Blog do modalmais

Market Profile: como aplicar na prática

Market Profile

Market Profile é um gráfico que exibe dados organizados sobre as atividades do mercado. Combinando informações de preço em escala vertical, e volume e prazo em horizontal, ele é uma ótima ferramenta de suporte para o processo de tomada de decisões.

Além disso, o gráfico também apresenta combinações de cores ou letras representando períodos específicos. Tais combinações podem representar períodos como cinco, dez ou quinze minutos de uma negociação.

Quer aprender como aplicar esse gráfico na prática? Continue a leitura e descubra!

O que é o Market Profile?

Desenvolvido na década de 1980 pelo investidor estadunidense Peter Steidlmayer, ele consiste em um gráfico que ajuda a entender a dinâmica do mercado e permite identificar as melhores oportunidades de negociações.

De forma objetiva, pode ser definido como uma representação que permite uma análise gráfica de dados de comportamento de um determinado mercado. O gráfico conta com um eixo y (vertical) e um eixo x (horizontal).

Enquanto o eixo y exibe informações de preço, no eixo x estão presentes informações sobre volume e prazo (data).

Com essa formatação, o gráfico de Market Profile mostra a distribuição dos volumes de uma negociação em cada nível de preço ao longo de um determinado lapso temporal.

Quais são os conceitos presentes no gráfico de Market Profile?

Para entender como aplicar o Market Profile na prática é necessário, primeiro, conhecer os seus principais conceitos. Dominando esses conceitos fica mais fácil conseguir interpretar o gráfico e aplicá-lo no seu dia a dia. Entenda!

Time Price Opportunities — TPO

O termo “Time Price Opportunities” que pode ser traduzido como “Tempo, preço e oportunidades” está identificado no gráfico pela sigla TPO. Os TPOs são a unidade central do Market Profile, por isso, desempenham um papel importante na sua análise.

De forma objetiva, ele pode ser definido como uma representação de cada vez que a negociação de um ativo atinge um determinado preço ao longo do dia.

Geralmente, o lapso temporal usado nos gráficos é de 30 minutos, assim, em exemplo hipotético de gráfico, a representação das letras seguiria a seguinte lógica:

  • Letra A — representando os primeiros 30 minutos;
  • Letra B — representando os 30 minutos seguintes; e assim, sucessivamente.

Na organização visual do gráfico, as letras são organizadas em colunas verticais. As mais recentes são posicionadas no lado direito do gráfico e as mais antigas do lado esquerdo.

Importante saber que a organização das letras seguem diferentes níveis de preço e é justamente isso que ajuda a formar a imagem visual do comportamento do mercado.

Vale destacar ainda, que nem todos os gráficos utilizam letras para medir o tempo, em alguns casos, você pode encontrar cores sendo usadas para fazer essa separação temporal.

Preço e distribuição de perfil

Como mencionado, o eixo y, que está na vertical, é usado para exibir o preço dos ativos, enquanto o eixo x, que está na horizontal, apresenta informações sobre prazo (data) e volume.

Desta forma, o eixo x deve ter um intervalo de datas, que representa uma informação importante para quem está analisando o Market Profile.

Um gráfico chamado de Profile Distribution, ou, em português, distribuição de perfil, assim é denominado porque se trata de um gráfico completo para um determinado dia.

Volume

Uma análise de mercado eficiente demanda a avaliação do volume e com o gráfico de Market Profile isso não é diferente.

Na representação visual das informações, cada dia tem a sua distribuição de perfil. Essa distribuição representa o preço e o volume de negociações realizadas ao longo daquele dia.

As barras avançam pelo eixo x na horizontal, dentro do gráfico de negociação do dia essas barras representam o volume e não o tempo. Assim, quanto mais longa for a barra horizontal atrelada a um ponto de preço, mais longo será o ativo negociado aquele preço.

Outros símbolos

Além dos conceitos mencionados até aqui, ao se deparar com um gráfico padrão você vai encontrar símbolos como a letra “O” e o “#”. Entenda o que eles significam:

  • “O” é colocada para representar o preço de abertura do ativo para aquele dia; e,
  • “#” sinaliza o preço de fechamento do ativo.

A partir desses conceitos você já consegue entender como o gráfico é construído. Vale destacar que sua função é de organizar dados de negociação do mercado e tal forma que você consiga interpretá-los rapidamente, sendo uma ferramenta útil para o processo de tomada de decisões.

Nesse sentido, ele fornece uma visão do comportamento do mercado, indicando onde há mais volume de negociações, quais os principais pontos de entrada e de saída e eventuais riscos e oportunidades.

Essa técnica é interessante por ajudar na visualização de informações e permite identificar os Times Price Opportunities. Como destacamos, o TPO é, sem dúvida, uma peça fundamental na interpretação das informações presents no gráfico. Por isso, vale a pena aprofundar o conhecimento sobre ele.

Como interpretar o TPO?

Como vimos, os TPOs são a unidade central do Market Profile, por isso, desempenham um papel importante na sua análise.

Para saber como interpretá-los adequadamente é indispensável conhecer os conceitos de área de valor, ponto de controle e volume. Entenda!

Área de valor

No gráfico, a área de valor é representada pelo conjunto de letras que têm maior densidade vertical. Assim, ela indica onde a maioria dos atores do mercado estão dispostos a negociar.

Além de serviços como um indicativo de resistência, ela também é um ponto de suporte relevante na sua tomada de decisões. Na área de valor, você vai encontrar 70% do volume das negociações ocorridas no período que está sendo analisado.

Ponto de controle

Representado por uma letra em negrito no gráfico, o ponto de controle indica o preço em que ocorreu a maior parte das atividades durante o período que está sendo analisado.

Vale destacar que o ponto de controle, embora seja uma referência importante, não pode ser considerado uma região relevante para compra e venda, já que está no ponto de maior atividade do dia.

Volume

Representado pelo número de letras que aparecem a cada nível de preço, o volume ajuda a identificar as áreas de maior atividade do mercado, confirmando ou não, sinais de negociação.

Na prática, quanto mais letras aparecerem em um determinado nível de preço, maior será o volume negociado no referido nível.

Uma dica importante na interpretação do TPO, é que o Trader busque áreas de valor que se repitam ao longo do tempo. Isso pode sinalizar a formação de tendências de longo prazo, um dado relevante para o Trader.

Somado a isso, também é importante avaliar com atenção os pontos de controle, verificando em qual sentido eles se movem (para cima ou para baixo), isso também pode sinalizar um provável sentido no qual o mercado está se movendo.

Como você pode ver, é possível usar o Market Profile para compreender as dinâmicas de mercado. O gráfico traz uma visão abrangente das atividades mercadológicas, permitindo identificar níveis de preços, bem como áreas de alto e baixo volume.

Para ter sucesso como Trader profissional, é preciso conhecer e compreender os diferentes conceitos e sua aplicabilidade prática.

Dominando os conceitos-chave e a forma como o Market Profile é construído, fica mais fácil aplicá-lo no seu dia a dia, fazendo escolhas inteligentes, mitigando riscos e ampliando as oportunidades de lucratividade nos seus investimentos.

Confira nossos artigos traders sobre FibonacciEstocásticoTriple ScreenEstratégia FenceGráfico Kagi e Gráfico Heikin-Ashi.

Gostou de conhecer mais sore Market ProfileAproveite para conferir este artigo no qual ensinamos algumas dicas e estratégias de como operar no Day Trade.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.