Geralmente, quem deseja guardar dinheiro tem duas coisas em mente. Primeiro, fazer o capital render e com o máximo de segurança, e a primeira coisa que vem à cabeça de quem quer fazer isso é colocar o dinheiro na poupança, principalmente, para não correr riscos.
Porém, essa pode não ser a melhor alternativa, especialmente, em termos de rentabilidade. O ideal é fazer um planejamento eficiente, diversificando suas aplicações para ter um bom rendimento e com o máximo de segurança possível.
Pensando nisso, resolvemos mostrar tudo o que você precisa saber sobre como e em que ativo guardar o seu dinheiro. Continue lendo!
Qual é a diferença entre guardar dinheiro e investir?
Antes de qualquer coisa, é importante entender a diferença que existe entre guardar dinheiro e investir. São conceitos completamente diferentes. No primeiro caso, a pessoa que deseja armazenar uma quantia é aquela que separa o dinheiro para acumular um capital que pode ser usado em diversas finalidades.
Por exemplo, imagine que você tem o objetivo de comprar uma casa daqui a cinco anos. Para tanto, todos os meses, separa um valor e coloca em alguma conta que não será usada durante esse período. Tecnicamente, essa pessoa está simplesmente guardando o dinheiro.
Existem aqueles que fazem isso pensando em ter algum recurso para ser usado em momentos de dificuldades, emergências ou imprevistos financeiros. Contudo, investir tem um conceito com algumas diferenças pontuais. Primeiro, a pessoa investe com o desejo de, pelo menos, não permitir que a inflação corroa seu capital.
Porém, o principal objetivo do investimento é fazer que seja multiplicado ao longo do tempo. Ao investir, você tem a oportunidade de ter uma rentabilidade capaz de fazer o seu dinheiro crescer rapidamente ao longo do tempo.
Quais são as principais opções para guardar dinheiro?
Apesar de os conceitos de investir e guardar dinheiro terem algumas diferenças pontuais, você ainda pode armazenar uma quantia utilizando algumas modalidades de investimento. Por exemplo, vamos voltar à pessoa que deseja comprar uma casa daqui a cinco anos.
Ao invés de colocar o dinheiro na poupança durante esse período, ela pode utilizar ativos do mercado financeiro para fazer com que ele se multiplique mais rapidamente. Dependendo do seu perfil de investidor e dos ativos que utiliza, é possível alcançar o objetivo pretendido antes do prazo determinado.
Nos próximos tópicos, mostraremos opções de investimento que podem ser perfeitamente utilizadas para guardar dinheiro. Continue lendo e saiba quais são elas!
FUNDO DE INVESTIMENTO
Os Fundos de Investimentos são ativos muito interessantes para quem pensa em guardar dinheiro. Basicamente, são constituídos de um capital formado pelos próprios cotistas e administrado por um ou mais profissionais, que são os gestores do Fundo.
Os administradores desses recursos fazem diversas operações no mercado em que o fundo atua. Em outras palavras, ao adquirir cotas de um Fundo de Investimento, você está fazendo parte desse capital que será gerenciado pelos profissionais, com estratégias pré-determinadas e, na maioria das vezes, visam ser mais rentáveis do que o indexador que replicam.
Por exemplo, um Fundo de Investimento Imobiliário foca suas aplicações no mercado de imóveis. Ao investir o seu dinheiro nesse ativo, o capital que entra para o patrimônio do fundo é utilizado em diversas operações imobiliárias. Assim, podendo ser a compra de imóveis para revenda, bem como aluguel.
O lucro obtido com essas aplicações feitas pelos profissionais que gerenciam o fundo é distribuído entre todos os participantes, chamados de cotistas. Esse mercado é muito amplo e possui diversas ramificações. Assim, você terá fundos de investimentos em ações, ativos de renda fixa, commodities, mercado exterior etc. Essa modalidade de aplicação é muito interessante para aquelas pessoas que querem ter uma boa rentabilidade, mas não têm muitos conhecimentos sobre determinados mercados.
Isso porque quem faz a gestão do capital do fundo são pessoas que, efetivamente, entendem do assunto e têm um amplo conhecimento sobre o mercado e todas as coisas que o circulam.
TESOURO DIRETO
Outra opção muito interessante são os títulos do Tesouro Direto. Basicamente, esses são os títulos de dívida do governo federal. Em outras palavras, é como se o nosso país tivesse pegado dinheiro emprestado com você.
Em troca, ele oferece o pagamento de juros que podem variar de acordo com a taxa escolhida. Podemos citar como vantagem desse tipo de investimento o fato de existem modalidades que remuneram em um percentual que fica sempre acima da inflação.
Logo, você pode investir nesses ativos em prazo maior sem se preocupar com a desvalorização da moeda sobre o seu capital.
CERTIFICADO DE DEPÓSITO BANCÁRIO (CDB)
Os CDBs são modalidades de investimento oferecidas por muitos bancos e corretoras no mercado. Nesse caso, você também está, de certa forma, emprestando dinheiro para uma instituição financeira que atua nesse segmento financeiro.
Em contrapartida, ela fornece o pagamento de juros de acordo com uma taxa estabelecida no momento em que o título é contratado. Uma vantagem interessante desse tipo de investimento é a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Ele protege o seu capital caso o banco que vendeu o CDB venha a ter dificuldades financeiras. Essa garantia ocorre em um limite de R$ 250.000,00 por CPF e conta.
LETRAS DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO E DO AGRONEGÓCIO (LCI E LCA)
As Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio também podem ser entendidas de forma semelhante aos títulos mencionados anteriormente. Nesse caso, você também estaria emprestando dinheiro para uma instituição financeira.
Contudo, a grande diferença é que esses valores seriam gastos para fomentar o mercado imobiliário e de agronegócio. As LCIs e LCAs também contam com a garantia e a proteção do FGC e são isentas de tributação do Imposto de Renda.
PREVIDÊNCIA PRIVADA
Outra modalidade interessante para guardar dinheiro, e que muitas pessoas não observam, é a previdência privada. Ela é erroneamente classificada exclusivamente como um ativo que tem por objetivo único garantir a aposentadoria.
De fato, ela tem esse foco, mas se trata de uma modalidade de investimento como qualquer outra. Sendo assim, também pode ser utilizada para armazenar um capital e fazê-lo crescer ao longo do tempo, visando a outros objetivos.
AÇÕES DA BOLSA DE VALORES
Para finalizar as ideias de investimento que você pode optar para guardar dinheiro, temos as ações na Bolsa de Valores. Uma estratégia de aplicação bem montada e com uma diversificação correta pode utilizar alguns ativos do mercado financeiro para fazer o capital crescer.
Comprar ações de empresas sólidas no momento certo — ou seja, quando estão em um movimento de correção para voltar a subir — pode ser muito interessante para dar um acréscimo na rentabilidade da sua carteira.
Contudo, é importante ter em mente que essa ação deve ser realizada com o máximo de cautela possível e com o apoio de profissionais que entendam do assunto. Afinal, o mercado de ações faz parte da renda variável, e não há como saber se você terá resultados positivos ou não.
Mas, ainda assim, é possível ter uma rentabilidade interessante se você souber o momento certo de entrar na compra de algum ativo. Além disso, os ganhos nesse mercado podem ocorrer com a valorização das ações, bem como com a distribuição de dividendos.
Como começar a investir meu dinheiro?
Quem está pensando em guardar dinheiro, montando um orçamento para realizar algum sonho, pode passar bem longe das modalidades de investimento que mencionamos até o momento deste artigo.
Afinal, mercado financeiro, Bolsa de Valores e outros termos relacionados ao investimento ficaram afastados das pessoas durante anos. Esse sistema só veio à tona com o crescimento da disseminação de informações sobre o assunto.
Nesse caso, antes de começar a investir o seu dinheiro, é importante que você siga alguns passos fundamentais para ter sucesso em qualquer tipo de investimento que for fazer. Veja quais são eles!
ESTABELEÇA OBJETIVOS
Antes de qualquer coisa, é fundamental que você estabeleça objetivos financeiros para fazer suas aplicações. Quem não tem um caminho bem definido para seguir pode desviar para rotas que não são interessantes para sua vida naquele momento.
Ou seja, se você está pensando em guardar dinheiro para realizar um sonho, pode não ser interessante apostar em ativos de alto risco. Afinal, você, de fato, tem uma grande chance de ganhar muito dinheiro, mas pode perder todo o capital acumulado em uma única operação.
A escolha dos seus ativos é determinada pelos objetivos que você tem. Se o foco é no longo prazo, é preciso selecionar aqueles que têm uma expectativa de crescimento nesse período. Você pode e deve mesclar entre ativos de renda fixa e variável.
Contudo, isso deve ser feito fracionando muito bem os riscos e retornos que cada aplicação pode proporcionar.
DIVERSIFIQUE O SEU CAPITAL
Outra dica interessante é colocar o seu dinheiro em vários artigos diferentes. A diversificação de investimento segue uma velha dica de um ditado popular que diz “nunca coloque todos os ovos em uma única cesta”. Afinal, se ela cair no chão, todos serão perdidos.
Trazendo para o universo dos investimentos, se você apostar todo seu capital em um único ativo, e ele, por algum motivo, desvalorizar, você pode perder muito dinheiro. Isso também pode acontecer com os ativos de renda fixa.
Imagine, por exemplo, que você aplicou seu capital em um investimento que tem a rentabilidade atrelada à SELIC. Contudo, vamos supor que esse percentual foi brutalmente cortado ao longo dos meses, ficando, inclusive, abaixo da inflação.
Tecnicamente, você não perderá o dinheiro que foi depositado na conta do investimento. Porém, seu capital teria perdido poder de compra, além de você não ter aproveitado a oportunidade em outros mercados. A situação que descrevemos não é completamente hipotética. Isso aconteceu no Brasil, durante 2020 e 2021.
Por outro lado, quando você tem a diversificação de investimentos, eventuais quedas em algum ativo podem ser supridas por valorização de outros. Porém, para fazer isso, você precisa de apoio profissional.
Geralmente, as próprias corretoras ou os bancos de investimento já têm pessoas qualificadas para prestar esse tipo de assessoria para seus clientes.
FIQUE DE OLHO NA LIQUIDEZ DOS INVESTIMENTOS
Outro detalhe que você deve ter muita atenção é ficar de olho na liquidez dos seus investimentos. Basicamente, esse conceito pressupõe o tempo que uma aplicação demora para se transformar em dinheiro disponível na conta do investidor.
Alguns ativos podem ter prazos para resgate. Ou seja, se você fez uma aplicação hoje, talvez seja necessário esperar meses ou anos para retirar o dinheiro. Assim, sempre observe se esse prazo não prejudicará a realização do seu objetivo.
Por exemplo, se um ativo tem liquidez anual, e você precisa do dinheiro em seis meses, ele deve ser evitado. Essa informação é repassada ao investidor antes mesmo de fazer o aporte. Geralmente, é o tipo de dado que fica muito bem fixado para não gerar dúvidas na mente do investidor ou problemas para a instituição.
REINVISTA
Outra dica importante é reinvestir o seu capital, especialmente, os lucros que foram auferidos nas aplicações. Ao reinvestir o seu patrimônio, você tem a possibilidade de ampliar os ativos já existentes, multiplicando a rentabilidade total da sua carteira de investimentos.
ACOMPANHE SEUS INVESTIMENTOS
Outra dica importante é acompanhar seus investimentos. Algumas pessoas têm o hábito equivocado de aplicar em alguma modalidade e, simplesmente, se esquecem de verificar as movimentações. Jamais faça isso!
Não significa que você precisa ficar com a plataforma aberta ou ligado em canais de notícias. Mas, sim, escolher um horário do dia para entrar nas suas aplicações e verificar o que aconteceu no mercado financeiro ao longo do dia.
Assim, caso perceba alguma movimentação estranha, é importante ligar o sinal de alerta e tomar as ações necessárias para evitar perder dinheiro.
CONTROLE SEUS GASTOS
Por fim, você precisa controlar bem os seus gastos. Usar o cartão de crédito e realizar compras supérfluas devem ser feitos com cautela. Não significa que você deve abrir mão de todo conforto ou dos hobbies que tem hoje.
É interessante reduzir o volume de gastos desses elementos para utilizar os recursos para investir e potencializar seus ganhos.
Por fim, é muito importante que você desenvolva a sua consciência para guardar dinheiro com consistência. Além disso, dedique tempo para aprender sobre investimentos, potencializando seus resultados, reduzindo o tempo para alcançar seus sonhos com os recursos acumulados.