Blog do modalmais

O que é o gráfico de Heikin-Ashi e como ele pode ajudar no day trade?

O gráfico de Heikin-Ashi é uma importante técnica de negociação, embora não seja muito conhecido no mercado financeiro. O mais visto nos vídeos, fotos e canais é o de Candlestick ou gráfico de velas. Visualmente, esse último modelo é mais simples e fácil de utilizar.

Contudo, as principais plataformas de investimento trazem outros modelos que podem auxiliar muito o operador de mercado. Principalmente, quem opta por estratégias operacionais para operar no Day Trade, como as operações especulativas ou até Swing Trade, por exemplo.

Neste artigo, mostraremos tudo sobre o gráfico de Heikin-Ashi, mostrando seu conceito, formação e como ele pode ser utilizado. Continue lendo!

O que é o Heikin-Ashi?

O Heikin-Ashi é uma técnica de negociação que foi criada com o objetivo de equilibrar os dados de preços para formar um gráfico de velas (candlestick) que serve para eliminar alguns ruídos de mercado.

O resultado desse gráfico é uma representação mais clara da tendência de mercado, bem como dos principais movimentos de preços. Os operadores, principalmente, os que atuam no Day Trade, utilizam esse indicador para identificar os melhores momentos de entrada e, principalmente, para tomar a decisão de sair ou permanecer em uma operação.

O gráfico de Heikin-Ashi é muito antigo. Ele foi desenvolvido por volta dos anos 1.700 por um japonês chamado Munehisa Homma. O termo Heikin-Ashi significa ritmo médio ou barra média. Esse formato gráfico é muito fácil de ser confundido com os Candlesticks.

Afinal, eles são muito parecidos e com as configurações de coloração que existem nas plataformas de investimento eles ficam praticamente idênticos em uma primeira e rápida análise. Mas, rapidamente é possível verificar as suas diferenças. Isso decorre principalmente da sua metodologia de cálculo, que mostraremos com mais detalhes no próximo tópico.

Como funciona a fórmula gráfico?

A fórmula do Heikin-Ashi utiliza os dados de abertura e fechamento do período anterior, bem como do atual. Assim, chegamos em uma espécie de indicador de Candlestick mais funcional e completo. Essa metodologia é muito diferente da forma com que os demais gráficos são formados.

Assim, a fórmula de formação dos Candlestick do gráfico de Heikin-Ashi utiliza os tópicos seguintes:

  • na abertura: utiliza a abertura da vela anterior + a vela da barra anterior/2;
  • no fechamento: somatório da abertura, máxima, mínima e fechamento/4;
  • na máxima (que é representada pela sombra da vela): valor máximo, abertura ou fechamento;
  • na mínima: valor mínimo, abertura ou fechamento do período.

É importante ter em mente que todas essas contas são feitas automaticamente pela própria plataforma de investimentos. Mas, é interessante entender como o cálculo é feito. Também é importante ter em mente que pode ocorrer um delay entre a formação do box do Heikin-Ashi e dos outros tipos gráficos convencionais.

Como utilizar no Day Trade?

Agora que você entendeu como o gráfico de Heikin-Ashi funciona, bem como sua fórmula de formação, nós mostraremos como ele pode ser utilizado em operações de Day Trade. Continue lendo!

Identificação de fortes movimentos

Uma das formas mais comuns de utilizar o gráfico de Heikin-Ashi é na identificação de momentos de forma tendência, ou seja, quando o mercado assume um lado positivo ou negativo. Um trader que identifica esses movimentos têm uma excelente chance para se posicionar a favor dessa tendência.

O mais interessante do Day Trade é que ele consegue lucrar em movimentos de alta e baixa. Portanto, mesmo se os preços comecem a despencar o operador pode ter bons resultados operando vendido. O gráfico pode mostrar claramente esses movimentos e as oportunidades que ele proporciona. 

Identificação de Candlesticks sem sombras no gráfico

Além de apontar a tendência, o Heikin-Ashi também facilita o entendimento da direção desse movimento. O mecanismo de cálculo dos Candlesticks desse formato gera sinais gráficos mais confiáveis e seguros.

Por exemplo, se você encontrar um martelo — que é uma figura gráfica muito utilizada — é possível ter mais assertividade ao fazer a sua entrada nesse momento. Tudo isso, graças à metodologia de cálculo e formação dos Candlesticks.

Formação de Candlesticks que demonstram reversões ou pausas de tendência

Os Candlesticks do gráfico de Heikin-Ashi também formam as sombras comumente encontradas nos gráficos convencionais. Dessa forma, é possível aplicar uma das estratégias operacionais mais assertivas com esse formato gráfico.

Isso porque, quando aparece uma sombra no Candlestick é um forte sinal de que uma tendência está se formando, abrindo a oportunidade de se posicionar e aproveitar todo movimento do preço.

Vamos ilustrar com um exemplo. Por exemplo, imagine que o preço está caindo, formando Candlesticks negativos. Em determinado momento, o preço começa a ficar linear, aparecendo sombras na parte de baixo das velas.

Isso mostra a perda de interesse dos vendedores em continuar com o movimento. Nesse momento, podem aparecer investidores interessados em comprar. Assim, você pode se posicionar e aproveitar o respiro do mercado ou, até mesmo, a reversão de tendência.

Associação do gráfico de Heikin-Ashi com indicadores e estratégias

Utilizar apenas um gráfico pode ser bastante arriscado para quem atua com o Day Trade. Por isso, é importante associar alguns indicadores, principalmente, os que demonstram o volume de compras e vendas. Isso porque, entrar em uma operação com pouco volume pode ser muito arriscado.

Afinal, um único investidor pode entrar na posição contrária a sua e com um forte apetite. Assim, você pode perder dinheiro. Além disso, também é possível utilizar médias móveis para auxiliar na tomada de decisões.

O Heikin-Ashi também pode ser associado a outros tipos de estratégias que fogem da análise gráfica. Operadores que preferem a análise de fluxo (Tape Reading) podem utilizar esse modelo gráfico para confirmar suas operações, ou ainda, para ter uma visão mais clara do direcionamento do preço.

Assim, esses operadores podem ter uma espécie de filtro para tomar decisões mais assertivas e evitar as operações que podem sair perdedoras.

Por fim, é possível afirmar que o gráfico de Heikin-Ashi pode trazer muitos benefícios para quem opera com Day Trade. Principalmente, para filtrar as melhores operações e remover ruídos que induzem o operador a cometer erros nesse tipo de especulação.

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.