Blog do modalmais

Market Cap: o que é capitalização de mercado?




Mesmo que você não seja um investidor assíduo no mercado, é muito provável que, vez ou outra, se depare com notícias que falam a respeito do desempenho de empresas e suas ações na Bolsa de Valores. Pensando nisso, resolvemos preparar um conteúdo explicando o conceito de Market Cap e o que é capitalização de mercado.

Afinal, qualquer avaliação só pode ser feita por meio de indicadores, de forma que todos os interessados, estejam eles envolvidos ou não no setor, tenham a possibilidade de compreender o panorama, tirar suas próprias conclusões e embasar futuras tomadas de decisão. Continue sua leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Qual é a importância dos indicadores?

Como dissemos, boas avaliações só podem ser feitas por meio de indicadores, que ajudam na compreensão e na padronização em qualquer segmento. No mercado de ações, por sua vez, são usadas métricas específicas, voltadas para que os investidores possam calcular as possibilidades de desempenho das aplicações em curto, médio e longo prazos.

Da mesma maneira, as próprias empresas e os acionistas podem usar tais informações para realinhar estratégias, lançar novos produtos, mudar serviços e aportar investimentos. A comparação dos dados oferecidos e o seu cruzamento com os objetivos traçados permite uma melhor tomada de decisões, com uma perspectiva mais precisa do que pode acontecer.

Qual é o conceito de Market Cap?

Agora que você já está mais familiarizado com a importância geral dos indicadores, podemos ser mais específicos e falar do Market Cap. Trata-se de uma métrica financeira muito utilizada, cujo objetivo principal é o de mensurar o tamanho de empresas ou companhias, tomando como base o valor pelo qual são negociadas na Bolsa de Valores.

Em uma tradução literal, Market Cap quer dizer capitalização de mercado, sendo também uma metodologia para ponderar sobre relevância, identificar o nível de maturidade e compreender se a performance vem sendo satisfatória com o passar do tempo. Com isso, dá para perceber que um ótimo indício de qualidade se traduz em uma evolução positiva do Market Cap.

Como é calculado o Market Cap?

Agora, chegamos na parte prática, que consiste no cálculo do Market Cap de uma empresa ou organização negociada na Bolsa de Valores. Embora isso possa parecer difícil para pessoas menos habituadas ao mercado financeiro, a fórmula não é nada complicada: basta multiplicar o número de ações disponíveis pelo preço unitário de cada uma delas.

Para ilustrar melhor, podemos usar um exemplo simples. Se uma instituição conta com cerca de 10 mil ações, com o valor de 15 reais cada uma, o seu Market Cap é de 150.000 reais. No entanto, vale ressaltar que a quantia não é imutável, pois as variações de preço, naturalmente, fazem com que ela suba, se mantenha ou desça.

Qual é o impacto do Market Cap para uma empresa?

Para o investidor, não é difícil compreender que o Market Cap funciona como um indicador para que ele decida sobre seus investimentos e monte sua carteira, optando por ativos que estejam em melhor sintonia com suas demandas, expectativas e necessidades. Entretanto, é importante saber que a métrica é relevante também para as próprias organizações.

Por meio de sua análise e suas implicações, gestores, acionistas e empresários podem observar como anda o desempenho histórico em um dos quesitos mais relevantes: o compilado de resultados, que se manifesta em forma de valor de mercado. Organizações sólidas são mais bem-vistas, tendo mais facilidade em se capitalizar e alcançar um melhor patamar operacional.

Quais são as classificações de Market Cap?

Você já aprendeu o que é e como é feito o cálculo de um Market Cap. Entretanto, o que você talvez não saiba é que o mercado financeiro faz uma espécie de divisão, na qual classifica empresas em grupos distintos, de acordo com a sua capitalização de mercado. Acompanhe, a seguir, as características de cada uma das principais divisões utilizadas.

LARGE CAP
Quando pensamos em Market Cap, não podemos deixar de falar nas empresas classificadas como uma Large Cap. Afinal, elas são as grandes companhias do mercado financeiro, movimentando muito dinheiro e atraindo muitos investimentos. Em linhas gerais, são organizações completamente dominantes nos seus ramos de atuação.

Falando de forma quantitativa, para que uma instituição seja considerada uma Large Cap, ela deve ter um Market Cap de nada menos do que 10 bilhões de dólares. Isso implica que sejam marcas consolidadas, geralmente com alcance internacional, com excelentes desempenhos históricos e crescimento contínuo, sendo ótimas fontes de renda passiva.

MID CAP
Logicamente, podemos inferir que uma empresa considerada como Mid Cap está em um patamar de Market Cap considerado como intermediário pelo setor financeiro. No entanto, você deve ponderar que o setor é robusto e, dentro de tal patamar, estão instituições muito relevantes, com valores de mercado entre 2 e 10 bilhões de dólares.

São quantias bastante consideráveis e, para que uma organização se enquadre nesta faixa, é muito comum que contem com determinadas características, como grande importância em seu segmento de atuação e busca pelo aumento de sua participação de mercado. Por isso, podem ser consideradas aplicações um pouco mais arriscadas do que uma Large Cap.

SMALL CAP
Terminando a lista de classificação de Market Cap, não podemos deixar de falar nas Small Caps. Embora sejam empresas menores em termos de valor de mercado, elas podem ser bastante relevantes, até por serem mais numerosas. Para contar com tal enquadramento, uma instituição deve ter sua capitalização de mercado inferior a 2 bilhões de dólares.

Com isso, podem apresentar menor liquidez, até por terem menos volume de negociações. Por outro lado, sua rentabilidade pode ser maior, sobretudo se você encontrar boas oportunidades de valorização e crescimento exponencial do seu investimento. Por norma, costumam estar presentes em setores emergentes e com alto desenvolvimento em tecnologia.

Agora você sabe não apenas como calcular um Market Cap, mas também como ele pode ser usado para direcionar melhor suas decisões de investimento!

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.