Blog do modalmais

Estocástico: o que é e como usar esse indicador no Day Trade

O mercado financeiro é uma arena altamente competitiva, e os traders estão sempre buscando maneiras de otimizar suas estratégias para alcançar melhores resultados. Uma das ferramentas mais populares na análise técnica é o indicador Estocástico. Desenvolvido na década de 1950, essa ferramenta pretende identificar pontos de reversão e de tendência no mercado

Neste artigo, você aprenderá o conceito desse indicador, como ele funciona, para que ele serve e suas principais características. Além disso, mostraremos como você pode utilizá-lo para otimizar suas estratégias e maximizar lucros. Confira!

Por que utilizar estratégias no Day Trade?

Antes de mostrar o que é o Estocástico, é importante entender o porquê de utilizar estratégias no Day Trade.

Nessa modalidade de investimento, em que as operações de compra e venda de ativos são realizadas no mesmo dia, exige que o investidor tome decisões rápidas e precisas, pois as variações no mercado financeiro podem ocorrer em questão de segundos.

Assim, boas estratégias e indicadores assertivos como o Estocástico colaboram para:

  • Redução dos riscos. Tendo em vista que o mercado financeiro é altamente volátil, com estratégias bem definidas o investidor tem maior controle sobre as operações e toma decisões mais conscientes;
  • Aumento da eficiência. Com boas estratégias, é possível maximizar os lucros e minimizar as perdas, o que aumenta a eficiência do investimento. Isso significa que o investidor consegue obter resultados melhores em tempo menor;
  • Melhoria no desempenho. O investidor pode analisar o mercado financeiro de forma mais precisa e tomar decisões mais acertadas. Isso melhora o desempenho do investimento e pode levar a resultados mais positivos;
  • Controle das emoções. Quando o investidor segue uma estratégia clara e bem definida, ele consegue manter a cabeça fria e tomar decisões mais racionais, reduzindo os erros de julgamento.

O que é Estocástico?

O Estocástico é um dos indicadores técnicos mais populares na análise técnica. Ele foi desenvolvido na década de 1950, pelo trader George Lane. Seu objetivo é, simplesmente, identificar pontos de reversão e de tendência de um ativo na Bolsa de Valores.

Trata-se de um indicador da família dos osciladores. Ele funciona comparando o preço de fechamento de um ativo com a faixa de preços em que ele foi negociado em determinado período. Esse tempo pode variar conforme as preferências do investidor, mas é comum utilizar um período de 14 dias.

Como o Estocástico é composto?

O Estocástico é composto por duas linhas: a linha %K e a linha %D. A primeira é a principal, e a denominada %D é uma média móvel da linha %K. Ambas se movem em uma escala de 0 a 100 pontos e indicam se um ativo está sendo negociado perto do seu preço máximo (100) ou do seu preço mínimo (0).

O principal objetivo do Estocástico é identificar pontos de sobrecompra — ou seja, quando o ativo já foi comprado em demasia — e sobrevenda — quando já foram feitas muitas vendas em um período — de um ativo no mercado financeiro.

Quando a linha %K cruza acima da %D e ultrapassa o nível 20, isso é um sinal de que o ativo está em uma condição de sobrevenda e pode estar prestes a voltar a subir. Por outro lado, quando a linha %K cruza abaixo da linha %D e ultrapassa o nível 80, isso é um sinal de que o ativo está em uma condição de sobrecompra e pode estar prestes a cair.

Quais são as principais características do indicador?

O Estocástico é considerado um indicador de momento, que mede a velocidade e a força das mudanças de preço em um ativo. Ele tende a ser mais efetivo em mercados que apresentam tendências laterais.

Afinal, em mercados com tendência forte, o indicador pode permanecer em níveis de sobrecompra ou sobrevenda por períodos prolongados. Além disso, também pode ser utilizado em conjunto com outros indicadores técnicos para confirmar ou refutar sinais de compra ou venda.

trader operando
As estratégias operacionais ajudam a reduzir os riscos, aumentar a eficiência, melhorar o desempenho e evitar que as emoções influenciem nas decisões de investimento. Por isso, é importante estudar e desenvolver boas estratégias para ter sucesso nessa modalidade de investimento.

Como funciona o cálculo?

Para calcular o Estocástico, é necessário seguir os seguintes passos:

  • verifique o preço mínimo e o preço máximo do ativo nos últimos 14 dias ou outro período diferente, conforme a sua análise;
  • calcule a diferença entre o preço de fechamento do ativo e a mínima dos últimos 14 dias;
  • apure a diferença entre o preço máximo dos últimos 14 dias e o mínimo dos últimos 14 dias;
  • faça a divisão da diferença entre o valor de fechamento e o mínimo pelos últimos 14 dias pela diferença entre o preço máximo e o preço mínimo dos últimos 14 dias;
  • multiplique o resultado por 100 para obter a linha %K;
  • calcule a média móvel de 3 períodos da linha %K para obter a linha %D.

Ao seguir esses passos, é possível chegar aos níveis de Estocástico. Contudo, fazer isso enquanto o mercado está aberto é praticamente impossível. Por isso, as plataformas de investimento já possuem esse indicador, em muitos casos, gratuitamente para o usuário. Assim, basta inserir o indicador no gráfico, que a própria plataforma contratada já fará todos esses cálculos em tempo real.

Por fim, podemos concluir que o Estocástico é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a tomar decisões no Day Trade. Mas lembre que esse indicador não é infalível e deve ser usado em conjunto com outras ferramentas de análise técnica para confirmar ou refutar sinais de compra ou venda.

Confira também sobre Tape Reading, Triple Screen, Estratégia Fence, Gráfico Kagi, Estratégia White Flag, Fibonacci e Gráfico Heikin-Ashi e se torne um grande Trader.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.