Blog do modalmais

7 livros para traders iniciantes

Atuar na bolsa de valores é uma operação que requer dedicação, mas também capacitação e conhecimento. Os livros para traders iniciantes são uma ótima maneira para se desenvolver, pois, mesmo com o avanço da tecnologia, eles continuam sendo uma fonte importante de informação e uma oportunidade de estudar conselhos e experiências de profissionais renomados. 

Seja para os iniciantes, ou para quem já tem experiência, as obras que tratam deste assunto são capazes de aperfeiçoar sua prática e fazer você se destacar e lucrar cada vez mais. No caso dos iniciantes, existem muitos livros que podem fornecer insights valiosos e ensinamentos sobre os princípios básicos do trading. 

Neste artigo, listamos 7 livros para traders iniciantes que vão ampliar a sua visão sobre o mercado financeiro e te ajudar com as operações na bolsa de valores. Continue a leitura e confira! 

1. Como se Transformar em um Operador e Investidor de Sucesso (Alexander Elder)

Este livro é uma versão atualizada do anterior de Alexander Elder, chamado Trading for a Living. Nele, o autor ensina os fatores práticos do trading, abrangendo como ler gráficos, utilizar indicadores técnicos e desenvolver estratégias eficazes.

Além disso, Elder aborda os aspectos psicológicos do trading, como disciplina, controle emocional e gestão de riscos, assim como fornece orientações sobre como criar um plano de negociação eficaz e estratégias para visualizar oportunidades no mercado.

Em síntese, a obra traz, além de muitos conhecimentos, as ferramentas necessárias para desenvolver seu próprio setup trader de forma eficaz. Os gráficos do livro são bastante atuais e apresentam comentários objetivos sobre regras e técnicas do cenário de investidores.

2. Trading in the Zone (Mark Douglas)

Publicado em 2000, o Trading in the Zone, de Mark Douglas, é um dos livros mais populares para traders que atuam no mercado atualmente. Podemos dizer que o livro é uma coleção de estudos de caso, que mostra tanto exemplos de traders de sucesso quanto histórias de quem não alcançou seus objetivos no mercado financeiro. 

Basicamente, é um livro para traders que desejam saber o que fazer e o que não fazer para ser bem-sucedido no ramo. Douglas discute alguns elementos que podem ajudar os profissionais a se tornarem vencedores consistentes no mercado. Além disso, ele recomenda atividades simples para que os traders pensem de forma mais relativa com as probabilidades. 

Do ponto de vista técnico, o livro não tem muito a contribuir com análise de gráficos, conhecimento de padrões e stups. Entretanto, quanto à mentalidade, atitude e mindset adequado, ele é fundamental. 

3. Análise Técnica dos Mercados Financeiros (John J. Murphy)

Este livro, sem dúvida, é uma referência clássica para traders iniciantes que querem entender os conceitos fundamentais das finanças. A obra de John Murphy apresenta tudo o que você deve saber sobre a análise técnica dos instrumentos financeiros mais populares, focados no mercado de ações. 

O livro apresenta explicações sobre gráficos, indicadores técnicos, parâmetros de preços e outros pontos importantes. O livro também apresenta noções aperfeiçoadas acerca do desenvolvimento de sistemas de trading e a famosa gestão de riscos.

4. O jeito Warren Buffett de investir (Robert G. Hagstrom)

Outro livro que não pode faltar na sua lista é sobre a filosofia de investimento de Warren Buffett, um dos investidores mais famosos e bem-sucedidos de todos os tempos. Apesar de não se concentrar especificamente no trading, os princípios de longo prazo, a avaliação das empresas e a mentalidade de investimento abordados na obra podem ser aplicados no cenário. 

Além disso, a obra ensina como Buffett se tornou um dos maiores investidores da história, destacando sua busca por negócios que geram renda e possibilitam acúmulo de patrimônio. 

É necessário optar por empresas com vantagens competitivas, bom gerenciamento e investir no que se conhece, além de aprofundar no campo das finanças comportamentais, que explicam o que há por trás dos principais desafios enfrentados pelos investidores.

5. O Investidor Inteligente (Benjamin Graham)

O autor Benjamin Graham também é uma das principais referências em investimentos no mercado de ações. Ele foi um importante investidor nos Estados Unidos no século passado e se tornou um modelo para Warren Buffett, devido aos princípios que ensina sobre a rotina apropriada a um investidor.

Embora seu livro não seja especificamente voltado para trading, ele aborda princípios fundamentais de análise de valor e investimento em ações, assim como enfatiza a relevância de uma abordagem disciplinada, avaliação de organizações e gestão de riscos.

Desde o seu lançamento, em 1949, essa obra é considerada a Bíblia do mercado de ações. O conteúdo trata dos princípios pessoais e comportamentais que um trader iniciante deve direcionar diante de suas aplicações.

6. Axiomas de Zurique (Max Gunther)

Axiomas de Zurique, escrito pelo autor Max Gunther, é baseado na história de traders suíços que, após a Segunda Guerra Mundial, alcançaram grande sucesso no mercado financeiro, por meio de investimentos em imóveis, commodities e moedas estrangeiras.

Este livro explora as estratégias e os princípios seguidos pelos suíços em suas operações e mostra as lições que podem ser aprendidas a partir de suas experiências, abordando a importância da disciplina e do gerenciamento de riscos.

Além disso, oferece insights sobre como evitar erros comuns, aumentar seus lucros e tomar decisões inteligentes no mercado financeiro. Todas as regras dessa obra estão divididas em 12 axiomas principais e 16 secundários, que precisam ser seguidas em busca de especulações de sucesso.

7. Reminiscências de um Especulador Financeiro (Edwin Lefèvre)

O livro de Edwin Lefevre conta a trajetória de Jesse Lauriston Livermore, um dos traders americanos mais famosos, considerado o maior ícone da história de Wall Street.

Os acontecimentos apresentados vão desde 1890, quando o americano começa a ganhar dinheiro no mercado, até o final dos anos 1920, quando ele ganha cerca de 100 milhões de dólares com a quebra da bolsa de Nova York.

Os leitores podem acompanhar o autor numa história que leva a diversos casos em que o personagem está financeiramente falido e depois de perder várias fortunas multimilionárias enquanto fazia vendas, recupera para acumular nova força e finalmente entender o comportamento do mercado financeiro.

Por fim, para aqueles que desejam se tornar um trader, não é necessário ter graduação acadêmica específica, mas sim bastante estudo e prática no ramo. Um dos principais princípios exigidos, por exemplo, é o domínio da análise técnica, em que se verificam gráficos para acompanhar as oscilações dos preços das ações.

Outro aspecto relevante é ter clareza dos seus próprios objetivos com os rendimentos e saber que a chance de perder dinheiro existe. Portanto, investir tempo para aprender e pesquisar minuciosamente todos esses livros para trader, assim como determinar metas realistas, ajudará a encontrar as soluções corretas para uma negociação bem-sucedida.

Dica bônus “Formação de Traders”

Para te ajudar ainda mais, decidimos disponibilizar uma dica bônus!

O livro “Formação de Traders”, escrito por Rodrigo Puga, trader e sócio do modalmais, é um livro técnico que tem o objetivo de passar todo o conhecimento teórico que um investidor precisa para ter sucesso.

Com informações sobre análises técnicas e indicadores, o livro mostra um pouco sobre o cenário em que o trader está habituado a lidar. Ele é indicado desde o iniciante, até o avançado, e mostra toda teoria necessária para se tornar profissional.

E o melhor de tudo, você pode ter acesso ao livro de forma gratuita. Para receber o livro na sua casa, basta abrir sua conta no modalmais e operar 10 minicontratos com a RLP ativa!

Gostou do conteúdo? Então, assine agora mesmo nossa newsletter. e receba em tempo real todos os artigos lançados!

Ainda não é cliente? Abra a sua conta no modalmais 

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.