Blog do modalmais

Aprenda como economizar: 11 dicas para fazer seu dinheiro render mais

Saber como economizar é primordial para ter uma poupança, conseguir aproveitar as boas oportunidades ou para utilizar em algum momento de emergência. Essa ação garante mais segurança e conforto para você e sua família.

Nesse sentido, é necessário ressaltar que guardar dinheiro não é uma tarefa fácil, mas é primordial para realizar diversos sonhos. Gastar mais do que ganha ocasiona muitos contratempos financeiros e que devem ser evitados.

Quem consegue administrar bem o seu dinheiro pode fazer viagens, comprar um imóvel, investir em uma empresa, entre outras coisas. Sendo assim, continue a leitura e conheça 11 dicas para fazer seu dinheiro render mais!

1. Quite as dívidas

As dívidas precisam ser analisadas com cuidado e atenção. É preciso que você busque quitá-las o mais rápido possível. Para isso, é válido analisar os parcelamentos longos e os financiamentos que precisam pagar. Assim, você poderá encontrar uma forma rápida de quitá-los.

Existem dívidas que oferecem amortização de juros, caso você decida antecipar o pagamento das parcelas. Desse modo, você consegue economizar um valor satisfatório ao fazer o pagamento.

2. Crie metas acessíveis

Ter metas acessíveis e reais ajudam a poupar um dinheiro significativo durante o mês. As metas criadas precisam ser realistas, ou seja, precisam estar de acordo com sua necessidade.

Não é nada interessante criar algo que você não seja capaz de cumprir. Os seus objetivos precisam estar de acordo com sua realidade, para que você não se frustre e desista de economizar.

3. Avalie o orçamento doméstico

Grande parte do dinheiro mensal é destinado para as despesas domésticas, sendo que compras desnecessárias podem afetar as finanças. Dessa forma, para conseguir economizar, é preciso avaliar o orçamento doméstico, a fim de encontrar gastos que podem ser eliminados sem maiores prejuízos para a qualidade de vida.

É necessário resistir às compras fora do orçamento, mesmo que elas sejam de baixo valor. No decorrer do tempo isso pode acabar afetando o seu dinheiro. Logo, no momento de decidir fazer alguma compra, avalie a real necessidade de fazer a aquisição.

4. Crie uma reserva financeira

Quando estamos guardando dinheiro ou reorganizando as contas, sempre surge um imprevisto de última hora, como uma consulta médica. Para que você não seja surpreendido com essas contas inesperadas, é necessário ter uma reserva de emergência. Ela precisa ser criada assim que você decidir economizar o dinheiro.

Nesse contexto, é válido ressaltar que ter uma reserva proporcionará mais segurança financeira e ajudará você a economizar com uma maior tranquilidade, pois saberá que tem dinheiro para um possível contratempo.

5. Tenha uma renda extra

Para que você não dependa apenas do seu salário líquido para juntar uma grana extra, é válido buscar uma nova opção de renda. Você pode optar por vender algo no serviço para seus colegas, como doces, peças íntimas, ou pode ser freelancer nas horas extras. Esse dinheiro pode ser destinado para os imprevistos que possam surgir.

6. Organize o seu orçamento

Uma maneira eficiente de realizar um bom controle das finanças é por meio de uma eficiente ferramenta. Nela, é indicado listar todos os seus gastos — e cada vez que precisar pagar algo, é preciso anotar tudo.

Para deixar essa obrigação mais rápida e ágil, você pode recorrer a uma planilha de Excel ou a um aplicativo. Isso contribuirá com seu controle financeiro e você saberá como economizar.

É fundamental registrar os gastos básicos, os variáveis e os pequenos. Afinal, diversas vezes, o que afeta suas despesas não são as contas fixas, mas os custos que surgem no dia a dia. Quando você coloca tudo em uma tabela, fica mais fácil perceber e criar ações para reduzi-los.

Os aplicativos e softwares financeiros podem ser um grande aliado para deixar as contas mais organizadas. Por meio deles, você consegue inserir todas as contas e, assim, não corre o risco de perder algum débito importante.

7. Gaste menos do que você ganha

Para que sobre dinheiro no final do mês e você consiga guardar, é essencial gastar menos do que ganha. Caso você extrapole com aquisições supérfluas, pode acabar ficando no vermelho, e suas contas, prejudicadas. Essa dica é fundamental para quem deseja ter uma poupança guardada para realizar os sonhos.

8. Pague os débitos em dia

Outro jeito de conseguir juntar dinheiro é pagando os débitos no dia do vencimento. Sendo assim, é preciso que você priorize as contas que estão perto de vencer na hora em que recebe seu salário.

Quando as contas ficam atrasadas, os juros e as multas são altíssimos e você precisará desembolsar um valor que poderia ser poupado. Dessa forma, pague suas dívidas em dia para evitar esse problema.

9. Busque fazer compras à vista

As compras à vista são uma ação mais econômica e uma ótima maneira de gastar menos dinheiro — já que você deve juntar o valor e, só depois, comprar algo que deseja. Durante esse momento, você pode aproveitar para realizar boas negociações e conseguir bons descontos. O dinheiro que sobra, pode guardar, é claro.

10. Utilize menos o cartão de crédito

Mesmo que você tenha um cartão de crédito com um limite elevado, ele deve ser usado em situações realmente necessárias, como uma consulta médica. Se você tiver o costume de utilizá-lo com maior frequência, pode acabar fazendo compras por impulso e não conseguir pagar no final do mês.

11. Invista seu dinheiro

Realizar bons investimentos é uma excelente forma de conseguir valorizar seu dinheiro. Mesmo ganhando pouco, você consegue economizar para investir em boas oportunidades de crescimento. Assim, é válido investir o seu dinheiro em aplicações que proporcionam uma rentabilidade satisfatória.

Para saber como economizar é preciso melhorar a gestão do próprio dinheiro. Por meio de boas ações, você consegue melhorar a rentabilidade mensal e guardá-lo para se proteger contra possíveis eventualidades, manter o padrão de vida e realizar bons investimentos.

Quando o dinheiro é bem gerido, os resultados são positivos e você consegue viver de maneira tranquila e segura.

Gostou do nosso post? Então, aproveite e siga o modalmais no telegram para ficar por dentro de outros assuntos importantes!

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.