essas aplicações financeiras permitem que os investidores adquiram cotas de um determinado Fundo, e o dinheiro alocado será administrado por um gestor com grande experiência de mercado.

Uma das vantagens dos ETFs é a negociação via home broker da instituição financeira. Assim, sua operação será igual ao da compra de ações. No entanto, a rentabilidade depende do índice ao qual o fundo está atrelado.

No Brasil, o mais comum é o Ibovespa. No entanto, existem vários ETFs negociados na Bolsa. Um deles é o de commodities. Nesse caso, os fundos são geralmente passivos. Isso significa que o gestor segue o regulamento e a política estabelecidos, sem intenção de ultrapassar o índice.

Nos fundos de índice de commodities, o propósito é replicar o desempenho dessas matérias-primas. O que as caracterizam? Além dessa função de servir para a fabricação de produtos, elas também devem atender a dois critérios:

● negociação no mercado global;

● precificação impactada por moedas estrangeiras, especialmente, o dólar.

Assim, as commodities são os ativos mais básicos presentes na economia. Elas são divididas nas seguintes categorias:

● agrícolas, como soja, milho, laranja, café, carnes de boi, frango e porco, e mais;

● ambientais, por exemplo, celulose, água, madeira e biodiversidade;

● minerais, como o minério de ferro, o gás natural, o ouro e o petróleo;

● financeiras, como é o caso das moedas e dos títulos da dívida pública.

Portanto, ainda que façam parte da renda variável, investir em commodities no Brasil também pode ser uma estratégia de hedge, ou seja, de proteção do patrimônio. Isso acontece quando o investidor opta por fundos que alocam boa parte do capital em ouro, por exemplo.

Como esses investimentos funcionam?

Os ETFs são fundos de investimento, os investidores aplicam seu dinheiro e se tornam cotistas. Por sua vez, o gestor aplica o capital conforme previsto e tem o objetivo de replicar o preço de uma ou mais commodities.

Assim sendo, eles apresentam níveis diferentes de diversificação. Em um mesmo setor, pode-se investir em diferentes ativos. Por exemplo, o segmento agrícola pode abranger a alocação de capital em milho, café, soja e carne bovina.

Para entender melhor o funcionamento, basta fazer a seguinte comparação: digamos que você queira comprar um presente para outra pessoa, ao fazer sua escolha, pode optar por itens personalizados. É possível até montar um kit com caneca, caneco de chopp, abridor e copo long drink e ainda colocar o nome da pessoa e um desenho personalizado.

Esse seria um exemplo de você comprar ações e outros ativos na Bolsa de Valores. Assim, você acessa o home broker do banco de investimentos, verifica as opções e define aquelas em que deseja aplicar seu capital. Agora imagine que você quer comprar o presente, mas vai a uma loja e compra um kit que já tem lá. Pode ter os mesmos itens do pacote personalizado, porém é impossível colocar o nome do presenteado e um desenho, pois tudo já está pronto.

Esse seria o ETF – aliás, qualquer fundo de investimento. Apesar de não existir escolha, há vários benefícios nessa prática, como veremos em seguida. Afinal, tudo depende das suas características, do seu conhecimento e do que você busca.

E também, os ETFs de commodities podem trazer um bom rendimento em um momento de crise. É o caso de 2021, em que há dificuldades para alguns setores, mas as commodities se valorizaram.

Para ter uma ideia, o preço do petróleo Brent aumentou 82%, entre outubro de 2020 e maio de 2021. O minério de ferro sofreu uma valorização recorde, em maio de 2021. O acúmulo de ganhos chegou a 22%. Entre janeiro e maio de 2021, a alta atingiu 44%. Por sua vez, o cobre registrou um crescimento de 32,6% nos primeiros cinco meses deste ano.

GESTÃO
O papel da gestão também precisa ser explicado. Todo fundo de investimento pode ter uma atuação ativa ou passiva. A primeira é aquela em que o gestor busca superar o benchmark. A segunda prevê que o índice de referência será replicado.

Nos ETFs de commodities no Brasil, o foco é a segunda modalidade. Muitas vezes, o indexador é o Índice de Materiais Básicos (IMAT). Ele é formado por uma carteira teórica de ativos e composto por ações e units de empresas listadas na B3. No entanto, também pode ser outro benchmark.

Por isso, os ETFs de commodities no Brasil são uma modalidade que vale a pena considerar, caso esteja adequada ao seu perfil. Um dos motivos para isso é a taxa de administração mais baixa. Além disso, o gestor pode ampliar o rendimento ao reinvestir os ganhos obtidos.

Como investir em ETFs de commodities no Brasil?

Os ETFs ajudam a estabelecer uma estratégia mais pulverizada, sem precisar depender do desenvolvimento de preços de apenas uma commodity. Para aplicar seu dinheiro, o primeiro passo é abrir uma conta em um banco de investimentos. Qualquer pessoa física pode fazer esse aporte.
Porém, é preciso tomar alguns cuidados. Os principais são os seguintes.

Avalie se o ETF de commodities está adequado ao seu perfil de investidor, pois esses ativos tendem a apresentar mais volatilidade. Isso significa que os preços variam bastante, portanto, são mais indicados para quem tem perfil arrojado. Por sua vez, o ETF tem uma oscilação mais regular, e é recomendado para quem começa a investir na renda variável. Isso faz com que perfis moderados e conservadores também possam investir.

Acompanhe os relatórios de análise fornecidos pelas corretoras. É possível até contar com o auxílio de um profissional. Assim, você saberá quais fundos estão mais apropriados ao que você deseja conquistar.

Entenda quanto você deve investir. Para isso, observe a cotação do índice e multiplique pela quantidade mínima de cotas exigidas por operações. Por exemplo, se o preço é de R$ 40 e são necessárias 10 cotas, você precisa desembolsar R$ 400.

Conheça os custos. Cada operação apresenta cobranças. Elas são relativas a: taxa de corretagem, que depende da instituição financeira; emolumentos, ou seja, as taxas de liquidação e custódia cobradas na B3; tributos, como o Imposto de Renda (IR).

Depois de ver esses detalhes, é preciso atentar ao home broker e verificar as opções existentes. Então, deixe o valor necessário na conta do banco de investimentos e faça a aplicação.

PRINCIPAIS OPÇÕES DE ETFS DE COMMODITIES
O investidor encontra várias alternativas de ETFs de commodities no Brasil. O mais indicado é o IT Now IMAT Fundo de Índice (MATB11), que replica o desempenho do IMAT. Essa recomendação é porque ele apresenta o desempenho mais próximo dos ativos em que investe.

Ele tem uma taxa de administração de 0,5% ao ano sobre o capital investido. Seu patrimônio é formado por ações que compõem o IBOV — índice da B3 —, mas que integram a categoria de materiais básicos. Alguns exemplos são:

● Vale (VALE3);

● Klabin (KLBN11);

● Gerdau (GGBR4);

● Suzano (SUZB3).

Quais são as vantagens dessa aplicação financeira?

Investir em ETFs de commodities no Brasil pode ser bastante vantajoso. Para começar, esses ativos apresentam variedade. Assim, é possível alinhar ao seu perfil e aos seus objetivos financeiros. Ao mesmo tempo, os fundos de índice são mais seguros e até ajudam a proteger seu patrimônio.

Por isso, como indicamos antes, é uma forma de equilibrar risco e retorno. Afinal, se as commodities têm alta volatilidade, os fundos buscam replicar um índice, o que traz segurança ao investidor. Nesse contexto, as principais vantagens de investir em ETFs de commodities no Brasil são:

diversificação da carteira seu patrimônio é exposto a diferentes commodities. Por isso, é possível garantir um portfólio de investimentos mais equilibrado. Além disso, é o caminho para começar na renda variável sem correr tantos riscos;

proteção do patrimônio – as commodities podem ser usadas para preservação do dinheiro, especialmente em períodos de crise. Esse é o caso do ouro, por exemplo. Assim, o ETF ainda pode ter uma boa rentabilidade, qualquer que seja o cenário apresentado;

facilidade de aplicação – o investimento é realizado pela Bolsa de Valores. Assim, você tem acesso aos ativos com rapidez e sem burocracia.

Mais do que tudo isso, você pode contar com uma empresa especializada para fazer esse investimento. Ao ter a ajuda de consultores de um banco de investimentos, as chances de você ter sucesso ao investir em ETFs de commodities no Brasil aumentam.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.