Blog do modalmais

Trailing Stop: Entenda como usar e proteger seus lucros

Trailing Stop

É cada dia mais comum ver pessoas migrando para os investimentos em bolsas de valores. No entanto, os iniciantes têm algumas dificuldades quanto à proteção dos seus lucros. Nesse post, falaremos um pouco sobre o Trailing Stop, ferramenta que ajuda a proteger seus lucros.

Existem várias ferramentas e estratégias para operar no Day Trade que ajudam a maximizar os ganhos e diminuir perdas no mercado de ações. Uma delas é o Trailing Stop e é por isso que você deve aprender a usá-la corretamente.

Você tem dúvidas sobre como operar na bolsa de forma segura? Fique neste post e aprenda a proteger seus investimentos.

O que é?

Trailing Stop é uma técnica de gestão de risco que permite a você investidor proteger seus lucros potenciais, sem limitar seus lucros. O objetivo dessa ferramenta é fechar a operação caso exista uma reversão do mercado.

Ele funciona definindo uma ordem de parada móvel a uma certa distância do preço de mercado atual. Se o preço do ativo se move na direção do lucro, a parada móvel é ajustada automaticamente para acompanhar o movimento do preço.

No entanto, quando o preço se move na direção oposta, a ordem de parada é acionada, limitando as perdas potenciais.

Trailing Stop x Stop Loss

A principal diferença entre o Trailing Stop e o Stop Loss é que o Stop Loss é uma ordem fixa, enquanto o segundo é uma ordem móvel. Significa, que ele permite ao investidor manter os lucros ao limitar as perdas. Já o Stop Loss define uma ordem de parada fixa que limita as perdas.

É possível dizer que essa estratégia é uma parada de ganhos, cuja ordem automática de venda da ação é dada quando ela atinge o maior valor, exemplo R$155,00.

No caso do Stop Loss é uma parada de perdas, pois a ordem de venda da ação é dada quando ela atinge o menor valor, exemplo R$89,00.

Além disso, o Trailing Stop é uma ferramenta mais avançada que oferece mais flexibilidade e controle. Por exemplo, o investidor pode definir a distância entre o preço de mercado atual e a parada móvel, o que permite ajustar o nível de risco de acordo com suas preferências pessoais.

Vantagens e Desvantagens

O Trailing Stop é uma técnica avançada de gestão de risco e uma alternativa ao Stop Loss, que oferece mais flexibilidade e controle ao investidor. Acompanhe as vantagens dessa ferramenta.

Redução de Riscos

Ao colocar uma ordem de parada móvel, o trader pode se proteger contra movimentos adversos no preço, limitando as perdas.

Aumento de Rentabilidade

Ao permitir que os lucros cresçam sem interrupções, o Trailing Stop pode aumentar a rentabilidade de uma negociação.

Dinâmico

É dinâmico e acompanha o preço em movimento, o que significa que o trader não precisa manualmente ajustar a ordem de parada.

Para usar efetivamente o Trailing Stop é importante entender os princípios básicos de análise técnica e ter uma estratégia de negociação clara em mente.

Preço de Execução

O preço de execução da ordem de parada móvel pode ser diferente do preço de mercado, o que pode resultar em perdas adicionais.

Emoções

Dependendo da personalidade do trader, o Trailing Stop pode causar ansiedade e stress, uma vez que a ordem de parada pode ser atingida antes do previsto.

Psicológico

Usar essa estratégia pode ser psicologicamente desafiador, já que o trader precisa se conformar com perdas limitadas, mesmo se o preço continuar se movendo na direção desejada.

Como usar essa estratégia para proteger os lucros

O uso do Trailing Stop é uma maneira eficaz de proteger os lucros em negociações de ativos financeiros, como ações, moedas e commodities.

Para calcular os pips, é preciso primeiro entender o que são pips. Pips são a menor unidade de medida de mudança de preço em uma negociação. Em negociações de moedas, por exemplo, um pip é igual a 0,0001 da moeda base.

Pips do Trailing Stop

Para calcular os pips do Trailing Stop, é preciso definir a distância, medida em pips, da ordem de parada móvel em relação ao preço de mercado atual.

Por exemplo, se o preço de mercado atual é de 1,2000 e o investidor deseja definir o Trailing Stop a 20 pips, a ordem de parada móvel será definida em 1,1980. Se o preço se mover na direção do lucro, a parada móvel será ajustada automaticamente para acompanhar o movimento do preço

Pips com o indicador

Para calculá-lo com o indicador, é preciso primeiro selecionar o indicador apropriado. Alguns dos indicadores mais populares usados para calcular o Trailing Stop incluem o Moving Average, o Bollinger Bands e o Average True Range.

Cada indicador funciona de maneira diferente, então é importante compreender como cada um funciona antes de usá-los para calcular a estratégia.

Uma vez que o indicador é selecionado, o investidor pode definir a parada móvel com base na análise técnica, usando o indicador. Por exemplo, se o investidor estiver usando o Moving Average como indicador, ele pode definir a parada móvel em uma certa distância abaixo da média móvel.

Ao utilizar esse indicador e o preço se mover na direção do lucro, a parada móvel será ajustada automaticamente para acompanhar o movimento do preço.

Nesse post, vimos que o uso do Trailing Stop pode ser uma estratégia valiosa para proteger os lucros e limitar as perdas em negociações financeiras.

Entretanto, é importante levar em conta as desvantagens e se certificar de que o uso do Trailing Stop seja adequado para a sua personalidade e objetivos. Como qualquer técnica de gerenciamento de risco, o uso dessa estratégia operacional deve ser avaliado individualmente para determinar se vale a pena ou não ser usado.

Confira nossos artigos traders sobre FibonacciEstocásticoTriple ScreenEstratégia FenceGráfico Kagi e Gráfico Heikin-Ashi.

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.