Blog do modalmais

Price Action: como não ser enganado pelo mercado

Operar no mercado de renda variável requer compreensão dos riscos envolvidos, uma vez que, como principal objetivo, todos que entram nesse mercado, buscam acumular ganhos e não o contrário.

É por isso que conhecer diferentes estratégias e técnicas permite que você saiba lidar com o mercado em cada momento pelo qual ele passa e o melhor, saiba aplicar as melhores para cada um de seus objetivos.

Unindo essas informações, você já sabe o que esperar: o evento Trader Experience Online, apresentado por Andrezza Baltrukonis e Leandro Martins, trouxe em seu palco virtual mais um especialista em operações com análise técnica e apresentador de uma das Salas de Day Trade ao Vivo do modalmais, Renan Rossa, que explica como e porque utilizar a técnica conhecida como Price Action.

Price Action e a análise técnica clássica

Quem utiliza as ferramentas de análise técnica para embasar suas tomadas de decisões no que diz respeito a entrar ou sair de uma operação, sabe que há inúmeros conceitos por trás dessa técnica.

O Price Action, ou traduzindo, Ação do Preço, por sua vez, utiliza fundamentos da análise técnica, mas ainda assim, foge um pouco do que é conceituado como análise técnica clássica, onde tem-se o preço como objetivo e uma forte concentração em decorar e entender padrões.

No Price Action, a adaptabilidade surge como principal diferença entre esse formato e o da análise técnica clássica. Nele, analisar o ponto é importante, mas ainda mais importante é a maneira como o preço testa esse ponto.

Por isso, nessa palestra Rossa ensina você a observar aspectos do movimento do preço que podem indicar quando ele está indo testar uma determinada região. Assim, o foco principal está em como o preço está se movimentando e não para onde está se movimentando.

A sutil diferença entre “como” e “para onde”

Entender a maneira como o preço está se formando, ou seja, como ele se move, é uma premissa básica do Price Action. Rossa menciona o comportamento típico do mercado, que acontece antes de uma mudança de ciclo. O ciclo, por sua vez, se refere às maneiras como o mercado se movimenta, como por exemplo, em uma lateralização.

Entender esses comportamentos e ter ciência de que cada mercado tem os seus, parece óbvio, no entanto, é uma informação importante, que às vezes é desconsiderada. Por exemplo, antes de o mercado fazer uma mudança de ciclo, existe dentro dele, indícios de que, possivelmente, o preço mudou de comportamento, o que, por sua vez, é o que pode indicar uma mudança de ciclo.

Conseguir entender mudanças de comportamentos antes de o mercado entrar ou sair de um ciclo, pode ser a chave para você não ser mais “enganado pelo mercado”, ou seja, evitar entrar em uma operação quando se está buscando operar numa tendência, no entanto, acabar fazendo isso em um mercado que já se tornou uma lateralização ou vice-versa.

No entanto, Rossa ressalta que tudo isso pode acontecer de maneira muito sutil. É por isso que conhecer e analisar as principais características de cada mercado – o de tendências, direcional e o lateral – é indispensável.

Assim, uma das maneiras de não ser enganado é ao utilizar o que o Price Action dá: a adaptabilidade. Entender o movimento do mercado como um todo, não só o ponto que o mercado está testando, mas sim a maneira como o preço se movimenta para testar esse ponto.

Entender o ciclo e o comportamento que o mercado está mostrando, poderão ajudar você a tomar a decisão de entrar ou não em uma operação, pois assim você saberá se, pelas características observadas, aquele é realmente o ciclo que você está querendo operar. E não se esqueça: fique atento às mudanças de comportamento de preço.

Como toda estratégia e técnica presente no mercado financeiro, o ideal é que, para que os resultados sejam realmente satisfatórios, antes de aplicar o Price Action em suas operações, você se dedique aos estudos sobre a técnica, mas também, sempre que possível, conte com o auxílio de quem entende do assunto.

Se você quer adicionar mais essa técnica em suas operações, não deixe de assistir, na íntegra, tudo o que rolou nessa palestra:

Faça parte do Banco do Investidor, abra a sua conta no modalmais e desfrute de todas as vantagens que um banco de investimentos moderno pode proporcionar.

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.