Blog do modalmais

Proventos: o que são, como funcionam e como ganhar dinheiro com eles?




Os proventos são benefícios distribuídos pelas organizações aos seus sócios. Ou seja, são maneiras de remuneração baseada em um capital efetivo, dinheiro entregue aos acionistas, ou novas ações realizadas pela própria empresa. Normalmente, as instituições de capital aberto distribuem aos seus acionistas.

É importante ressaltar que os proventos são uma fonte essencial de capital e de participação no desenvolvimento do negócio. Saiba que, mesmo que os investidores sejam sócios da mesma organização, eles podem receber proventos diferentes. Isso ocorre especialmente para quem apresenta ações preferenciais da companhia. Continue a leitura e saiba mais informações!

Quais são os principais tipos de proventos?

Existem alguns proventos mais conhecidos no mercado e também mais desejados pelos empreendedores. Eles são comuns a diversas companhias e podem proporcionar excelentes ganhos aos seus acionistas. Confira os principais!

DIVIDENDOS
Os proventos mais conhecidos no mercado financeiro são os dividendos. Trata-se da maneira que as organizações têm para distribuir parte dos lucros aos seus acionistas, o que é feito depois do pagamento do Imposto de Renda pela organização.

Cada instituição oferece uma porcentagem de pagamento e uma periodicidade de dividendos próprios. Para saber como isso é feito, você pode buscar no estatuto da empresa. Esse tipo de provento também é muito realizado por fundos imobiliários, que costumam distribuí-los mais vezes.

É válido mencionar que a Lei das SAs estabelece que toda instituição de capital aberto precisa distribuir, ao menos, 25% do lucro líquido aos seus sócios. Contudo, em algumas situações, a lei autoriza a eliminação desse pagamento, principalmente se houver contratempos financeiros.

BONIFICAÇÃO
A bonificação é um importante benefício direcionado aos sócios de uma empresa, mas ele é distribuído por meio de ações, e não de dinheiro. Isso ocorre quando a organização emite novos papéis para mudar parte do lucro em reserva de capital social. Assim, cada empreendedor recebe determinada quantidade de ações, proporcionais à quantidade que eles já apresentam.

JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO
Os juros sobre capital próprio não estão livres do pagamento do imposto de renda. O JSCP funciona como uma despesa para a instituição. Desse modo, a empresa não paga o imposto do JSCP.

Nas demonstrações financeiras, o JSCP surge como uma despesa. As empresas que decidem distribuir o JSCP realizam isso como uma forma de pagar menos imposto. Logo, os sócios devem pagar uma alíquota de 15% do imposto de renda, retido na fonte.

DIREITO DE SUBSCRIÇÃO
Existem também os direitos de subscrição. Eles acontecem quando a empresa decide emitir novas ações, sendo que seus acionistas apresentam o direito de comprar esses papéis pelo valor de emissão, que é mais baixo que o oferecido pelo mercado. Os sócios têm o direito de continuar com o seu nível de participação na companhia.

Como consiste em um direito, o acionista pode ou não o praticar. Com isso, ele tem 30 dias para decidir se realiza a aquisição de novas ações ou não. Se não for o desejo dele ter mais ações, ele pode negociar seu direito de subscrição do mercado, da mesma forma que se vende ações. Com isso, ele recebe os lucros.

Como funcionam os proventos?

O pagamento de proventos não acompanha uma agenda única aplicável em todas as organizações. Por exemplo, os dividendos apresentam uma periodicidade mais determinada, uma vez que as organizações devem apurar seus resultados e a sua lucratividade ao mesmo tempo. Porém, não existe uma frequência exata para o pagamento de bonificações ou para o surgimento de novas ações.

É válido ressaltar que, mesmo em casos de dividendos, as empresas apresentam diferentes formas e tempo para pagar. Algumas pagam mensalmente, outras trimestralmente e tem algumas que fazem semestral ou anualmente. Essa ação depende das regras estabelecidas pela própria instituição.

Para pagamentos de dividendos, existem algumas regras e normas internas na empresa que devem ser seguidas para que a distribuição ocorra. Após liberado internamente, o pagamento é informado ao mercado por meio de um protocolo, registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Além do mais, a organização pode usar seus canais de comunicação para informar a respeito desse pagamento.

Os acionistas precisam prestar atenção nas datas divulgadas pelo negócio, uma vez que o compromisso estabelecido com a empresa precisa ser cumprido. O dinheiro pago pelos investimentos é depositado na conta dos acionistas. Os pagamentos ocorrem com intermédio da Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC).

Como ganhar dinheiro por meio de proventos?

Muitas pessoas desejam ter uma renda fixa. Umas das formas de conseguir realizar esse sonho é por meio da criação de uma carteira com foco no recebimento de proventos. Dessa maneira, você conseguirá usar o dinheiro para as suas necessidades.

Contudo, não busque pela empresa apenas porque ela paga bons proventos. Isso porque pode acontecer de ela não investir bem em seus processos e, com isso, acabar ficando para trás no mercado.

Sendo assim, o indicado é realizar uma análise minuciosa para conseguir investir em uma organização com bons propósitos. Logo, não corre o risco de você ficar no prejuízo e preocupado.

É importante destacar que a renda de proventos é variável. Assim, é válido colocar em prática diversas estratégias de investimentos. Você pode optar por empresas que estão em fase de crescimento nas especulações. É preciso buscar por ações do seu interesse para impulsionar sua rentabilidade. Diversas pessoas estão pensando em ter uma aposentadoria por meio dessa prática.

Portanto, é perceptível que os proventos são um meio de conseguir aumentar a rentabilidade no final do mês. Quem deseja investir seu dinheiro, uma forma eficiente é adquirir ações de empresas que apresentam proventos com uma opção de crescimento e desenvolvimento.

Os acionistas são importantes para o sucesso da empresa, visto que eles pagam para participar do lucro, além de buscar por estratégias de crescimento e desenvolvimento. Hoje em dia, é essencial buscar por uma estabilidade financeira, logo os proventos são uma ótima forma de conseguir viver bem no futuro.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.