Blog do modalmais

O que é Position Trade? Conheça esta modalidade de trabalho!

Position Trade

Ao contrário da maioria das transações que acontecem no Day Trade, sempre ágeis e fechadas em minutos, o Position Trade é uma modalidade de operações que foca no longo prazo, sendo muitas em períodos que podem durar meses e até anos. Portanto, muitos traders utilizam esse sistema de olho em possíveis valorizações dos ativos.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então continue lendo este post e aprimore o seu conhecimento!

Entenda o que é o Position Trade

Como adiantamos, o Position Trade é um prazo operacional para o fechamento da compra de um ativo, sempre de olho em valorizações que podem acontecer ao longo do tempo.

Na maioria dos casos, os Position Traders não são considerados investidores, pois eles objetivam a venda dos ativos em determinado momento, aspecto que diferencia do Buy and Hold.

Nessa modalidade, os investidores injetam rendimento nas ações e ficam sócios enquanto os rendimentos estiverem em patamares positivos, mesmo que o valor das cotações tenha variações.

Isso porque o objetivo do Buy and Hold é montar um portfólio com o intuito de uma construção futura. Podemos citar como exemplo a aposentadoria ou um fundo de pensão.

Já o Position Trade consegue perceber uma tendência, fazendo uma compra tendo como base diversas análises de mercado. Ou seja, tudo é fruto de um planejamento estratégico, sempre valorizando as tendências que refletem em boas vendas futuras.

Por isso, os traders desse segmento precisam ficar atentos aos movimentos do mercado financeiro, principalmente em contratos ou ações de longo prazo.

Veja como funciona essa modalidade

Longe das oscilações instantâneas dos pregões rotineiros, o Position Trade segue uma tendência, explorando movimentos de crescimento. Assim, as tomadas de decisões demoram para acontecer e acabam tendo uma resposta favorável.

Afinal, os cenários são estudados de uma forma minuciosa, sempre verificando os preços de entrada e saída de um ativo, por meio do gerenciamento dos riscos.

Portanto, ao operar no Position Trade, é preciso conduzir uma análise técnica e fundamentalista, sempre com foco nas melhores tomadas de decisões.

Para isso, o conhecimento do mercado de capitais e das situações econômicas é importantíssimo na identificação das tendências, o que vai ajudar na seleção e escolha dos melhores ativos.

Taxas e custos

Assim como outros tipos de operações, o Position Trade também tem taxas e custos, como os de corretagem.

Trata-se de uma porcentagem paga à corretora pelos contratos de venda e compra, valendo para ações, minicontratos, fundos imobiliários, ETFs, entre outros.

Podemos citar ainda a taxa de custódia, que é um custo operacional destinado ao funcionamento da Bolsa de Valores, embora ela só seja cobrada em alguns casos. Exemplo são os títulos do Tesouro Direto.

Já os emolumentos são quitados à B3 com foco na cobertura dos custos de serviços, de acordo com o volume das transações. Há ainda o Imposto sobre Serviço (ISS), sempre recolhido com base no valor da corretagem, com uma alíquota obrigatória de 5%.

Além disso, as transações no Position Trade também devem ser incluídas na declaração do Imposto de Renda, com uma alíquota sobre as rentabilidades de 15%.

Mas ela é cobrada somente se os valores brutos da venda das ações superarem os R$ 20 mil por mês.

Escolha os melhores contratos ou ações

Sabendo-se que é preciso investir nas análises no momento de escolher uma ação ou um contrato no Position Trade, a dica é sempre investir no planejamento estratégico.

Nesse sentido, é preciso seguir uma espécie de checklist com algumas iniciativas preventivas. Entre elas, podemos citar a verificação do capital aplicado e a elaboração de uma meta de obtenção da rentabilidade almejada.

Além disso, busque informações referentes à empresa escolhida e faça uma varredura nas informações, principalmente para identificar os potenciais de crescimento.

Fora isso, é importantíssimo saber quais são os melhores ativos para se negociar nessa modalidade, como ações, ETFs e BDRs.

Isso porque eles têm uma durabilidade indeterminada e apresentam informações bem apuradas que ajudam nos estudos, sendo mais simples de operar.

Derivativos e contratos futuros também entram nesse balaio, mas exigem alguns ajustes, sendo pouco indicados para traders iniciantes.

Outro detalhe a se observar é que a Bolsa de Valores sempre vivencia momentos de instabilidade, ou seja, as regras e garantias podem ser modificadas, podendo afetar transações a longo prazo.

Por isso, fique sempre de olho nas tendências e saiba diferenciar as modalidades de aplicações, como mostraremos agora.

Principais diferenças entre Position Trade, Day Trade e Swing Trade

Apesar de serem operados na Bolsa de Valores (B3), cada modalidade conta com características diferenciadas e bem conhecidas no mercado de capitais.

No caso do Position Trade, como já explicamos anteriormente, as posições são mantidas por um período bem mais extenso, sem sofrer influências das oscilações diárias.

Já o Swing Trade é exemplificado pelas operações que acontecem rapidamente, com fechamento em semanas ou dias, com a possibilidade de obter rentabilidades por meio das operações de compra e de venda.

Por fim, o Day Trade é o que encerra as operações no menor período, sendo muitas em menos de um minuto. Trata-se da famosa correria existente no mercado de capitais, com prazos curtíssimos e forte influência da volatilidade do mercado.

Conheça as vantagens e desvantagens

Agora que você conhece mais o Position Trade, vamos demonstrar os prós e contras da modalidade, sempre com o intuito de ajudá-lo em seus investimentos.

Afinal, as oscilações são uma rotina no mercado financeiro, principalmente nas operações de trading. Ou seja, quanto mais informações você tiver, melhores serão as escolhas e consequentes rentabilidades.

Vantagens

A primeira vantagem e a mais evidente é que se trata de uma modalidade construída a longo prazo, o que pode impactar em ganhos acima da média.

Por isso, as posições não necessitam de um monitoramento diário, sendo uma boa escolha para quem está começando no mundo dos investimentos, além de ser menos estressante.

Outro aspecto que casa com tudo isso é que os riscos caem consideravelmente, principalmente pelo fato de que é preciso aguardar uma confirmação de projeção antes de efetuar a ação almejada.

Não podemos deixar de lado o fato de os prejuízos serem menores. Isso porque não ficam atrelados às oscilações diárias. Ou seja, os problemas do mercado não afetam diretamente as suas aplicações.

Desvantagens

Entre as desvantagens do Position Trade, existem as pequenas flutuações que podem transformar-se em reversões de tendência.

Outro ponto negativo é que os investimentos necessitam de muito capital para manter as posições bem colocadas por um longo período. Isso quer dizer que nem sempre o seu rendimento estará disponível, tendo que esperar a hora certa de vender os ativos.

Apesar de os riscos serem menores, erros graves podem trazer um prejuízo considerável, afetando tanto o aspecto financeiro quanto o tempo investido na operação.

Mesmo assim, as vantagens se sobressaem, fazendo com que o Position Trade seja uma escolha certeira para inúmeros investidores. A dica é sempre contar com um banco de investimentos para você não errar nas opções.

Assim, certamente as suas aplicações terão excelente rentabilidade e poderão ser úteis para mais avanços no mercado de capitais, seja no Position Trade, seja em qualquer outra modalidade existente no mercado.

Leia em nosso blog sobre Estratégia White FlagTrailing Stop e Market Profile.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.