Blog do modalmais

Times and Trades: entenda a importância para o Day Trade

Times and Trades: entenda a importância para o day trade

Se você é um investidor que realiza operações a curtíssimo prazo e deseja ter uma visão mais completa das movimentações dos players, é fundamental conhecer o Times and Trades, técnica aplicada durante o Tape Reading.

Como é um assunto que contribui diretamente para o seu sucesso no mercado — especialmente para quem realiza operações a curto prazo, como day trade —, preparamos este conteúdo especial que traz os principais tópicos sobre o assunto. Continue esta leitura para saber mais sobre o tema!

O que significa o termo Times and Trades ou Times and Sales?

Também chamado de Times and Sales, ou histórico de negócios por alguns players do mercado, Times and Trades é um arquivo disponível em plataformas de trading que registra todos os negócios realizados na Bolsa de Valores (B3). Entender esse conceito é fundamental para analisar a força de uma operação day trade, pois ela traz variáveis que não podem ser ignoradas quando você pretende analisar o Fluxo de Agressão.

Com ele se pode visualizar os players que estão fazendo agressões, com que frequência elas são feitas, quais são as quantidades etc. Outros insights importantes são relacionadas a identificação das medidas tomadas pelos grandes operadores do mercado.

Quando um investidor vende ou adquire um ativo (efetuou uma agressão), suas operações podem fazer com que os preços se movimentem. Isso acontece quando a quantidade do ativo disponível a um determinado preço não é suficiente para atender sua demanda. Assim, o valor dos papéis que restaram para compra ou venda têm um valor alterado.

Nesse exemplo, o trade encontra uma oportunidade para fazer negociações mais vantajosas. Por isso, quando ele for usado junto ao Book de Ofertas, o player tem praticamente tudo que ele necessita para fazer suas operações.

Como é possível usar histórico de negócios para análise de força no day trade?

Na prática, você se deparará com abas assim que abrir o Times and Trades. Cada uma delas tem várias informações e você precisa entender exatamente o que está analisando para que elas sejam úteis para sua rotina de day trading. Veja quais são essas abas a seguir:

Negócios

Essa aba “lista” todas as negociações que passaram pelo Book de Ofertas e foram concluídas na prática. Eles ainda são separados pela data (incluindo hora exata), valor da transação, quantidade dos ativos, quem executou a ordem (corretora que fez a operação) e o tipo de agressor (como comprador, vendedor ou RLP).

Com isso, você pode saber se há um player que alterará os lotes e impulsionará o mercado a uma certa direção, além de identificar se ele é um comprador ou vendedor.

Ordem original

A aba “ordem original” é oriunda da de negócios e mostra as agressões de forma mais completa e resumida. Ao abri-la, pode-se saber mais especificamente a boleta que um certo player encaminhou no mercado. Imagine que um operador faz alguma ordem de grande quantidade de um título no mercado. Isso não significa que haverá uma mesma oferta na contrapartida.

Por exemplo, na aba de ordem você verifica que um grande player investidor enviou ordem para comprar 200 contratos. Ao verificar a aba de negócios, é possível perceber que a compra foi fracionada e ele adquiriu os papéis de vários vendedores. Nesse exemplo, você obteve uma informação relevante sobre a ordem original.

Compradores e vendedores

Tanto os compradores como vendedores mostram os players que mais realizaram essas operações durante o dia. A ferramenta possibilita escolher para que as informações sejam mostradas em tabelas, gráficos ou ambos.

Em razão da falta de oferta a certos preços, as quantidades dos ativos podem ser negociadas em valores variados. Caso isso ocorra, o valor dos ativos é ressalvado com um asterisco (*) para mostrar que nem todos os ativos foram negociados exatamente com o preço mostrado.

Saldo

Como o nome indica, essa aba traz o saldo das operações, que é o resultado simultâneo entre o que foi comprado e vendido de determinado player. É possível customizar como essas informações são apresentadas, que pode ser em gráficos ou de forma tabelada, com volume financeiro, entre outras opções. De forma geral, os dados mais utilizados são o nome do player (corretora), volume das operações e média das operações.

Graças ao saldo você pode verificar tomadas de posição, como os ativos com volume de mais vendidos ou comprados durante o dia, se os players estão com preço médio favorável etc. Uma forma de utilizar esse recurso é abrindo uma janela com os ativos mais adquiridos e outras com os mais vendidos.

Evolução no tempo

Por fim, a aba de evolução no tempo mostra o saldo dos players no fim do dia. Será possível estudar exatamente o que foi realizado por algum investidor ou um conjunto deles, o momento em que eles começaram a comprar, por quanto tempo manteve a posição e quando ela foi zerada.

O investidor ainda pode clicar com o botão direito do mouse e clicar em gráfico para incluir na ferramenta o preço do papel e o indicador de Volume Weighted Average Price (VWAP). Nessa opção também é possível tirar ou colocar algum player da aba.

trader analisando histórico de transações no Times and Trades
Na ferramenta, é possível escolher os tipos de trades que serão exibidos, como os trades normais (padrão), as compras e vendas realizadas pela mesma corretora (diretos) e os feitos durante um leilão (leilão).

Como usar as análises?

Para extrair o máximo dessa ferramenta durante sua rotina de day trade, é importante que você saiba como utilizá-la adequadamente. Veja as melhores dicas a seguir.

Personalize a ferramenta

O investidor tem uma certa liberdade para customizar o Times and Trades, tornando-o ideal para suas necessidades específicas. Por exemplo, nele é possível configurar os tipos de trades que serão exibidos, como os trades normais (padrão), as compras e vendas realizadas pela mesma corretora (diretos) e os feitos durante um leilão (leilão).

Faça o monitoramento de trades

É importante que você faça o monitoramento dos players com maiores movimentações. Basicamente, você pode clicar com botão direito no Times and Trades, clicar em propriedades, selecionar tipo de trade e, na parte sobre agentes monitorados, fazer a coloração dos players. 

Assim, quando operações de grande volume são feitas, elas terão uma coloração diferente das outras, facilitando o monitoramento de um operador.

Acostume-se com a técnica

Pelo fato de trazer um grande número de informações e as negociações acontecerem a uma velocidade impressionante, você precisará ter um olho treino para acompanhar o ritmo de dados que chegam do Times and Trades. Além disso, quanto mais liquidez um ativo tiver, mais acelerado será o fluxo de informações que passa pela sua tela.

Antes de iniciar suas operações de day trade, é recomendável que o investidor passe horas apenas observando a ferramenta. Essa dica permitirá que você se acostume com o Times and Trades, não seja sobrecarregado com excesso de dados, possa identificar padrões, movimentações ou estratégias operacionais no Day Trade.

Usar outros recursos simultaneamente

Saiba que o Times and Trades é uma das técnicas que faz parte do Tape Reading, sendo importante usar outros recursos simultaneamente para garantir que você faça as operações mais vantajosas para seus objetivos do day trade, como Book de Ofertas, Volume at Price, Super DOM, Ranking de players, entre outros.

Por exemplo, para fazer a leitura de fluxo é preciso ter Times and Trades e um Book de Ofertas. Se as ordens de compra que estavam no Book são consumidas, então o agressor é o vendedor e a corretora que efetuou a operação fica registrada na coluna da direita no Times and Trades.

Por outro lado, se ordens de venda que estavam no Book são consumidas, então o agressor é o comprador e a corretora será exibida na coluna da esquerda do instrumento.

Quais são os benefícios que essa técnica pode proporcionar?

Passar a usar esse instrumento no seu dia a dia trará vários benefícios para seus investimentos, podendo ajudá-lo a conquistar seus objetivos e potencializar seus rendimentos. Entenda a seguir quais são as principais vantagens proporcionadas.

Identificação de agressões

Você conseguirá observar de forma mais precisa a força das agressões no mercado, tanto no sentido do vendedor ou comprador, dependendo de qual deles iniciou o negócio. Isso acontece porque as ordens executadas a partir de ponta consomem os ativos e possibilitam identificar o tipo de player que está negociando o ativo naquele momento. Alguns exemplos de informações que você pode obter são:

  • a disposição do player em uma região de interesse em um ativo, o que é observado pela quantidade de lotes realizados;
  • quantos players estão forçando o rompimento de uma certa barreira de preço;
  • se grandes instituições estão utilizando robôs ou algum tipo de algoritmo.

Visão ampla do mercado

Quanto mais ampla sua visão do mercado, maiores serão suas chances de fazer operações mais certeiras e mais lucrativas. O Times and Trades ajuda nesse objetivo pelo fato de ajudar a descobrir as táticas de cada um dos grandes operadores, informação valiosa que beneficiará seus próprios trades.

É inegável que o Times and Trades é bastante útil para sua rotina de day trade, já que aumentará consideravelmente sua força de análise. Para conseguir utilizá-la adequadamente, é necessário contar com uma instituição que ofereça todo o suporte que você precisa, além de ensinar como usar essas ferramentas adequadamente.

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.