Blog do modalmais

Queda da Taxa Selic : Como investir o seu dinheiro?

Taxa Selic

A taxa Selic é basicamente a taxa-mãe da economia. Quando ela sobe ou desce, afeta diretamente na produção e consumo da economia, o que, consequentemente influencia a inflação,

Entre 2015 e 2016, a inflação subiu consideravelmente e, para controlá-la, o Governo elevou a taxa Selic com a intenção de contrair a atividade econômica, e assim, reduzir a inflação.

Rendimento da Poupança

O rendimento da poupança atual rende apenas 70% da Taxa Selic, ou seja, 70% de 4,25%. Se optar em deixar o seu dinheiro na poupança em 2020, irá perder dinheiro, pois a valorização da poupança ficará abaixo da inflação.Para ter um resultando satisfatório com seu dinheiro, será necessário fazer com que ele renda acima da inflação. Deixar o dinheiro na poupança não é mais uma opção, o dinheiro irá se desvalorizar.

Renda Fixa

O investimento em renda  fixa é caracterizado pelo empréstimo do seu dinheiro em troca de uma rentabilidade futura.

Dentre as opções, há o Tesouro Direto, onde o empréstimo é feito para o Governo. Porém, existem outros tipos de investimentos em renda fixa, como por exemplo: CDB, LCI, LCA, LC.

Renda Fixa Boa vs Renda Fixa Ruim: como escolher seu investimento em renda fixa?

Quando a taxa Selic estava em 14%, aplicações em renda fixa como a poupança, era um modo fácil de ter bons rendimentos. Porém, em um cenário atual com a Selic em 4,25%, precisamos buscar novas alternativas.

Os investimentos que rendem 100% do CDI equivalem à taxa Selic ao ano e podem ser considerados  investimentos não tão atrativos. Pois, os rendimentos do CDI são muito próximos à taxa Selic, e para saber a rentabilidade real, ainda é necessário descontar a inflação do período.

Os rendimentos superiores a 100% do CDI são as melhores escolhas para investir, e ainda existem opções com isenção de imposto de renda, como os investimentos em LCI e LCA.

Como simular o melhor investimento para mim? Quando colocar o valor disponível para investir, o modalmais já fará por você, retornando com uma projeção do valor estimado de cada um dos investimentos daquela categoria na data do vencimento (resgate).

Exemplo: os CDBs disponíveis no modalmais com uma taxa de rentabilidade pré-fixada de 7% ao ano (o valor já está pré-estipulado) podem chegar em até 150% do CDI, no cenário atual, considerando a taxa Selic a 4,25%. Caso ela entre em alta, esses números podem se modificar. Investimento em taxa pré-fixada é uma opção quando você acredita na queda da taxa Selic.

Outro exemplo: um CDB com rentabilidade de 128% CDI significa que irá pagar o 100% do CDI + 28% do CDI até o vencimento (no caso de um vencimento de 2 anos).

1 ano -> CDI está em 4,5%-> irá pagar 128% de 4,5%, ou seja, 5,76%

2 ano -> CDI está em 7% -> irá pagar 128% de 7%, ou seja, 8,96%

O rendimento irá variar junto com a taxa do CDI, garantindo os 128% de rendimento.

Se a taxa Selic cair ainda mais?

Podemos ficar negativos? Vou perder o meu dinheiro?

Não! Apenas irá ganhar uma rentabilidade menor. Não irá perder, e sim, deixar de ganhar, são cenários diferentes.

Continue com o modalmais e invista cada vez melhor o seu dinheiro.

Leia também

CDI 2020 hoje: saiba como calcular os seus rendimentos

Juros Compostos: saiba para que serve, como calcular e se beneficiar

O que é o Tesouro Direto e como investir?

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.