Blog do modalmais

Sala ao Vivo: vale a pena acompanhar operações de Day Trade?

Sala ao Vivo: vale a pena acompanhar operações de Day Trade?

Se você é um investidor iniciante e quer conhecer mais sobre o Day Trade, é interessante acompanhar uma Sala ao Vivo. Essa é uma das possibilidades para aprender mais sobre como funciona a operação diária de compra e venda de ações.

Além disso, ela não é indicada somente para traders iniciantes. Nesse evento online, você encontra traders de diversos níveis de conhecimento no mesmo espaço.

Ali eles trocam experiências e ficam por dentro das tendências e projeções para o mercado. Tudo isso com o suporte de profissionais que são especialistas em renda variável e operações na Bolsa.

Neste artigo, apresentamos a você tudo o que precisa saber sobre a Sala ao Vivo e por que acompanhá-las. Vamos lá?

Afinal, o que é uma Sala ao Vivo de Day Trade?

A Sala ao Vivo é uma estratégia educativa que muitas corretoras e bancos adotam para compartilhar conhecimento com os traders e ajudá-los a alcançar seus objetivos.

Graças ao contexto da Internet e da facilidade em realizar lives, elas acontecem em todos os dias de funcionamento da nossa Bolsa de Valores, a B3.

Além disso, o formato e quando elas acontecem no decorrer do dia depende exclusivamente de onde você vai acompanhar. Ou seja, qual corretora você elegeu para ser sua referência no aprendizado como trader.

Há Salas ao Vivo sendo realizadas pela manhã, assim que o mercado abre, ao longo de todo o dia, ou no fechamento do dia, geralmente à noite.

O importante é que você tente acompanhar sempre a abertura e o fechamento do mercado. Entender o que aconteceu durante o dia e como isso pode impactar a Bolsa no dia seguinte é fundamental para você preparar sua estratégia.

A manhã do trader é muito corrida após a abertura da Bolsa. Deixar para se organizar pela manhã pode impactar negativamente na qualidade das suas decisões.

Para que serve?

A Sala ao Vivo no Day Trade tem como principal função a troca de conhecimento entre os analistas de Bolsa da corretora com o seu público trader. Ou seja, que fazem ou pretendem atuar com a compra e venda diária de ativos na B3.

Todos os acontecimentos no mercado, seja interno ou no contexto internacional, podem influenciar a performance dos ativos

No encontro da Sala ao Vivo, você fica por dentro desses cenários de uma maneira mais direcionada para o contexto do day trader. 

Dessa maneira, existe o compartilhamento de conhecimento sobre as melhores estratégias conforme os movimentos de mercado no dia e uma projeção de curto prazo, entre elas, as estratégias para operar no Day Trade.

Por que ela é importante para o Day Trade?

Pelo fato de o mercado da Bolsa ser muito sensível e qualquer oscilação gerar impacto na saúde dos ativos, é crucial para o Day Trader iniciante entender em que cenário a carteira dele está.

Além disso, por operar diariamente, o trader deve entender o mercado para realizar projeções e, assim, ter uma estratégia mais consistente de quais ativos vender ou comprar no dia a dia.

Essa boa prática vai ajudar a tomar decisões mais precisas. Claro que o risco sempre existe, mas, com o conhecimento dos movimentos de mercado e das estratégias, você tende a fazer escolhas melhores.

Em resumo, a Sala ao Vivo é um recurso educativo que possibilita ao day trader ter acesso ao conhecimento necessário que vai definir seu sucesso nesse ramo.

É exatamente o conhecimento e a maneira como ele é aplicado nas operações que dita se um trader vai lucrar ou perder em um mesmo intervalo de tempo. 

Lembre-se que, independentemente do cenário, alguém sempre ganhará, e você deve adotar boas práticas no dia a dia para que seja você.

Quais os benefícios de acompanhar?

Você já viu o quão é importante para o trader acompanhar a Sala ao Vivo. Mas, como isso acontece no dia a dia? Quais são os seus benefícios que fazem com que se torne tão estratégica para a carreira do trader?

Essas dúvidas respondemos aqui. A seguir, você confere uma lista com as possibilidades que a Sala ao Vivo oferece ao day trader.

É importante ressaltar que o quanto você vai aproveitar esses recursos e benefícios depende muito mais da sua disposição, organização e abertura para o aprendizado.

Os estudos te ajudam a alcançar seus objetivos de forma mais clara e objetiva, por isso, confira os artigos sobre Livros de finanças para Mulheres e Independência Financeira para Mulheres.

Ampliar conhecimento

Existe um provérbio chinês que diz o seguinte: “Nunca é tão fácil perder-se como quando se julga conhecer o caminho”. 

Essa é uma máxima válida para o trader. O que faz com que muitos percam altos valores nessa profissão, é exatamente o excesso de confiança.

O aprendizado no ramo dos investimentos é contínuo e ele vem por meio da prática e da troca de experiência com outras pessoas que já estão nesse mercado há mais tempo.

Assim, se você quer ter sucesso como trader, deve buscar ampliar seu conhecimento, e a Sala ao Vivo é um recurso que pode te ajudar a acelerar esse processo.

Afinal, é muito mais fácil aprendermos praticando enquanto interagimos com outras pessoas, não é verdade? Muitas vezes, leituras contínuas podem não ser a melhor maneira para quem busca aprender de maneira mais dinâmica.

Ficar por dentro do mercado

As decisões tomadas pelas lideranças executivas das empresas, donas das ações operadas na Bolsa, influenciam a performance de preço delas. No entanto, esse é um de vários fatores que podem fazer o valor de um ativo oscilar na B3. 

Dentre eles, os acontecimentos políticos do país, bem como catástrofes da natureza e até mesmo partidas de futebol. Esse último exemplo faz parte do que chamamos de finanças comportamentais. 

O contexto dos eventos internacionais também reflete na performance da nossa Bolsa e nas ações. Claro que algumas podem ser mais ou menos impactadas conforme o segmento de atuação, mas todas vão sofrer influência.

Um exemplo disso é a guerra entre a Ucrânia e a Rússia, que eclodiu em fevereiro de 2022 e perdura até o momento. 

Devido ao fato da Ucrânia ser passagem do gás natural produzido e vendido pela Rússia para os países europeus, isso puxou uma alta de commodities. Por sua vez, elas influenciam o restante das formações de preço no mercado.

Esse entendimento de como isso impacta os ativos e quais as estratégias a serem adotadas, é possível obter com mais facilidade participando de uma Sala ao Vivo.

Trocar experiência e conexões

No mundo corporativo, existe uma boa prática para a contratação de produtos e serviços, bem como desenvolvimento de soluções chamadas de benchmarking.

Com ela, os gestores buscam no mercado empresas que passaram por uma situação semelhante para compartilhar a experiência. 

Assim, os gestores conseguem aplicar na sua empresa decisões mais precisas ao antever problemas por meio do aprendizado vivenciado por outro negócio.

Em resumo, não é preciso errar para aprender. Por meio da troca de experiências, é possível ampliar o horizonte ao ter contato com os erros e acertos dos outros.

Isso é muito válido para o mercado financeiro. Para que um trader alcance seus objetivos, ele deve buscar ampliar ao máximo seu aprendizado por meio da troca de ideias com outros profissionais, incluindo jovens, estrangeiros e mulheres traders.

Aprender de forma gratuita

Informação é poder. Quanto mais conhecimento você tem sobre algo, maior é o seu poder de influência. Essa é uma premissa de negociação que todo trader deve saber. 

Afinal, a profissão demanda que ele negocie a todo momento, não é verdade? No entanto, sabemos que na maior parte das áreas o acesso à informação é algo caro e, muitas vezes, limitado a um grupo sociocultural.

As Salas ao Vivo têm uma característica interessante que é exatamente um movimento de democratização do acesso ao mercado financeiro.

Por isso, a maioria das corretoras que disponibilizam a Sala ao Vivo a oferece de maneira gratuita. Além disso, fique atento aos curso de day trade gratuitos.

Mas, é importante reforçar que a qualidade da Sala depende da expertise dos profissionais que estão direcionando a live e na forma como eles compartilham esse conhecimento.

Como o day trader pode se preparar para essa experiência?

Se você quer atuar como day trader, vai descobrir que, literalmente, tempo é dinheiro. 

Por isso, a Sala ao Vivo é interessante. Ela potencializa a capacidade de aprendizado, acelerando isso e ampliando a sua capacidade de aproveitar melhor as oportunidades.

E para ganhar essa maturidade no mercado financeiro, é preciso ter uma boa gestão de tempo

Esse é o primeiro passo para aproveitar melhor a Sala ao Vivo. Mas, é interessante também:

  • ter clareza das suas metas e estratégias
  • organizar a sua rotina matinal
  • contar com a estrutura ideal
  • registrar pontos importantes

Além disso, é importante ressaltar para você não depender somente da Sala ao Vivo. É preciso ter maturidade para entender os exemplos compartilhados do mercado em tempo real e entender que a sua estratégia pode ser diferente.

Para ter sucesso na sua jornada como investidor, principalmente se atuar como trader, é fundamental ter constância. Por isso, tente participar todos os dias de uma Sala ao Vivo e amplie os seus conhecimentos com notícias econômicas divulgadas por mídias sérias. Lembre-se de conferir sempre o mercado interno e externo, além das decisões dos líderes executivos das empresas donas dos seus ativos.

Leia em nosso blog sobre Estratégia White Flag, SuperDOM, Volume at Price, Trailing Stop, Price Action e Market Profile.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.