Blog do modalmais

Controle emocional: como manter para operar na Bolsa de Valores?

Controle Emocional

Você, com certeza, já teve de tomar decisões e, dependendo da situação em que se encontrava, sabe que as suas emoções foram determinantes para a escolha. Assim também funciona no mercado de ações. Diariamente, os investidores precisam decidir se compram ou vendem um ativo, quanto investir, entre outras questões.

O controle emocional do trader nesses momentos é crucial. Afinal, o mercado é volátil e nem sempre tomar uma decisão no calor do momento será positivo. Logo, é preciso ponderar sobre as opções, deixando os sentimentos de lado e considerando os resultados futuros. A ideia deste artigo é mostrar justamente a importância de ter esse controle e definir as atitudes mais adequadas para cada momento.

Continue a leitura e confira!

Qual é a importância do controle emocional para operar na Bolsa?

Quem lida com investimentos sabe o quão importante é ter controle emocional para operar. O desenvolvimento de tal característica começa por reconhecer emoções, observando os momentos que despertam cada um dos sentimentos: da euforia à decepção.

Sabemos que, quando se trata de operações em Bolsa de Valores, as emoções do investidor podem ser tão voláteis quanto o mercado em si: os preços dos ativos sobem e descem, de acordo com os movimentos de compra e venda dos investidores, que por sua vez, tomam suas decisões baseadas em fatores ligados à economia, política e gestão das empresas que ofertam suas ações.

Por isso, dominar as emoções é um fator determinante para quem deseja sucesso em suas operações. Outro aspecto a ser considerado é utilizar uma metodologia de questionamento, focando em questões sobre o grau aceitável de prejuízos, a capacidade de análise que o levará a reconhecer se uma empresa é boa, quando uma ação está barata, entre outras.

A avaliação o ajudará a estabelecer um plano, a fim de que o ciclo de emoções não prejudique os resultados.

Como funciona o efeito manada?

O efeito manada é um termo utilizado na psicologia para descrever situações em que um grupo de pessoas reage de uma maneira similar, ainda que irracionalmente. A reação ocorre por uma pressão exercida pelo grupo.

Tal efeito pode ser observado nos investimentos financeiros, predizendo tendências comportamentais de acordo com as mudanças do mercado. A característica reduz o tempo de tomada de decisão – que nesse caso, ocorre por impulso – e aumenta as chances de resultados negativos, pois considera o medo de perder, ou apenas uma opinião, – e não dados –, sem considerar a complexidade imersa nos investimentos.

Uma consequência muito comum é a criação das chamadas bolhas. O que acontece é que essas bolhas inflam à medida que um ativo apresenta uma boa performance. Isso faz com que seu valor de mercado cresça até um nível que vai além de qualquer racionalidade econômica.

É nessa fase que o efeito manada faz com que investidores continuem investindo no ativo. A partir do momento em que essas pessoas não estão mais dispostas a comprar nesse nível de preço atingido, leva ao colapso e à queda do valor. Consequentemente, ocorrem os prejuízos.

Mas como fugir do efeito manada?
O primeiro ponto é lembrar-se de que as operações na Bolsa de Valores envolvem análises e estudos. Ou seja, não há espaço para atitudes irracionais, o que é algo comum no efeito manada. Por mais que o movimento seja motivado, em geral, pelo medo da perda, ele de fato aumenta as chances de que isso aconteça.

O ideal, antes da tomada de decisão, é realizar uma análise e checar se existem motivos concretos para que determinado ativo esteja se comportando daquela forma. Observe se a motivação para a alta dos preços não é apenas o efeito de uma bolha, conheça os riscos de investir e tenha convicção de que aquela é a melhor decisão.

Evite agir por impulso e não se esqueça dos seus objetivos. O mesmo se aplica à venda de um ativo em um preço abaixo do de compra, motivado por uma queda rápida e acentuada. Lembre-se do seu plano de investimentos e dos motivos que o levaram a investir, o que, com certeza, afetará a sua decisão. Se deparar com a volatilidade dos ativos será comum na sua jornada, sendo melhor, em alguns casos, manter o investimento do que vendê-lo.

Como o planejamento e o foco ajudam a controlar as emoções?

Planejamento e foco são duas palavras que devem fazer parte do seu vocabulário como investidor, cruciais para o controle emocional como trader. Considerando todos os fatores que causam a volatilidade do mercado de ações, o investidor precisa saber como administrar o seu dinheiro.

Mais do que nunca, planejar-se financeiramente é essencial. Vale destacar que o planejamento não é apenas juntar dinheiro e fazer uma aplicação. É preciso saber onde você quer chegar e quando. Diante disso, confira as dicas a seguir para conseguir estabelecer seu plano!

Analise a sua situação financeira atual

Qual é a sua renda? De onde vem a maior parte de seus recursos? Como é a divisão dos seus gastos? Pense sobre todas as questões para avaliar a sua situação financeira atual. A ação é fundamental para que você saiba quais são os seus hábitos financeiros e o quanto precisará e poderá investir para atingir o seu objetivo.

Antes de mais nada, crie uma reserva de emergência, que, como o próprio nome sugere, servirá como uma garantia de que você poderá se manter, mesmo que por um pequeno período, caso aconteça uma emergência, como a necessidade de pagar um exame médico, remédios, ou se perder o emprego, por exemplo.

Conheça seu perfil de investidor

Basicamente, há três perfis de investidores, que são: conservadores, moderados e arrojados. Cada um deles tem uma tolerância a riscos, o que é um fator determinante na hora de escolher o tipo de investimento. Por exemplo, se um investidor conservador investisse em ações, certamente, devido à sua baixa tolerância a risco, estaria mais propenso a entrar em um efeito manada, caso visse os preços de suas ações caírem.

Tenha um objetivo 

Independência financeira, aquisição de um bem (carro, casa ou outro), realização de uma viagem: não importa qual a sua meta, tenha em mente qual seria ela e o quanto você precisará para alcançá-la.

Tendo o objetivo definido, saiba em quanto tempo você pretende atingi-lo. O tempo será um fator decisivo para escolher os produtos que mais se adequam às suas necessidades e aos seus objetivos.

Foque na diversificação dos seus investimentos 

O controle emocional do investidor sofre interferência direta pela maneira como ele aloca seus recursos. Portanto, procure diversificar os seus investimentos de acordo com o seu momento de vida, as suas aspirações e, também, o seu capital.

Lembre-se de três coisas que você precisa: rentabilidade, segurança e liquidez. O combo trará mais tranquilidade para o seu dia a dia e evitará que você seja guiado por emoções fortes ao operar na Bolsa de Valores.

Portanto, faça uma divisão percentual entre renda fixa e renda variável, levando em consideração as suas metas e perfil de investidor.

Esteja focado 

Busque o aperfeiçoamento constante com relação aos seus investimentos. Isso significa estudar as empresas nas quais se está investindo, avaliar se os ativos continuam rendendo e acompanhar o mercado, bem como a necessidade de reprogramação dos investimentos.

Quanto mais souber sobre essas questões, maiores serão o seu foco em relação aos seus objetivos e o seu controle emocional. Portanto, ao investir, não deixe de acompanhar o desempenho de sua carteira.

Como treinar na Bolsa ao vivo?

Que tal treinar ao vivo na Bolsa de Valores e simular potenciais investimentos? Para aqueles que estão iniciando os seus investimentos ou mesmo os que são experientes, a alternativa de simulação é a ideal para não mergulhar de cara no risco.

Por meio de simuladores de plataformas de negociação, como o disponibilizado pelo Tryd, é possível treinar suas operações na Bolsa de Valores, sem expor seu dinheiro real. A ideia é que o investidor se familiarize com o ambiente e as ferramentas antes de alocar o seu patrimônio em ações ou outros ativos negociados em ambiente de Bolsa de Valores.

Por meio dos simuladores, é possível acompanhar o mercado em tempo real. É como se você estivesse operando em um ambiente real, administrasse a carteira e visse o resultado de suas operações – mas sem expor seu dinheiro.

Analisar a situação, permitir-se sentir, buscar equilíbrio e adquirir conhecimento: para que o trader mantenha o controle emocional, é necessário ter essas variáveis como regras em seu dia a dia de operações. Ao longo do artigo, você pôde perceber o quanto saber controlar-se é determinante para o sucesso como investidor, além de fundamental para lidar com a complexidade que é o mundo de investimentos.

Os simuladores são grandes aliados nesse sentido. Portanto, se você deseja ter operações com resultados mais satisfatórios, abra a sua conta no modalmais e acesse a plataforma Tryd!

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.