O que é Circuit Breaker?

Saiba o que é e como funciona o mecanismo de proteção aos investidores da B3. Essa estratégia é usada pela Bolsa em momentos de grande volatilidade para controlar as variações negativas do mercado.

Em momentos de grande volatilidade da economia, como estamos enfrentando atualmente – crise comercial entre EUa e China, coronavírus, crise do petróleo, por exemplo –, é normal que haja grandes variações no índice Bovespa.

Nesses momentos, o índice Bovespa pode enfrentar grandes variações, porém, a B3 possui mecanismos de proteção contra grandes desvalorizações do principal índice da Bolsa de Valores brasileira.

O Circuit Breaker é um mecanismo de segurança contra grandes variações no índice Bovespa. Quando acionado, ele interrompe as negociações do mercado Bovespa durante um determinado período de tempo para conter o ânimo dos investidores, e controlar grandes variações.

 

Como funciona o Circuit Breaker?

Na prática, funciona do seguinte modo:

 

Se as oscilações no índice Bovespa atingirem 10% de queda comparadas ao encerramento do pregão anterior, as negociações são suspensas por 30 minutos.

Após esse tempo, o pregão é reaberto e as operações continuarão normalmente. Entretanto, se a desvalorização do índice Bovespa chegar em 15%, será acionada a segunda regra do circuit breaker. E as negociações serão suspensas novamente, desta vez 1 hora.

E em sua última regra, após passada essa uma hora (segunda medida do Circuit Breaker), se a queda atingir 20%, as negociações poderão ser suspensas por um período de tempo determinado pela própria B3.

O último Circuit Breaker ocorrido na história da Bolsa foi na manhã do dia 18 de maio de 2017. Joesley Batista, dono da JBS, acusou Aécio Neves e Michel Temer de estarem envolvidos em corrupção. O grande impacto que tal afirmação causou acionou o Circuit Braker. Ao final do pregão, o índice fechou com queda de 8,8%, e chegou na mínima de 10,18%. Esse dia ficou conhecido no mercado como “Joesley Day”.

Circuit Breaker na história

Veja quando o mecanismo de proteção da Bolsa foi acionado:

 

O que fazer quando o Circuit Breaker?

Primeiro passo, tente manter a calma!

 

A volatilidade pode causar euforia e desespero até aos investidores mais experientes. Por isso, é sempre importante ter estratégias contingenciais para seus investimentos, como ter uma carteira diversificada e posições em ativos que podem se beneficiar da queda da Bolsa.

Por isso, fique de olho no conteúdo criado pelos especialistas do modalmais. Nós estamos sempre atrás das melhores maneiras de proteção e rentabilização de patrimônio.

O banco digital dos investidores está focado ajudar você a ir além dos seus sonhos.

 

Ainda não é cliente modalmais? Abra sua conta gratuita e aprenda tudo o que precisa saber do mundo dos investimentos.

Leia também sobre:

 

 

Obrigado por ler até aqui!