Blog do modalmais

Quais são as principais Bolsa de Valores no mundo?

Bolsa de Valores no mundo

A Bolsa de Valores no mundo reúne milhares de investidores que, diariamente, compram e vendem ativos dos mais variados tipos. Quem está iniciando no universo dos investimentos nem imagina o tamanho e a diversidade dos mercados que existem ao redor do mundo.

Há países em que o mercado financeiro é mais aquecido — um bom exemplo seria os Estados Unidos. Nesses locais, os números negociados nas Bolsas são incrivelmente altos. Vale a pena conhecer esses mercados para, quem sabe, investir em algum deles futuramente.

Foi pensando nisso que resolvemos preparar este artigo. Nele mostramos as principais Bolsas de Valores pelo mundo. Continue lendo!

New York Stock Exchange (NYSE)

Para iniciar a nossa lista, temos a Bolsa de Valores de Nova Iorque. Essa é uma instituição que já resistiu a muitas mudanças no ambiente financeiro nacional e internacional. Foi fundada no ano de 1792, na cidade de Manhattan, em uma rua que ficou mundialmente conhecida pelos seus filmes sobre o mercado financeiro.

Estamos tratando da famosa Wall Street, que recebe milhões de pessoas todos os dias para visitar a NYSE e as demais instituições que se situam no lugar. Porém, um dos atrativos mais interessantes é a gigantesca escultura do touro, que simboliza as altas dos mercados.

A NYSE é a Bolsa de Valores mais antiga dos Estados Unidos. Além disso, ela também acumula o posto de ser uma das que tem a maior capitalização de mercado, cujo valor supera os 20 trilhões de dólares.
No ano de 2006, a NYSE uniu-se à Euronex — sobre a qual também discorreremos neste conteúdo —, acumulando mais um marco histórico em sua existência. Sendo a primeira Bolsa de Valores a se conectar com o mercado financeiro europeu.

Assim como a nossa Bolsa de Valores, as outras também têm alguns indicadores. Essa, em especial, tem alguns muito conhecidos pelos que têm mais experiência no mercado e até mesmo os que iniciam nele. São eles: S&P500, Dow Jones e o NYSE Composite.

Além do valor de mercado gigantesco, a Bolsa de Valores de Nova Iorque movimenta cerca de 1,5 trilhões a cada mês. No total, temos, aproximadamente, 3000 empresas listadas nessa instituição. As mais conhecidas são:
Nike Inc.;
Pepsico;
FedEx;
Apple;
Boeing;
Microsoft;
Visa;
3M etc.

Para se ter uma ideia da grandiosidade dessa Bolsa de Valores, também existem empresas brasileiras que são listadas nelas. Alguns exemplos são: Petrobras, Gol Linhas Aéreas, Gerdau e Gafisa.

NASDAQ Stock Market

Outra Bolsa de Valores muito conhecida e também situada nos Estados Unidos é a NASDAQ. O ano de sua fundação é 1971. A sede fica em Nova Iorque, na região conhecida como Broadway.
A NASDAQ é mundialmente conhecida como a Bolsa de Valores das empresas de tecnologia. Isso porque atraiu muitas companhias que atuam no ramo de inovações nos Estados Unidos e no mundo.

Apesar de ela ser considerada a segunda Bolsa de Valores com maior volume de negociação dos Estados Unidos, é importante deixar bem claro que esse montante está bem inferior ao que é oferecido pela NYSE. O valor de mercado gira em torno de 7 trilhões de dólares. Assim como o exemplo anterior, ela também tem, aproximadamente, 3000 empresas listadas. Muitas delas são conhecidas pela maioria das pessoas ao redor do mundo. Alguns exemplos são:
Netflix;
Ebay;
Facebook;
Google;
Amazon etc.

Ao afirmar que a NASDAQ é a Bolsa de Valores da tecnologia, é importante mencionar que essa atribuição está relacionada a inovações mais disruptivas, como foi o caso das redes sociais e dos serviços de streaming, como a Netflix.

O índice de mercado dessa instituição é o NASDAQ Composite. A maior parte das empresas que compõem o indicador pertence a esse nicho de inovação tecnológica. Com isso, se tornou uma espécie de referência de performance para esse setor.

Toronto Stock Exchange (TSX)

Apesar de pouco mencionado no mercado financeiro, o Canadá também tem uma Bolsa de Valores considerada uma das maiores do mundo. Além disso, ela também é muito tradicional, tendo sido criada no ano de 1861.

A TSX possui cerca de 2 trilhões em termos de valor de mercado e recebe grandes empresas, especialmente as que atuam no segmento bancári. Alguns exemplos são:
Royal Banking of Canadá;
Toronto-Dominion Bank;
Bank of Nova Scotia;
Canadian National Railway Company.

Quando o assunto é indicador financeiro, o principal recebe o nome de TSX Composite.

Bolsa de Valores de Londres (LSE)

Situada em Londres, na Inglaterra, ela é considerada por muitos uma das maiores do mundo.
Fundada em 1801, foi por alguns anos a no mercado de renda variável, superada pela NYSE, NASDAQ e TSE.

O valor de mercado da LSE gira em torno de 6 trilhões de dólares. Assim como as demais instituições, ela também abrange cerca de 3000 empresas. Entre as mais famosas, temos:
HSBC;
Unilever;
British Energy;
Vodafone Group etc.

Quando o assunto é indicador, temos três principais, que são: FTSE 100 Index, FTSE 250 Index e FTSE 350 Index.

Euronext

Ainda no continente europeu e com o pezinho nos Estados Unidos, temos a Euronext. Essa é a quinta maior Bolsa de Valores do mundo e a mais nova da Europa. Fundada em 2000, ela reuniu as Bolsas de Valores de diversos países do continente.
São eles: Portugal, França, Holanda, Reino Unido e Bélgica. Eles se juntaram com a NYSE para formar essa gigante do mercado financeiro.

O valor de mercado da Euronext é estimado em cerca de 3,9 trilhões de dólares. Ela conta com, aproximadamente, 1300 empresas, entre elas a Total e L’Oréal.

Tokyo Stock Exchange (TSE)

Partindo para o extremo oposto do globo terrestre, temos a Bolsa de Valores de Tóquio. Ela é considerada a terceira maior do mundo e está localizada na capital do Japão. O seu ano de fundação é 1878 e, em 2012, foi fundida com o Mercado de Ações de Osaka.

O valor de mercado da TSE gira em torno de 6 trilhões de dólares, e são mais de 2000 empresas listadas.
Entre elas, estão as famosas japonesas do universo do automobilismo, Toyota, Honda e Mitsubishi. Em termos de indicadores, o principal recebe o nome de Nikkei 225.

Shangai Stock Exchange (SSE)

A Bolsa de Valores de Xangai, na China, é a maior do país e uma das mais importantes do mundo. Como existem algumas restrições ao capital estrangeiro nesse país, a maior parte das empresas listadas nessa instituição é subsidiária do governo chinês.

Entre as principais, estão:
ICBC;
Bank Of China;
Eagle Mining;
China Petroleum;
Alibaba etc.

O valor de mercado da SSE gira em torno de 4 trilhões de dólares. O principal indicador recebe o nome de SSE Composite.

Hong Kong Stock Exchange (HKSE)

Hong Kong também tem uma Bolsa de Valores de números astronômicos e muito tradicional na região. A HKSE foi fundada no ano de 1861, ficando sob o controle em inglês até o ano de 1921.

Atualmente, ela disputa com a SSE o posto de Bolsa de Valores mais importante do continente asiático. O valor de mercado dessa instituição gira em torno de 4 trilhões de dólares. O principal índice é o Hang Seng Index, e as empresas mais conhecidas e que estão listadas nessa Bolsa de Valores são: CNOOC, AIA, China Mobile etc.

Brasil Bolsa Balcão (B3)

Para finalizar este conteúdo, mostraremos uma Bolsa de Valores que você certamente deve conhecer muito bem. A nossa B3 tem uma história muito interessante e que vale a pena conhecer.

Ela surgiu da união de três instituições financeiras de grande expressão no mercado. Traduzindo seu tamanho em números, ela tem o valor de mercado que ultrapassa a barreira dos 4 trilhões. Isso faz com que ela esteja entre as 10 maiores Bolsas de Valores do mundo.

Como é a única Bolsa de Valores do Brasil, todas as empresas de capital aberto têm suas ações negociadas nela, e isso é muito interessante, pois centraliza o mercado e evita a racionalização.
Para termos uma ideia, até o ano de 1960 existiam 27 Bolsas de Valores no Brasil, todas vinculadas às secretarias estaduais, sentindo o peso da mão governamental sobre suas ações.

Atualmente, o cenário é bem diferente, e a B3 é uma instituição extremamente saudável e livre para tomar suas decisões dentro daquilo que é estabelecido pelos órgãos reguladores.
Quando o assunto é indicador, temos o Ibovespa. A Bolsa de Valores brasileira é muito conhecida no mundo por ser interessante para os investidores especuladores. Graças ao tamanho e ao número de ativos que são negociados, temos uma volatilidade muito grande que atrai milhares de pessoas físicas ou instituições que atuam no mercado de Day Trade.

Como você pode perceber, a Bolsa de Valores no mundo é o que não falta. Isso mostra o quanto aprender sobre o mercado financeiro é interessante. É um tipo de mercado que nunca chegará ao fim. Afinal, todos os países sempre dependerão de uma instituição desse tipo. Portanto, vale a pena conhecer bem sobre elas.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.