O que representa o dia 8 de março, passou a ser melhor compreendido com o passar dos anos. Antes era visto como um dia para agradar as mulheres, hoje cada vez mais pessoas compreendem o real significado dessa data.

Celebrada com o intuito de lembrar a sociedade quanto a importância da mulher nela, que se estende muito além do antigo pensamento de que éramos fadadas a viver em prol do lar e nada mais, hoje o Dia Internacional das Mulheres é o ponto de partida que mostra o como podemos alcançar mais objetivos – e em todos os dias do ano.

O dia 8 de março, reforça, portanto, o papel determinante e fundamental do protagonismo feminino em todos os âmbitos da sociedade. Essa data é símbolo da luta feminina por respeito e pela igualdade de direitos entre os gêneros.

Nessa luta, o empoderamento feminino passa a ser indispensável. A expressão está ligada à promoção de uma consciência coletiva por parte das mulheres e se caracteriza por ações que não permitem que elas sejam inferiorizadas onde quer que estejam.

Dentre essas ações, a luta contra o machismo presente na sociedade, se faz necessária. Dessa forma, o empoderamento feminino consiste em dar poder de escolha à mulher, sobre sua própria vida e decisões que a impactam, como sobre o dinheiro. Assim, é importante que, como mulher, você saiba que também pode – e deve – conhecer e se beneficiar de um espaço que antes era dominado pelos homens: o mercado financeiro.

O mercado financeiro é um dos ambientes que mais proporcionam o acesso à independência financeira, tão importante para a mulher. Por isso, convidamos você a continuar a leitura e conhecer dicas importantes de como se tornar uma investidora.

 

Investir é coisa de mulher também

Segundo dados divulgados mensalmente pela B3 – a Bolsa de Valores brasileira –, até o mês de fevereiro desse ano, havia 3.464.317 de CPFs cadastrados, ou seja, presentes na Bolsa. Desses investidores, 924.093 (o equivalente a 26,67% do total) eram mulheres.

Os mesmos dados mostram que, apesar do exponencial crescimento no número de investidores pessoas físicas na Bolsa de Valores nos últimos dez anos, o percentual de mulheres nesse mercado tem se mantido praticamente o mesmo, tendo variado nesse período avaliado entre 22,06 e o atual, 26,67%.

Esse levantamento indica somente o número de investidores no mercado de renda variável. O cenário geral, que engloba outros tipos de investimentos feitos por pessoas físicas no Brasil, é pauta do Raio-X do Investidor, uma pesquisa divulgada anualmente pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

O Raio-X do Investidor 2020 indica que, em 2019, 47% do total de investidores no Brasil eram mulheres. Um cenário mais otimista que o de investimento na Bolsa de Valores.

Mas qual o objetivo ao levantarmos esses dados? Eles mostram que ainda há muito espaço para as mulheres também fazerem seu dinheiro render – o que é a fórmula para a independência financeira – independentemente do mercado em que atuem.

Pensando nisso, nós trouxemos neste artigo, algumas dicas de como você pode se tornar uma investidora nesse amplo ambiente de oportunidades, que é o mercado financeiro. Acompanhe!

 

Conheça suas armas

Para lutar por independência financeira, é preciso ter armas, e a principal delas é o conhecimento em investimentos. Uma dica é conhecer, primeiramente, o seu perfil de investidora, por meio do questionário Suitability, disponibilizado por bancos de investimentos e corretoras, após a abertura de conta, antes de qualquer etapa de investimento.

Com o seu perfil de investidora definido, fica mais fácil saber a quais tipos de investimentos dedicar o seu aprendizado. É claro que, o ideal, é que você conheça todas as modalidades disponíveis no mercado. No entanto, você pode se aprofundar e conhecer mais detalhes daqueles que melhor se adequam ao seu perfil de risco, objetivos e necessidades.

 

Tudo na ponta do lápis

Saber exatamente quanto se gasta com as despesas do lar, é fundamental não só para sua saúde financeira como um todo, mas para que você possa se planejar e saber exatamente o quanto pode e precisa investir. Conhecer sua realidade só é possível quando você mantém tudo na ponta do lápis, considerando o quanto se ganha, de que forma se ganha (se essa receita é fixa ou variável) e o quanto se gasta.

E isso vale tanto para caso você seja a responsável financeira do lar ou não – segundo um levantamento da consultoria IDados, realizado com base em informações divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2019, cerca de 45% dos lares no Brasil tinham como responsável financeira uma mulher.

 

Escolha bem suas inspirações

Não é vergonha alguma questionar e buscar informações. Pelo contrário! Por isso, em todas as etapas de seu aprendizado sobre o universo dos investimentos, busque cursos – mesmo que gratuitos –, assista palestras e leia bastante sobre o assunto. Mas, acima de tudo, fique atenta às fontes e sempre questione.

 

Valorize a atitude

Não se preocupe se você ainda não pode dedicar muito tempo ou recursos aos investimentos. Tenha em mente que esse é um processo gradual e que, pouco a pouco, você poderá ver sua carteira de investimentos aumentar. O mais importante é, por mais que pareça óbvio, começar e manter uma frequência.

Com o passar do tempo, conforme seus recursos forem aumentando e seu conhecimento no assunto também, você terá mais confiança para investir em cada vez mais ativos de diferentes segmentos.

A principal dica é: não tenha medo de ser independente e de mostrar para si mesma que o mercado financeiro também foi feito para você. Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o com mais pessoas e ajude outras mulheres a iniciarem suas caminhadas no universo dos investimentos.

O modalmais convida você a ficar de olho em nossos conteúdos, que têm como objetivo disseminar e promover a educação financeira a todos. Para ser comunicada sempre que publicarmos novos artigos, assine nossa newsletter gratuita e conte com a gente para mais esse importante passo rumo ao total empoderamento feminino.

Para conhecer mais sobre os investimentos adequados a cada perfil, abra a sua conta no modalmais e veja tudo o que temos à sua disposição.