O Swing Trade é uma estratégia de operação na Bolsa de Valores, voltada para investimentos no curto e médio prazo. Seu objetivo é identificar e investir em tendências de mercado, lucrando com a performance de ações, contratos futuros e outros ativos da Bolsa.

Como tudo que possui algum tipo de relação com investimentos – em especial renda variável, é preciso entender o funcionamento do Swing Trade antes de começar.

Quando se trata do seu dinheiro e seus investimentos, conhecimento nunca é demais

Pensando nisso, criamos esse guia do Swing Trade, com o objetivo de tirar todas suas dúvidas e te ajudar a começar.

A seguir, vamos abordar os conceitos envolvidos no Swing Trade, a diferença entre ela e outras estratégias, além de tratar dos problemas mais comuns nessa prática.

 

Hoje falaremos sobre:

 

  • O que é swing trade
  • A diferença entre swing trade, day trade e position trade
  • Qual a diferença entre swing trader e scalper
  • Dúvidas comuns do mercado de trading
  • O que é necessário para se tornar um trader
  • Como fazer swing trade na modalmais

 

Boa Leitura!

O que é Swing Trade

Entenda o que é Swing Trade.

 

O Swing Trade é uma metodologia de trabalho no mercado de capitais. Se trata de uma das principais estratégias para operações na bolsa, em investimentos com objetivos de curto e médio prazo.

É uma estratégia que envolve menos risco e maior probabilidade de ganhos que outras abordagens mais agressivas, como o day trade, por exemplo. No entanto, é importante ressaltar que toda operação de renda variável envolve certo grau de risco.

Swing é uma palavra em inglês, traduzida como balanço. O termo faz alusão às oscilações do mercado financeiro.

Assim, ao observar gráficos semanais ou diários, é possível identificar padrões. Cabe ao investidor encontrar esses padrões e analisar as tendências geradas a partir deles. Então, com esses dados em mãos, especula-se sobre as próximas oscilações, com base neles.

Normalmente, são utilizados o gráfico diário, 60 minutos e intraday. O objetivo é ler o mercado de forma reativa, e não proativa.

O Swing Trade apresenta boas oportunidades de lucro nos mercados em tendência. Quanto o ativo já está consolidado, no entanto, dificilmente o investidor poderá aproveitar toda alta ou baixa.

 

Quantos dias um swing trader permanece com as ações?

A permanência dos ativos na carteira do swing trader depende muito de sua estratégia, objetivos e do momento do mercado. No entanto, esse período costuma variar entre três dias até algumas semanas.

O ritmo menos acelerado das operações permite que o investidor faça um monitoramento menos frequente das oscilações. Portanto, essa é uma estratégia ideal para quem não vive apenas do trading.

 

 

A diferença entre Swing Trade, Day Trade e Position Trade

Você sabe a diferença entre essas três estratégias?

 

O Day Trade é uma estratégia mais agressiva e dinâmica, voltada para investimentos de curtíssimo prazo. Desse modo, o gráfico analisado é o de minutos. Assim sendo, os movimentos de dias ou semanas não são relevantes.

Isso acontece pois, nesse tipo de operação, o investidor zera suas posições todos os dias, ou seja, nenhum ativo permanece na carteira de um dia para o outro.

Por sua vez, o Position Trade (ou Buy‘n Hold), consiste na compra de ações sem data para venda. Trata-se de uma estratégia voltada para investimentos de médio e longo prazo, não sendo, portanto, especulativa.

É utilizada a análise fundamental, com objetivo de identificar ativos que paguem bons dividendos.

Já o Swing Trade é muitas vezes considerado um meio-termo entre as duas estratégias, tanto no aspecto do prazo de permanência dos ativos, quanto nos riscos e rentabilidade potencial.

A principal característica que diferencia o Swing Trade das outras estratégia, no entanto, é o modo como o investidor se comporta na alta e na baixa dos ativos. Veja a comparação:

Day TradeSwing TradePosition Trade
Zera posições todos os dias, visando o maior lucro possívelNão visa o maior ganho possível, zerando posições durante as longas subidas do ativo.Focado no longo prazo, visando papéis estáveis que pagam dividendos

 

Por exemplo: quando um ativo valorizou três vezes seguidas, a chance da próxima oscilação ser uma queda é grande. Assim, o swing trader faz a venda dos papéis durante a tendência de alta, garantindo o lucro.

 

Qual a diferença entre swing trader e scalper

Descubra o que difere entre os dois termos.

 

Scalper ou Scalping é um termo que se refere à operações muito rápidas na bolsa de valores. Geralmente, elas duram alguns minutos, ou até mesmo segundos. O objetivo é comprar os ativos e sair com lucro na primeira oportunidade.

Geralmente, o investidor que segue essa estratégia precisa monitorar cuidadosamente as oscilações na Bolsa. Como se trata de negociações de valores altos e que dependem do segundo certo para dar lucro, essa é uma estratégia bastante arriscada e desgastante.

O Swing Trade, como mencionamos no tópico anterior, possui uma estratégia de ritmo menos acelerado. Dessa maneira, não é preciso ficar grudado nos gráficos o tempo todo.

 

 

Dúvidas comuns do mercado de trading

Tire as suas dúvidas sobre o Swing Trade.

 

O mundo do trading é cheio de termos específicos e estratégias definidas. Dessa forma, é muito comum surgirem dúvidas em investidores que estão começando agora.

Mesmo sendo um trader experiente, é comum trombar com conceitos desconhecidos. Por isso, é fundamental continuar estudando sobre o assunto. E, claro, manter-se atualizado através de veículos de notícias especializados e confiáveis.

Pensando nisso, apresentamos a seguir as dúvidas mais comuns sobre trading. Se sua pergunta não foi respondida, deixe ela nos comentários, ao final do texto!

O que é zerar posição em ações?

Zerar posições significa vender todos os ativos nos quais você investiu, os seja, emitir uma ordem de venda em quantidade igual à posição de compra.

Para obter uma boa rentabilidade zerando sua posição diariamente (como acontece no day trade), é preciso uma estratégia bem definida.

Essas operações envolvem custos e tributações. Assim, é mais comum entre investidores experientes e que movimentam um alto volume de ativos.

Como funciona o day trade?

O day trade é uma estratégia que envolve a compra e venda de ativos no mesmo dia, ou seja, o operador sempre zera sua posição ao final do dia.

Até pouco tempo atrás, esse tipo de operação não estava disponível para o pequeno investidor. Isso acontecia pois é característica do day trade ser mais fácil de lucrar quando se realizam movimentações com um alto volume de ativos.

E por que isso acontece? Em grande quantidade, é mais fácil cobrir as taxas e impostos. Portanto, esse é considerado um procedimento de alto risco, pois exige experiência e monitoramento constante por parte do investidor.

O que é ser “stopado”?

O termo foi “abrasileirado” a partir da palavra em inglês Stop, que significa parar ou interromper.

No mercado financeiro, stop significa interromper um investimento que está dando prejuízo, antes que o cenário fique pior.

Assim, ser stopado significa admitir um erro e aceitar as perdas, antes que elas se tornem grandes demais.

Existe muita discussão entre especialistas sobre quando (e se) usar stops é adequado. Afinal, existem formas de lucrar com as altas e com as baixas do mercado. No entanto, esse é um assunto extenso, pois existem muitas variáveis a considerar.

O que é um trader profissional?

Um trader profissional é um especialista do mercado financeiro. As operações na Bolsa de Valores (ou trades) são sua atividade profissional. Ele passa todo o período de trabalho monitorando as oscilações do mercado e fazendo operações de compra e venda.

Assim, um trader profissional lucra com as oscilações do mercado. Ele pode operar para si mesmo, ou ser contratado por uma instituição financeira, por exemplo.

Hoje, essa é uma atividade que pode ser realizada remotamente, pois as negociações na bolsa se tornaram completamente digitais. Como consequência, o número de traders aumentou consideravelmente.

 

O que é necessário para se tornar um trader

Aprenda como se tornar um trader.

 

Como mencionamos, hoje é muito mais fácil operar como trader na Bolsa de Valores do que antigamente. No entanto, apesar de acessível, essa não é uma atividade profissional tão simples de ser exercida.

É muito comum ouvir por aí que é muito fácil ganhar dinheiro na Bolsa de Valores. Porém, a verdade é que operar nesse meio exige muito conhecimento de mercado, um ótimo timming e um perfil profissional adequado.

Um trader deve ter alta tolerância ao risco, além de saber tomar as melhores decisões em momentos de pressão. Além disso, deve estar a par dos últimos acontecimentos econômicos e políticos, entendendo como isso impacta as dinâmicas do mercado.

Outro fator importantíssimo, e que pouca gente destaca, é que quanto mais você tem para investir nas operações, mais fácil se torna mitigar riscos com diversificação e outras estratégias.

Para ter sucesso como trader, é fundamental ser dinâmico e se adaptar com facilidade às mudanças do mercado. É preciso ser confiante na medida certa, aprender a gerenciar os riscos e sempre procurar aumentar seus conhecimentos sobre o mercado financeiro.

 

Qual a diferença entre um trader profissional e um amador

O primeiro passo para ser considerado um trader profissional é sua formação. Esses especialistas normalmente são graduados em finanças, economia ou administração.

Em 2003, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma resolução para que profissionais comprovem o mínimo de conhecimento sobre o mercado de valores. Portanto, para ser contratado como trader, é necessário certificação.

O principal órgão que atua nessa área é a Anbima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, que oferece provas e certificações requisitadas por bancos e corretoras.

Alguns exemplos são a ANBIMA CPA-10 e 20, ANCORD, CNPI e APIMEC.

Por sua vez, o trader amador é aquele que não possui certificação. Normalmente, eles realizam operações na Bolsa em seu próprio nome, e não para terceiros.

 

 

Como fazer swing trade na modalmais

É simples investir com a modalmais.

 

O Swing Trade é uma estratégia perfeita para quem ainda não tem experiência suficiente para antecipar os movimentos de mercado. Ou mesmo para quem quer operar no curto e médio prazo, mas sem precisar ficar grudado nos gráficos o tempo todo.

Com a modalmais, você tem todo o suporte e ferramentas necessárias para começar a investir com Swing Trade, de maneira eficaz e simples.

Primeiramente, clique aqui e abra sua conta. O processo é completamente online e grátis.

Através do Home Broker da modalmais, você consegue realizar suas ordens de compra e venda na Bolsa de Valores. Não se preocupe, a plataforma é intuitiva é fácil de usar. Clique aqui e conheça nosso Home Broker.

Se você não sabe qual ação escolher, pode entrar em contato com um dos nossos analistas. Nossa equipe está pronta para ajudar no que for preciso.

Quando definir quais serão seus investimentos, basta inserir o código da ação, a quantidade e preço desejados. Assim que houver um vendedor, sua ordem de compra será executada.

 

Pronto, você já é um trader através da modalmais!

 

Conclusão

O Swing Trade é uma das muitas estratégias para operar na Bolsa de Valores.

 

O Swing Trade é uma estratégia ideal para investidores com pouca experiência. No entanto, essas operações não deixam de envolver riscos, já que ações se tratam de ativos de renda variável, e não é possível ter certeza do comportamento do mercado.

No entanto, mesmo estratégias mais agressivas, como o Day Trade, estão muito longe de ser apostas. Os traders realizam análises e acompanham tendências e notícias do setor financeiro. O objetivo é potencializar os rendimentos, assumindo o menor risco possível.

Nesse artigo, você pode entender um pouco mais sobre o Swing Trade. Mas, antes de tudo, lembre-se de conhecer bem seu perfil de investidor e considerar seus objetivos e metas antes de tomar uma decisão sobre qual ativo comprar ou qual estratégia usar.

E, claro, nunca deixe de diversificar sua carteira de investimentos. Essa é uma das principais formas de mitigar os riscos da renda variável e investir de forma cada vez mais eficaz.

 

Quer aprender mais sobre trading? Ótimo! Separamos esses artigos para ajudar você nessa jornada:

 

Obrigado por ler nosso artigo!