Blog do modalmais

Gráfico Kagi: saiba o que é e como usar em operações de Day Trade

As principais plataformas de investimento oferecem uma série de tipos gráficos para o investidor tomar suas decisões de compra e venda. Um exemplo disso é o Gráfico Kagi, muito interessante para quem atua no mercado futuro com o Day Trade.

Ele não é tão conhecido como o Renko ou o gráfico de Candlesticks. Mas, pode trazer resultados muito interessantes para quem o desbrava. Neste artigo, mostraremos o que é o gráfico de Kagi e como ele pode ser utilizado em operações diárias de Day Trade.

O que é o Gráfico Kagi ou gráficos-chave?

O Gráfico Kagi foi criado no ano de 1870 por comerciantes japoneses que vendiam arroz no mercado. O objetivo era ter uma representação gráfica com as informações do preço do produto como uma linha contínua. Com isso, é possível exibir uma movimentação de preços com menos ruídos de mercado, filtrando eventuais instabilidades que só balançam o preço e não fazem ele se deslocar de verdade.

Com o tempo, o gráfico passou a ser incorporado nas plataformas de investimento, sendo utilizado especialmente por profissionais que atuam no Day Trade. Uma modalidade interessante e lucrativa em que é possível entrar e sair de uma operação no mesmo dia.

O termo Kagi — que também é de origem japonesa — é utilizado para fazer referência aos gráficos-chave. Por muitas vezes, eles também são chamados dessa forma por alguns investidores. Essa representação gráfica é utilizada especialmente por analistas técnicos que desejam filtrar ruídos de mercado, entendendo melhor a real atividade de negociação por parte dos players que, efetivamente, movimentam o preço.

Apesar de ser utilizado na análise técnica, nada impede que alguém que opere a leitura de fluxo também use o Kagi como uma forma de trazer ainda mais informações para seus tradings. O foco principal desse gráfico é oferecer uma alternativa para analisar o movimento do preço.

Diferentemente dos Candlesticks, que se movimentam com base no tempo, o Kagi é baseado exclusivamente no movimento do preço. Sendo semelhante ao Renko, nesse aspecto.

Como o Gráfico Kagi funciona?

Para auxiliar na identificação da direção do mercado, o Gráfico de Kagi indica a tendência do preço com a espessura, bem como a cor da sua linha. Inicialmente, as vermelhas e finas — chamadas de linhas yin — indicam que a tendência que domina o mercado naquele momento é de baixa.

Por outro lado, as linhas verdes e mais grossas — também chamadas de linhas yang — indicam a tendência de alta. À medida que o gráfico se forma é possível detectar algumas figuras. Analisando horizontalmente, é possível notar os ombros. Eles são linhas que ligam ascendentes com descendentes, mostrando a máxima que ocorreu naquele movimento.

Nós também temos a figura gráfica chamada de cintura. Ela é um segmento horizontal. O seu foco é ligar a linha descendente com a ascendente, formando o movimento de mínima no movimento. Assim, a mudança de cor e espessura no gráfico Kagi acontece quando a linha verde fica abaixo da cintura anterior, se transformando em um Yin — tendência de baixa.

Por outro lado, quando a linha Yin fica acima do ombro anterior, temos uma mudança da tendência para uma de alta, naquele momento específico.

Como ele pode ser utilizado nas operações de Day Trade?

Uma das primeiras utilizações que pode ser feita com o Gráfico Kagi é a identificação de tendências de movimentos mais curtos, analisando a cor e espessura das linhas formadas, bem como os processos de reversão que mostraremos anteriormente.

Contudo, uma das principais funcionalidades do gráfico Kagi é na identificação dos canais de tendência, essenciais para quem deseja alongar um pouco mais as operações de Day Trade. Com ele, é possível verificar os limites de alta e baixa que o preço faz, podendo facilmente destacar esses topos e fundos com ferramentas de desenho.

Assim, o trader terá duas opções para fazer suas operações. Primeiro, aguardar o retorno em uma região de topo e entrar na tendência que o gráfico Kagi está mostrando. Ou ainda, fazer operações contra a tendência, o que pode ser mais arriscado e deve ser executado apenas por profissionais mais experientes.

Como acompanhar o Gráfico Kagi em suas operações diárias?

Agora, mostraremos como você pode acompanhar o gráfico Kagi em suas operações diárias. Inicialmente, é importante entender que o preço de fechamento de determinado período é, geralmente, utilizado como fator de entrada no Day Trade. No caso desse tipo gráfico, sua construção também permite esse uso.

Assim, os preços mínimos devem ser considerados quando o mercado se desloca para baixo, quando o máximo no momento que o preço se move para cima. Dessa forma, quando você escolhe um período gráfico é importante levar em consideração um detalhe importante. Quanto maior ele for, maior será a diferença entre o próprio gráfico e o preço.

Logo, os seus stops podem ser maiores se você cadastrar um período muito longo. Tudo isso deve ser muito bem planejado no seu controle e gerenciamento de risco/retorno. Obviamente, estamos tratando de um tipo de operação que é mais arriscada.

Portanto, a simples análise de um gráfico jamais deve ser o único motivador para a sua tomada de decisões de compra ou venda. É interessante aliar esse elemento a outros formatos gráficos, indicadores e estratégias para operar no Day Trade.

Principalmente, para verificar o volume de negociações que estão ocorrendo em determinado momento. Você deve enxergar claramente que o preço está sendo movimentado por uma grande ação de compra ou venda. Assim, as chances de sua operação sair vencedora são maiores.

Por fim, é possível concluir que o Gráfico Kagi é uma excelente ferramenta para quem atua no mercado como Day Trader. Com ele, é possível enxergar com clareza as tendências do preço, fazendo operações mais assertivas e com maior probabilidade de lucro. Desse modo, reduzindo os riscos inerentes a esse mercado.

Gostou deste artigo? Então, assine a nossa newsletter gratuita para receber mais conteúdos como este.

Ainda não é cliente? Abra a sua conta no Banco Digital do Investidor

Siga o Blog modalmais no Telegram

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.