O mercado financeiro conta com uma quantidade quase incontável de alternativas para os investidores, oferecendo produtos que podem atender às demandas dos mais arrojados, moderados ou mesmo conservadores. No entanto, alguns são menos conhecidos que outros. Por isso, preparamos um post explicando o que são microcaps.
Caso você nunca tenha nem sequer ouvido falar sobre a palavra, não se assuste: é uma modalidade de aplicação com características bastante peculiares, mas que podem mostrar-se extremamente vantajosas para quem está familiarizado com volumes de negociação menores e apetite pelo risco. Ficou interessado? Então, continue sua leitura!
O que são Microcaps?
Como você já deve saber, as empresas que disponibilizam suas ações na Bolsa de Valores podem ser classificadas. Para isso, são usados alguns parâmetros, como seu valor de mercado, segmento e nível de capitalização. Uma microcap, portanto, é uma denominação dada para instituições de menor porte no mercado financeiro.
No entanto, apesar de serem vistas com desconfiança por investidores menos experientes, não se engane ao pensar que se tratam de organizações diminutas ou sem relevância, pois podem valer nada menos do que 1 bilhão de reais. O título é fornecido pela comparação com companhias gigantes e muito consolidadas, chamadas de blue chips.
Como funcionam as Microcaps?
O funcionamento das microcaps no setor financeiro é similar ao de outras ações, apenas com características um pouco distintas. Usualmente, elas pertencem a empresas novas, mas que podem atuar tanto em setores consolidados como ainda em consolidação. Inclusive, muitas das chamadas blue chips de hoje já eram microcaps há algum tempo.
Por conta da sua própria natureza, uma microcap conta com alto potencial de valorização, mas, por outro lado, também possui riscos mais elevados do que alternativas experimentadas e com grande valor de mercado. Por isso, costumam ser uma escolha mais comum para quem tem perfil arrojado ou quer diversificar uma pequena parte da carteira.
Quais são suas principais características?
Como dissemos, a principal característica de uma empresa denominada como microcap é o seu porte mais discreto e seu valor mais baixo de mercado, notadamente quando comparada a uma instituição robusta no mercado. No entanto, existem outros pontos também relevantes, como o seu nível menor de liquidez.
Isso ocorre porque o volume de negociação de microcaps é menor, o que pode implicar alguma dificuldade quando o investidor desejar se desfazer de algumas ações. Por isso, são mais voltadas para o longo prazo, tendo em vista que o ideal é esperar pela consolidação da organização e pela construção de um melhor resultado, o que demanda tempo.
É possível ganhar dinheiro com Microcaps?
Logicamente, é possível ganhar dinheiro com microcaps, o que ajuda a explicar o sucesso que vêm fazendo nos dias de hoje. No entanto, para os melhores resultados e uma boa rentabilidade, é crucial que sejam garimpadas adequadamente, tendo em vista que algumas opções da Bolsa contam com chances de lucros exponenciais, algo que as gigantes não costumam oferecer.
Uma organização consolidada e com valor de mercado de 300 bilhões, por exemplo, terá dificuldades muito maiores de dobrar de tamanho, uma vez que nem sequer existirá capital disponível no mercado para financiá-la. Por outro lado, uma instituição menor e que apresentar os diferenciais corretos pode multiplicar o seu tamanho muito mais facilmente.
Quais são os benefícios das Microcaps?
Agora que você já conhece o conceito de microcaps e entendeu melhor como tais ações se inserem dentro do mercado financeiro, é bem possível que esteja considerando aportar seu dinheiro em produtos do tipo e promover uma maior diversificação da sua carteira. Caso ainda esteja em dúvida, vamos elencar alguns dos seus benefícios. Confira.
POTENCIAL DE VALORIZAÇÃO
Não dá para deixar de falar que um dos maiores benefícios que as microcaps podem oferecer ao investidor estratégico é o seu elevado potencial de valorização. Como dissemos, tais ações podem experimentar crescimentos exponenciais, o que significa, na prática, que mesmo pequenos aportes poderão proporcionar grande retorno no futuro.
Além disso, elas costumam chegar ao mercado financeiro muito bem preparadas para os desafios que podem encontrar e, historicamente, trazer mais rentabilidade do que algumas das gigantes. No entanto, para que isso ocorra no seu portfólio, você precisa identificar as potencialidades e compreender como o seu ramo de atuação está se comportando como um todo.
DIVERSIFICAÇÃO DA CARTEIRA
Nos dias de hoje, muito se fala sobre a importância da diversificação dos investimentos, e isso não está ocorrendo à toa. Afinal, acabamos de passar por um momento de grande turbulência com o advento da pandemia do novo coronavírus, o que fez com que alguns segmentos despencassem e trouxe tremendos prejuízos para quem tinha um portfólio muito concentrado.
Por isso, ainda que as microcaps estejam longe de ser as únicas alternativas do mercado financeiro, elas podem entrar na composição da sua estratégia, até porque podem pagar dividendos maiores do que algumas gigantes, por exemplo. Aposte em diferentes tipos de ativos, dilua seus riscos e aumente suas chances de um bom rendimento.
Como escolher as melhores Microcaps?
Para terminar o post, não poderíamos deixar de dar algumas dicas de como escolher uma microcap. É fundamental, por exemplo, priorizar empresas com dívidas baixas, tendo em vista que isso pode comprometer sua capacidade de investimento. Não se esqueça de que é sempre possível (e recomendável) consultar dados em provedores ou com a sua corretora.
Além disso, você deve apostar em companhias com bom potencial de desenvolvimento, que estejam oferecendo um diferencial no seu segmento de atuação e com crescimento nas receitas de, pelo menos, 10% ao ano ou mais. Pesquise também sobre o patrimônio líquido e o retorno sobre capital investido, conhecido pela sua sigla em inglês ROIC.
Como você pôde ver, as microcaps são mais uma das inúmeras alternativas interessantes que o mercado financeiro pode oferecer, tendo a possibilidade de trazer excelentes resultados para investidores que souberem escolher as melhores empresas e promover a diversificação de suas carteiras.