Blog do modalmais

Triple Screen: estratégia três telas do Day Trade

Para se tornar um trader de sucesso, é importante conhecer estratégias para potencializar seus resultados. O Day Trade em Triple Screen, ou em Três Telas, é uma delas.

Esse é um método que ajuda o investidor a analisar melhor os gráficos dos ativos para tomar uma decisão melhor, ou seja, operar com mais precisão. Em qualquer tomada de decisão é importante usar os dados a seu favor, principalmente quando o assunto é aplicação financeira.

Como funciona o Triple Screen?

Desenvolvido pelo trader Alexander Elder, o Day Trade com Triple Screen é um sistema de negociação. Nele, o investidor usa três telas, ou monitores, para ampliar as visualizações dos dashboards. 

O pilar dessa estratégia se fundamenta no fato de que um ativo pode apresentar tendências diferentes, de alta, estabilidade ou baixa, conforme a periodicidade analisada. Assim, a Triple Screen opera incluindo em cada tela um gráfico correspondente a um período do ativo.

Dessa maneira, a tomada de decisão do trader sobre o que comprar ou vender, se é em posição de call ou de put, torna-se mais precisa por considerar um histórico do ativo. 

Mas, vale ressaltar que, além do histórico no gráfico, é interessante que o trader entenda por que um ativo se comportou de uma maneira ou de outra durante um período.

Por isso, para se destacar como um trader é essencial acompanhar as notícias de mercado, principalmente aquelas relacionadas às empresas donas dos ativos que você opera e do nicho que ela está correlacionada.

O que avaliar para cada uma das telas?

No Triple Screen, o trader opera com três monitores, sendo que cada um contém um gráfico do ativo a ser operado considerando diferentes periodicidades. 

Para definir qual visualização em cada ativo, é interessante o trader considerar a sua estratégia geral para validar se seguir “ao pé da letra” a sugestão de Elder faz sentido.

A seguir, você confere o que deve estar em cada tela conforme a diretriz apresentada por Alexander Elder.

Primeira tela

Nessa tela, deve estar o gráfico que apresenta o comportamento do ativo em um intervalo de tempo maior, ou seja, no longo prazo. 

Para tanto, é indicado que o trader selecione a opção de Menu de Indicadores, incluindo as visualizações de MACD (Moving Average Convergence Divergence, ou Média Móvel Convergente e Divergente) e o Oscilador Estocástico.

A operação do trader tende a refletir a direção que o ativo está seguindo considerando a visualização, a tendência dele nessa tela.

O que é MACD?

O MACD é considerado um dos indicadores mais usados pelos traders no mundo. Ele foi criado na década de 1960 por Gerald Appel. 

A principal funcionalidade dessa métrica é identificar as tendências de preço de um ativo, considerando a aceleração ou desaceleração dele.

Segunda tela

A segunda tela vai trazer dados que podem confirmar a primeira a tela. Nela, é preciso que o trader selecione uma visualização considerando um oscilador. É possível selecionar as seguintes alternativas:

  • Elder Ray;
  • Estático;
  • IFR (Índice de Força Relativa).

O IFR pode estar apresentando no seu painel em inglês. Nesse caso, a opção se chama Relative Strength Index.

Essa visualização é interessante, porque apresenta informações que ajudam o trader a identificar se é um momento seguro para abrir uma posição no mercado. 

Terceira tela

De acordo com Elder, no Triple Screen, o gráfico de referência pode ficar na terceira tela. Assim, é possível para o trader entrar na operação quando há um rompimento. 

No entanto, o autor também indica que o trader considere avaliar definir as entradas com gráficos de 25 ou 5 minutos, ou usando a técnica de operação média na MME (Média Móvel Exponencial).

A ideia desse último método é avaliar o quanto o preço do ativo penetrou na MME considerando os últimos pregões do mercado.

O que é a MME?

A Média Móvel Exponencial é um indicador que avalia os fechamentos mais recentes dos preços dos ativos. Dessa maneira, é uma métrica mais dinâmica.

A MME conta com um cálculo de divisão ponderada onde pesos diferentes são atribuídos ao peso do ativo no decorrer do tempo. Nesse sentido, os preços mais recentes têm um peso maior.

Quais cuidados devem ser tomados no Triple Screen?

É importante que o trader conte com um bom equipamento de computador e acesso a uma rede de internet de qualidade. 

Além disso, é interessante usar uma ferramenta de gráfico que ofereça uma melhor experiência. Vale também operar em ambiente simulado, para se acostumar com o Triple Screen e entender o que faz mais sentido para o seu perfil de operação.

Considerando esses pontos, ao usar o método de Triple Screen, você conta com uma metodologia referência no segmento de traders, usada e recomendada por um dos principais especialistas em day trade, Alexander Elder. Portanto, você vai aproveitar as melhores oportunidades de bons investimentos usando a metodologia de Triple Screen.

Quem foi Alexander Elder?

Alexander Elder é considerado um dos maiores especialistas do mundo em análise técnica e comportamental psicológica do mercado. Além de trader, ele é psiquiatra e seus estudos focam bastante em como as emoções dos traders ao operar podem impactar nas tomadas de decisões.

Ele é autor de livros como “Come into my trading room” (Aprenda a operar no mercado de ações) e “Trading for a living” (Como se tornar em um operador e investidor de sucesso), em ambos ele aborda a estratégia de Triple Screen. Essas são leituras que não podem faltar para traders iniciantes que querem seguir carreira.

Foi o livro “Trading for a living” que cunhou a filosofia de Elder é chamada “Mind, Method and Management” (Mente, Método e Gestão) ou 3M. Esses são três fatores que devem ser observados para levar o trader ao sucesso.

A inteligência emocional é uma habilidade necessária para todo trader que busca ter sucesso na carreira. Então, se você busca aprimorá-la com foco nos investimentos, vale a pena estudar mais sobre Finanças Comportamentais além de outras estratégias para operar no Day Trade.

Gostou do conteúdo? Então, assine agora mesmo nossa newsletter. e receba em tempo real todos os artigos lançados!

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.