Blog do modalmais

SPXI11: o que é, como funciona, qual a composição e quando investir?

O mercado financeiro é muito dinâmico, e, se você pretender ter resultados sólidos nos seus investimentos, é muito importante ficar de olho nos mais diversos tipos de produtos que fazem parte de um portfólio de sucesso. Pensando nisso, resolvemos preparar este conteúdo mostrando o que é, como funciona, a composição e quando investir no SPXI11.

Trata-se de uma alternativa que vem chamando a atenção de investidores mais arrojados, tendo em vista que oferece benefícios muito interessantes, como proteção contra variação do câmbio, diversificação da carteira e muito mais. Ficou interessado? Então, continue sua leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, o que é um ETF?

Antes de tudo, temos que ressaltar que o SPXI11 é um ETF, e, por essa razão, torna-se imprescindível conhecer o seu conceito. A sigla, que já faz parte do glossário dos investidores modernos, significa “Exchange Traded Fund”. Em português, isso quer dizer “Fundos de Índice”, um conjunto de ativos que representa uma categoria.

Na prática, um ETF é negociado por meio de cotas, replicando os resultados de um indicador do mercado e representando uma carteira teórica. Dessa forma, é possível apostar em aplicações atreladas ao portfólio por meio de ETFs, como o Ibovespa, no Brasil, e o S&P 500, com as 500 principais empresas americanas, seguido pelo SPXI11.

O que é o SPXI11 e como ele funciona?

De uma forma resumida, podemos dizer que o SPXI11 é um ETF negociado na nossa Bolsa de Valores, a B3, replicando a carteira teórica do índice americano S&P 500. Com isso, permite que investidores brasileiros experimentem o potencial de resultados de ativos dos Estados Unidos, mas sem que precisem sair do Brasil para isso.

Entre suas principais características, está a de contar com gestão passiva, com o objetivo de acompanhar o benchmark. Em termos de custos, o SPXI11 cobra uma taxa de administração, mas ela tende a ser mais discreta do que os fundos de gestão ativa. Além disso, há incidência de imposto de renda sobre o ganho de capital com a venda de cotas, com alíquotas de 15%.

Quais são as vantagens de investir em SPXI11?

Como é de se imaginar, existem boas vantagens de investir em SPXI11. Uma das mais notáveis está na possibilidade de diversificação da carteira, permitindo que você inclua produtos de origem internacional, como grandes empresas e instituições de alcance mundial, como Amazon, Disney, Coca Cola, Tesla, Google, Facebook etc.

Isso é muito importante, tendo em vista que algumas dessas ações não estão disponíveis no Brasil, o que obrigaria o investidor a abrir uma conta fora do país para poder aproveitar seus resultados. Outro benefício bastante relevante é que o SPXI11 permite acessar nada menos do que 500 organizações sólidas com total praticidade, visto que as cotas estão em um único fundo.

Ao contar com um produto com lastro internacional, você logra mais segurança em relação às variações do câmbio, o que é fundamental em um momento no qual o mundo está exposto a crises. Para os brasileiros, é uma estratégia boa para se proteger de desvalorizações do real e, até mesmo, lucrar com as valorizações do dólar.

Quais são as desvantagens de investir em SPXI11?

Como todo e qualquer produto disponível para investimentos no mercado financeiro, é natural supor que o SPXI11 também conte com algumas possíveis desvantagens. No entanto, para decidir se é uma escolha vantajosa para o seu portfólio, é essencial não apenas conhecê-las, como também analisar os seus objetivos e o seu perfil de investidor.

Um aspecto que não é positivo é o fato de haver a existência da taxa de administração, embora ela seja mais discreta do que os fundos que contam com gestão ativa, como vimos anteriormente. Mesmo assim, isso faz com que o rendimento possa ser afetado de alguma forma, minimizando as suas rentabilidades no final das contas.

Além disso, a incidência de tributos é sempre um problema, como o Imposto de Renda, na alíquota de 15%, e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Aliás, vale ressaltar que, por ser uma aplicação de renda variável, sempre há um risco, que está atrelado à exposição das ações das companhias, que podem enfrentar volatilidade e não obterem o desempenho esperado.

Quando vale a pena investir no SPXI11?

Tendo a ciência de que o SPXI11 conta, naturalmente, com vantagens e desvantagens, é preciso compreender quando vale a pena apostar no ativo. Antes de qualquer coisa, o investidor precisa observar sua própria realidade, seus objetivos e, principalmente, o seu perfil, que pode ser mais conservador, arrojado ou moderado.

Se você está disposto a se expor a um pouco mais de riscos para obter uma maior rentabilidade, o mercado acionário dos Estados Unidos pode ser uma ótima alternativa. Entretanto, não deixe de analisar criteriosamente e avaliar os fatores ligados à economia internacional, além de aumentar os seus conhecimentos sobre as Bolsas estrangeiras.

Como investir no SPXI11?

Caso você tenha decidido investir no ETF SPXI11 depois de fazer toda a análise que citamos no tópico anterior, é bem provável que esteja fazendo uma escolha interessante para o seu perfil. O melhor de tudo é que o processo é simples, exigindo apenas que você tenha uma conta ativa em uma instituição financeira e acesse o home broker.

Depois, basta buscar o ticker SPXI11, emitindo a ordem de compra na quantidade desejada. Terminada a operação, as cotas ficarão disponíveis em sua carteira, e você participará do resultado das empresas, obtendo rentabilidades com as valorizações dos preços e experimentando resultados bem alinhados aos seus objetivos.

Pronto! Agora, aportar no SPXI11 dependerá de estar ajustado ou não com os seus objetivos de investidor. De qualquer maneira, é um produto interessante, que permite que você reproduza os resultados de grandes intuições americanas sem precisar sair do Brasil ou abrir uma conta no exterior!

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.