O Agente Autônomo de Investimentos, que também é chamado no mercado de Assessor de Investimentos, é um profissional que é sócio de uma empresa de agente autônomo de investimentos que tem um contrato de distribuição de investimentos com uma corretora e recebe comissão pela receita gerada pelos seus clientes. Este profissionais são regulados pela Instrução 497 da CVM. 

O que Agente Autônomo de Investimentos faz na prática? 

O trabalho de um Agente Autônomo de Investimentos é em grande parte comercial. Ele faz a prospecção de novos clientes, orienta a abertura de conta, dá o suporte operacional do dia a dia transmitindo as ordens recebidas pelos clientes aos sistemas, envia extratos e demais relatórios que a corretora forneça. 

Os Assessores de Sucesso também possuem conhecimento técnico para explicar o funcionamento dos investimentos disponíveis para os clientes, mas é importante lembrar que a CVM não permite que eles indiquem investimentos. A recomendação de Valores Mobiliários deve ser feita por Analistas, Consultores ou Gestores certificados pela CVM. 

Desta forma, o Agente pode utilizar os relatórios e recomendações dos analistas da corretora para orientar a alocação dos clientes, desde que elas estejam alinhadas com o perfil de risco definido pelo questionário suitability feito ao abrir a sua conta. 

Muitas pessoas interessadas em começar a trabalhar no mercado financeiro confundem o Agente Autônomo de Investimentos com um gestor de carteiras, que é um profissional que toma decisões para os clientes e opera por ele no mercado.  

O Assessor não pode tomar decisões pelo cliente e não pode passar ordens para o mercado que não tenham sido confirmadas por ele. Essa prática gera uma multa e o descredenciamento automático pela corretora.  

O Agente Autônomo de Investimentos tem seu maior valor no relacionamento. Clientes bem orientados tendem a sentir-se seguros e acompanham o seu Assessor por muitos anos. 

 

Leia também:

Agente Autônomo de Investimentos: Como ser um (passo a passo)

Como começar a carreira de assessor de investimentos

Assessores de Investimentos: Em tempos de crise como cuidar do investidor

Como ser um assessor de sucesso

Como captar investidores durante o Lockdown