Blog do modalmais

Estratégias para operar no Day Trade

Estratégias para operar no Day Trade

Se você é um investidor que está no início da sua trajetória, alguns conhecimentos e habilidades são fundamentais, entre elas as estratégias para operar no Day Trade.

É claro que existem diversos fatores importantes quando o assunto é Day Trade, mas não podemos negar que essas estratégias são pilares importantes para quem busca resultados consistentes, afinal de contas elas ajudam a reduzir os riscos e, ao mesmo tempo, podem potencializar as possibilidades de ganhos em uma operação.

Mas o que são estratégias operacionais? Além de explicar melhor esse tema, neste texto também vamos passar alguns conceitos e apresentar estratégias bem conhecidas no mercado, que são escolhidas e usadas por milhares de traders.

Estratégias operacionais: o que são?

Basicamente, as estratégias operacionais são uma combinação de uma série de análises atreladas a alguns padrões. A partir disso, você vai conseguir identificar tendências e pontos importantes para comprar ou vender ativos.

Existem diversas estratégias disponíveis para o trader usar e é importante ressaltar que tudo é pensado e planejado antes de começar as suas operações. Então, tenha isso em mente para aumentar suas chances de obter sucesso.

Para entender a importância de ter uma estratégia bem definida, vamos voltar ao século XVIII. O livro “Sobre a guerra: a arte da batalha e da estratégia” narra a experiência militar de Napoleão Bonaparte, um dos mais famosos líderes da história mundial.

Ele mesmo conta o período crucial da história da França, quando venceu mais de 50 batalhas e dominou exércitos rivais em importantes embates. As vitórias não vieram à toa, afinal de contas Bonaparte era um grande estrategista. A principal delas consistia em ter um grande exército de massa se movimentando pelo campo com grande velocidade, pois assim sua ofensiva contra os inimigos era uma surpresa e acabava sendo decisiva na luta da infantaria.

Tudo era planejado antes de cada batalha e de acordo com cada combate. Isso significa que ele já sabia todos os passos, quando atacar, qual ação tomar, como seu exército deveria de portar, qual arma usar em determinado momento entre outros fatores.

E o que isso tem a ver com Day Trade?

A história apenas mostra a importância de ter uma estratégia bem elaborada. Para as suas operações, não é diferente. O trader que tiver um caminho bem definido ao se sentar na frente da tela, certamente terá resultados melhores com o passar do tempo.

Conheça aquela expressão “perdemos a batalha, mas não a guerra”? Pois é! Às vezes você pode até tomar um “Loss” em uma operação, mas a estratégia pode mitigar suas perdas e aperfeiçoar sua operação para futuros trades.

Agora que você entendeu o que são estratégias operacionais e a importância de utilizá-las, vamos apresentar alguma delas e explicar resumidamente como podem ser aplicadas.

Times and Trades

Basicamente, o Times and Trades, também chamado “Times and Sales”, registra todas as negociações realizadas na B3. Isso é imprescindível para analisar a força de uma operação no Day Trade.

Ao adotar essa ferramenta na sua estratégia, é possível visualizar quais players estão fazendo agressões, as quantidades, frequência etc.

Tape Reading

O Tape Reading nada mais é que uma análise de fluxo de preço no mercado, onde cada item tem uma interpretação e um significado diferente. Com base na observação dos negócios realizados em tempo real, o trader consegue buscar, identificar a intenção dos grandes players e antecipar os movimentos de preço.

Estocástico

Esse é um dos indicadores técnicos mais populares na análise técnica. Desenvolvido na década de 1950, o Estocástico basicamente tem como objetivo identificar pontos de reversão e de tendência de um ativo na Bolsa.

Ele faz parte da família dos “osciladores” e funciona comparando o preço de fechamento de um ativo com a faixa de preços em que ele foi negociado em determinado período, que geralmente é de 14 dias.

Triple Screen

Como o nome em inglês sugere, neste sistema de operação o trader usa três telas de visualização dos dashboards. Desenvolvida pelo trader Alexander Elder, essa estratégia se fundamenta no fato de que um ativo pode apresentar tendências diferentes.

Tudo isso com base na periodicidade analisada. Assim, a estratégia Triple Screen opera incluindo em cada tela um gráfico correspondente a um período do ativo.

Estratégia Fence

Essa estratégia busca minimizar a exposição ao risco, fixando um preço de venda em uma data futura para um ativo. Ou seja, ela serve para cenários onde existe uma possibilidade de queda.

Embora existam situações imprevisíveis no mercado, a estratégia Fence ajuda o trader a proteger o ativo que ele já tem na sua carteira.

Gráfico Kagi

Para onde o mercado está indo? Para qual direção ele caminha? É justamente para auxiliar nessa identificação que o gráfico de Kagi atua. Ele indica a tendência do preço com a espessura, bem como a cor da sua linha.

Gráfico de Heikin-Ashi

Essa é uma técnica de negociação criada com o intuito de equilibrar os dados de preços para formar um gráfico de velas, chamado de candlestick. Com o gráfico de Heikin-Ashi, é possível eliminar algumas dúvidas que o mercado gera.

Como consequência, é possível enxergar uma tendência mais clara, facilitando a identificação dos pontos de entrada em alguma operação.

Fibonacci Day Trade

Essa é mais uma estratégia para operar, que consiste em identificar zonas de alerta que ajudam o trader a encontrar possíveis reversões, suportes ou resistências.

Geralmente, a análise Fibonacci é usada quando se observa uma alta ou uma queda muito brusca de um ativo no mercado, onde as projeções indicam os patamares que essa correção poderá alcançar.

White Flag

A White Flag, também chamada “bandeira branca”, ajuda o trader a gerenciar os riscos. Durante a operação, é possível estabelecer alguns limites para saber o momento certo de parar. O ativo chegou ao ponto que você estipulou? É hora de hastear a bandeira branca para encerrar as operações.

Lembre-se: aprender a controlar o emocional é uma tarefa muito importante para respeitar os limites que você estabeleceu e manter seu foco e disciplina.

SuperDOM Day Trade

Essa ferramenta de gestão, também chamada de “Depth of Market”, é parte do Book de Ofertas, permitindo ao trader enviar as ofertas de compra e venda de ativos na Bolsa de Valores de maneira automática e otimizada.

Com a estratégia SuperDOM você consegue antecipar algumas tomadas de decisões e, consequentemente, potencializar as suas operações com mais dinamismo, eficiência e análises bem-apuradas.

Volume at Price

Como o próprio nome em inglês sugere, o principal objetivo da estratégia Volume at Price é mostrar o volume total de negociações em cada nível de preço. Com isso, o trader consegue identificar com mais clareza os níveis de suporte e resistência.

A visualização é demonstrada por barras laterais que, durante o pregão, vão formando uma espécie de gráfico de acordo com as movimentações que aconteceram em determinado ativo.

Qual a melhor estratégia para Day Trade?

Acabamos de apresentar diversas estratégias para operar no Day Trade. No entanto, ainda existem outras que não mencionamos, o que não significa que não sejam importantes, já que cada trader tem preferências diferentes.

Sendo assim, não podemos dizer que uma estratégia é melhor do que outra. Tudo vai de acordo com o seu objetivo, com aquilo que você pretende alcançar, qual ativo deseja operar, entre outros fatores.

Como mencionamos na história de Napoleão Bonaparte, o ex-imperador dos franceses utilizou estratégias diferentes a cada combate de acordo com cada inimigo. Ou seja, para fazer Day Trade, a lógica é a mesma. É possível, inclusive, utilizar diversas estratégias ao mesmo tempo. A escolha é de quem opera.

Além disso, livros para traders iniciantes, Alavancagem Intraday e salas de day trade ao vivo podem te ajudar a aprimorar seus conhecimentos e definir quais são as melhores estratégias para suas operações.

Como elaborar uma estratégia no Day Trade?

Quando falamos em estratégias para operar no Day Trade, existem algumas criadas décadas atrás. Nomes importantes do mercado deixaram um legado de sucesso e compartilharam suas operações que são usadas até os dias de hoje.

Porém, um trader que está iniciando sua trajetória no mercado financeiro também pode criar a sua própria estratégia. Listamos algumas coisas que você pode fazer antes de operar.

Criar uma rotina

Disciplina é tudo. O trader deve estar sempre atento às notícias que envolvem o mercado, conhecer a fundo os ativos que costuma operar, estudar as empresas das ações que negocia, acompanhar os gráficos, além de ouvir especialistas que estão na jornada há mais tempo.

Por isso, manter uma rotina ativa facilita o planejamento de suas tarefas diárias e, consequentemente, o seu operacional.

Fique atento ao dia anterior

O passado no mercado financeiro é importante. Isso significa que o trader também deve analisar o comportamento dos dias anteriores. Isso vai ajudar a encontrar padrões, entender a periodicidade do sobe e desce dos ativos, como eles se movem etc.


Use os simuladores

Eles são excelentes ferramentas para o trader. Ao fazer uma simulação, é possível colocar em prática as estratégias que você adotou, testar outras e sentir o mercado. No modalmais, por exemplo, você tem à disposição os simuladores do Profit Pro e Tryd Pro.

Como operar no modalmais com estratégias operacionais?

Antes de começar a operar, existe um passo anterior muito importante: o estudo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela B3 em 2021, 73% dos investidores que estão começando sua jornada na Bolsa de Valores consomem informações sobre o mercado financeiro na internet, sendo que 60% fazem isso por meio de influenciadores digitais.

Acontece que aproveitar “dicas” sem um conhecimento prévio pode fazer você perder dinheiro.

Conheça a Fábrica de Traders

Pensando neste cenário, o modalmais criou a Fábrica de Traders, um dos maiores hubs de conteúdo educacional gratuito para traders da América Latina. São mais de 80 aulas disponíveis e mais de 127 horas de conteúdo com todos os temas que você precisa para adquirir conhecimento e começar a operar, inclusive com cursos de day trade ensinando diversas estratégias para traders iniciantes.

Tudo isso feito por especialistas da área e traders renomados como Rodrigo Puga, Eduardo Garufi e João Homem.

Plataformas para operar

Ter uma plataforma de qualidade faz toda a diferença para o dia a dia de quem opera. Velocidade, estabilidade, recursos e desempenho são itens indispensáveis para ajudar na sua performance.

Aqui no modalmais, você pode escolher diversas plataformas de Day Trade, entre elas o Profit Pro e o Tryd Pro que, além de serem as preferidas pelos traders, contam com simulador grátis. Habilitando a RLP, a corretagem para minicontratos de índice e de dólar é zero.

Esperamos que este texto tenha esclarecido e ajudado a encontrar suas próprias estratégias para operar no Day Trade. Como dito anteriormente, não existe uma indicada especificamente, já que a escolha envolve diversos fatores. Lembre-se sempre de estudá-las com antecedência, praticá-las nos simuladores para finalmente colocá-las em suas operações reais.

Bons trades!

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.