Blog do modalmais

SuperDOM: o que é e como utilizar no Day Trade

Quem trabalha com trading sabe que a velocidade nas negociações é uma característica do trabalho com renda variável. Como as negociações necessitam de agilidade, nada melhor do que contar com o auxílio da tecnologia. Nesse sentido, a ferramenta SuperDOM, amplamente utilizada por traders, é fundamental no envio de ofertas de compra e venda de ativos ao longo do Day Trade.

Mostraremos isso ao longo deste post. Acompanhe e aproveite este conhecimento!

Significado de SuperDOM

SuperDOM é uma ferramenta de gestão, também conhecida como Depth of Market. Com ela, os traders conseguem enviar as ofertas de compra e venda de ativos na Bolsa de Valores, como ações, contratos e afins.

Portanto, trata-se de uma parte do Book de Ofertas, possibilitando o encaminhamento de uma maneira automática, online e totalmente otimizada, facilitando a vida dos investidores e dos corretores.

Na prática, o SuperDOM é uma ferramenta instalada em plataformas digitais, como a Nelogica Profit, por meio da tecnologia AutoOp, que faz a automatização operacional.

Essa inovação em Tecnologia da Informação (TI), focada no mercado financeiro, também é conhecida como Ordem OCO ou Gain & Loss. Isso quer dizer que, no momento em que é efetuada, imediatamente abrem duas, sendo de ganho e perda. Enquanto uma é atingida, automaticamente, a outra acaba sendo cancelada.

Dessa maneira, o SuperDOM é uma forma de potencializar as estratégias e rentabilidades no Day Trade, trazendo dinamismo, eficiência e análises bem-apuradas. Desse modo, os traders conseguem antecipar-se nas tomadas de decisões, pois têm um recurso analítico poderoso em mãos.

Mas, para que tudo saia de acordo com o planejamento de cada carteira, é preciso investir muito nas análises, que devem ser profundas, como mostraremos agora, além de dominar profundamente estratégias para operar no day trade.

Como aplicar?

Sendo uma profundidade do mercado, o Depth of Market mede a demanda dos ativos líquidos e negociáveis, tudo em tempo real.

Assim, trata-se de uma ferramenta importantíssima, pois faz a análise baseada no número de ações de determinado ativo que podem ser compradas, sem influência na possível valorização do preço.

Portanto, se uma ação X está com alta liquidez e refletindo um grande número de compradores e vendedores, um investidor Y pode comprar um bloco considerável de papéis sem influenciar consideravelmente no preço.

Do outro lado da moeda, existem ações que não apresentam boa liquidez, sendo pouco negociadas. Situação que uma compra de um bloco delas pode causar um impacto nos preços, ou seja, são variações do mercado de capitais apresentadas por meio do DOM.

Dessa forma, ele é exibido por meio de lista de ordens de compra e venda pendentes, sempre organizadas por níveis de preços, com atualizações em tempo real.

Ao utilizar o SuperDOM, os traders conseguem obter uma listagem completa e bem-apurada das ordens de compra e venda pendentes em execução, tudo sendo demonstrado de acordo com o tamanho de cada negociação.

Conheça as vantagens do SuperDOM no Day Trade

Antes de explicarmos algumas vantagens do SuperDOM, nada melhor do que esclarecer o que é o Day Trade. Trata-se da operação diária na Bolsa de Valores, valorizando a otimização do tempo e eficiência nas operações.

Por isso, as operações na modalidade são iniciadas e finalizadas no mesmo pregão, com muitas tendo uma duração quase que instantânea.

É nessa negociação diária que o SuperDOM também se aplica, seguindo o exemplo de tantas outras ferramentas. Afinal, o mercado financeiro é baseado em dados nas tomadas de decisões, sendo uma atitude fundamental para evitar grandes perdas diante da volatilidade dos investimentos.

Com uma função “one click”, o SuperDOM envia rapidamente as ordens, sem a necessidade de abrir ou preencher uma boleta. A principal vantagem é justamente na agilidade, aspecto primordial na condução das operações diárias que acontecem na Bolsa de Valores.

Além disso, a ferramenta contém outros recursos que auxiliam no processo, como o Volume At Price e a coluna de anotações.

A eficiência nas operações é outro ponto positivo, sendo uma boa alternativa para você conduzir suas negociações na rotina da B3.

Por conta dos inúmeros fatores benéficos, o SuperDOM também é utilizado por scalper traders, que realizam as operações em um curtíssimo período.

Como no Day Trade a janela operacional é pequena, com a abertura e o fechamento das operações em menos de cinco minutos, nada melhor do que contar com várias ferramentas que auxiliam nas análises e melhores escolhas, como no caso do SuperDOM, que traz ainda muitos outros benefícios, tais como:

  • aumento dos rentabilidades;
  • chances de obter resultados similares aos grandes players do mercado;
  • agilidade;
  • alavancagem;
  • prejuízo estimado (stop loss);
  • análise técnica;

Mercado futuro

Outra vantagem de utilizar o SuperDOM no Day Trade é que as operações em curto prazo podem ir além da compra e venda de ações, com atitudes direcionadas para commodities, moedas estrangeiras e acompanhamento dos índices, como o Ibovespa ou S&P 500.

São categorias que integram o famoso mercado futuro, setor que movimenta até 10 vezes mais rendimento que as demais negociações juntas.

Como os preços e as tendências alteram-se de acordo com a relação de oferta e procura dos ativos, o SuperDOM se alinha com outras ferramentas nas análises, sendo importante também nos contratos futuros.

Quais plataformas contam com o SuperDOM?

Inúmeras plataformas ofertam o SuperDOM em suas funcionalidades. Podemos citar o Profit Trader Mobile e Profit Pro, sendo bem utilizadas pelas corretoras ou pelos bancos de investimentos.

Aplicabilidade

No Profit Pro, na parte central da plataforma, estão os preços. À esquerda de sua tela, você encontra as ofertas de compra do mercado, que ficam sempre na cor azul, e, à direita, as de venda, descritas pelo vermelho.

Não é apenas o SuperDOM que o Profit Pro oferece. Há ainda recursos para análises apuradas, com suas respectivas estratégias de negócios por meio de gráficos que trazem periodicidades clássicas para o intraday, sem falar nos indicadores.

Ao utilizar o SuperDOM, haverá inúmeros tipos de funcionalidades disponíveis, todas auxiliando nas operações. Entre elas, podemos citar:

  • padrão;
  • one click trading;
  • inserção de Volume At Price;
  • envio de ordens limitadas;
  • propriedades;
  • envio de Ordens Stop;
  • ordens Gain e Loss simultâneas.

Portanto, o SuperDOM é uma ferramenta altamente utilizada no Day Trade e faz parte da rotina dos investidores de sucesso. Explore essa opção, também de olho nos bons rendimentos de suas aplicações no mercado financeiro.

Confira nossos artigos sobre FibonacciEstocásticoTriple ScreenEstratégia FenceGráfico Kagi e Gráfico Heikin-Ashi.

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.