Blog do modalmais

Aluguel de Ações: como ganhar dinheiro com este tipo de operação?

O Aluguel de Ações pode ser uma ótima oportunidade para quem busca uma renda extra. Para saber mais, continue neste artigo!

Daremos foco principal aos seguintes tópicos:

  • O que é o Aluguel de Ações?
  • Sou Doador: Como alugo minhas ações e recebo uma renda extra?
  • Sou Tomador: Como alugo ações de terceiros para ganhar dinheiro com a bolsa caindo?
  • Só posso alugar ações?
  • Vantagens de alugar minhas ações (doar ações).
  • Vantagens de alugar ações de terceiros (tomar ações).
  • Como alugar minhas ações ou para tomar ações de terceiros?
  • Como Alugar minhas Ações?

Boa Leitura!

O que é o Aluguel de Ações?

Aluguel de ações é um tipo de operação que pode ser feita na bolsa de valores onde uma pessoa “empresta” um ativo para outra pessoa mediante o recebimento de uma taxa de aluguel pelo prazo em que as ações ficam emprestadas.

Existem dois tipos de estratégias de aluguel de ações:

1. Doador: são pessoas que tem Ações e não pretendem vendê-las no curto prazo.

Se você tem ações e não pretende vendê-las no curto prazo, você pode obter uma renda extra com o aluguel delas, rentabilizando melhor a sua carteira.

2. Tomador: são pessoas que querem se beneficiar de um mercado em queda.

Se você acha que uma determinada ação vai cair, você pode ganhar dinheiro com esta queda pegando emprestado ações com alguém, vendendo estas ações emprestadas no mercado e posteriormente recomprando-as a um preço menor.

Fazendo um paralelo com aluguel de imóveis, imagine que o doador é o proprietário e o tomador é o locatário.

Sou Doador:  Como alugo minhas ações e recebo uma renda extra?

O modalmais disponibiliza um sistema para você colocar as ações que deseja alugar. As ações ficam em uma fila aguardando um cliente tomador fazer o negócio e, depois, nossa mesa de operações fará a análise e você será notificado por e-mail quando as suas ações estiverem disponíveis no mercado. Vale lembrar que somente as quantidades livres e desembaraçadas são colocadas disponíveis para aluguel.

Cada ação tem uma rentabilidade de mercado, e isso varia muito. Você pode colocar um percentual que deseja alugar ou simplesmente deixar a taxa de aluguel “a mercado” como sugestão.

Para doar a sua carteira dentro da área logada, siga este caminho: “Bolsa de Valores” > “Ações” > “Aluguel de Ações” > “Nova Boleta” > “Doar”.

Sou Tomador: Como alugo ações de terceiros para ganhar dinheiro com a bolsa caindo?

O modalmais disponibiliza um sistema para você colocar as ações que deseja alugar (tomar). As ações ficam em uma fila de execução de aluguel e, depois, você será notificado por e-mail quando as operações forem realizadas.

Cada ação tem uma rentabilidade de mercado, e isso varia muito. Você pode colocar um percentual que deseja alugar ou simplesmente deixar a taxa de aluguel “a mercado” como sugestão.

Para alugar ações, você precisa ter patrimônio desagiado suficiente para fazer frente à chamada de margem que a B3 fará. Confira aqui a lista de ativos aceitos e seus respectivos deságios para alavancagem.

Para tomar ações dentro da área logada, siga este caminho: “Bolsa de Valores” > “Ações” > “Aluguel de Ações” > “Nova Boleta” > “Tomar”.

A maioria dos contratos de aluguel de ações é de 30 dias e reversível, pois quem aluga (tomador ou doador) pode encerrar o contrato a qualquer momento. Se o contrato for revertido antes do término, o doador receberá a rentabilidade do período alugado e, caso seja solicitado o recall, há a possibilidade de continuar com o mesmo papel, porém, com outro doador.

Só posso alugar ações?

Não. A operação de aluguel mais comum é com ações, mas os ativos que podem ser alugados são:

Vantagens de alugar minhas ações (doar ações):

Vantagens de alugar ações de terceiros (tomar ações):

  • Aumenta suas chances de lucro em operações com o mercado em queda realizando uma venda a descoberto (você pode vender a ação alugada).
  • Permite executar a parcela Short (vendida) numa operação de Long & Short.
  • Permite operações de lançamento coberto de opções utilizando as ações alugadas como garantia.

Como alugar minhas ações ou de terceiros pela equipe de atendimento do modalmais?

Diferentemente da maioria das corretoras, o modalmais tem uma equipe dedicada e exclusiva para trabalhar sua necessidade, seja ela alugar de terceiros (tomar) ou alugar suas ações (doar) com o objetivo de obter uma renda extra. Essa equipe dedicada tem a missão de buscar as melhores taxas para o prazo desejado, com a maior rapidez possível.

Caso prefira realizar essa operação diretamente pelo nosso chat, clique aqui e fale com o atendimento online.

Conclusão

O Aluguel de ações é um tipo de operação que pode ser feita na bolsa de valores onde uma pessoa “empresta” um ativo para outra pessoa mediante o recebimento de uma taxa de aluguel pelo prazo em que as ações ficam emprestadas.

Ideal para quem deseja obter uma renda extra através do recebimento da taxa de aluguel, mantendo a propriedade das ações. Continuar recebendo dividendos, juros sobre capital próprio e outros proventos.

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no Modal Banco Digital do Investidor

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.