Blog do modalmais

Milho: entenda como operar milho na Bolsa de Valores

Milho: entenda como operar milho na Bolsa de Valores

Você conhece o contrato futuro de milho? Existem estudos que indicam que os primeiros plantios do ativo-objeto desse contrato aconteceram há aproximadamente 7.300 anos, em pequenas ilhas próximas ao litoral da região que hoje é o México.

Já no Brasil, ele passou a ser cultivado a partir da chegada dos portugueses em solo brasileiro. Ao longo dos anos, esse produto ganhou muita importância, servindo como matéria-prima de alimentos consumidos em sua grande maioria por humanos, mas, também, por alguns animais.

O que muitos não sabem é que existe a possibilidade de investir nesse mercado extremamente aquecido, por meio dos contratos que mencionamos.

Como operar milho na Bolsa?

O milho futuro é um contrato negociado no ambiente da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa) da B3. A negociação desses contratos consiste em acordos de compra e venda de sacas desse produto, que ocorrerão em uma data futura, por um preço preestabelecido no momento da negociação.

Quem negocia esse ativo, no geral, tem o intuito de evitar as oscilações dos preços, determinando-o no momento da negociação, por meio do mercado futuro.

Como funciona o milho futuro?

Como mencionado, o objetivo principal de quem negocia contratos de milho futuro é determinar o preço da saca em uma data futura. O objeto do contrato, ou seja, o milho, deve ter como principais características o grão a granel de cor amarela, odor e aspectos normais e estar em bom estado de conservação.

É importante deixar claro que, o comprador não irá adquirir as sacas de milho, assim como o vendedor não precisará entregar. O que é negociado são os preços das sacas em uma data futura. A liquidação desses contratos é financeira, ou seja, não há transação de mercadorias.

Ao final do vencimento do contrato, caso deseje manter a posição, o procedimento de rolagem deve ser realizado, ou seja, você deve primeiro zerar sua posição no contrato que está vencendo e abrir uma nova logo em seguida, no contrato do próximo vencimento.

É importante, antes de planejar realizar esse procedimento, verificar com a instituição onde você está operando, como esse procedimento poderá ser adotado.

Cada contrato de milho futuro equivale à negociação de 450 sacas, contendo 60 quilos cada uma. Ou seja, cada contrato negocia o equivalente a 27 toneladas desse ativo-objeto.

A cotação desse contrato varia de acordo com as oscilações do mercado físico e também de acordo com a proximidade do vencimento do contrato, do qual discorreremos ao longo desse artigo.

O principal índice de referência do preço disponível por cada saca dessa commodity, é o indicador agropecuário Milho Esalq BM&FBovespa.

Quais são as vantagens de investir nesse ativo?

Agora que você entendeu como esse mercado funciona, mostraremos as principais vantagens que ele pode proporcionar. Acompanhe!

Tende a ter baixa volatilidade e boa liquidez

A volatilidade pode ser conceituada como uma medida que indica, em determinado período de tempo, a frequência e a intensidade das oscilações nos preços de um ativo, ou de um mercado. Dessa forma, a volatilidade pode ser, também, um indicador de risco sobre determinado ativo.

Quando ele é muito volátil, significa que os preços sobem e caem com muita frequência e intensidade.

No caso do milho futuro, a volatilidade costuma ser pequena. No entanto, isso não significa que não é possível haver um grande movimento de alta ou baixa em algum dia. Todavia, isso acontece, principalmente se algum fator inerente à essa commodity interfere em seu plantio, ou colheita, por exemplo.

Já a liquidez é entendida como a velocidade e facilidade com que um ativo pode ser transformado em dinheiro dentro do mercado financeiro. Os contratos futuros de milho costumam ter alta liquidez, o que diminui as chances de o investidor tentar zerar uma posição e não conseguir por falta de negociadores na outra ponta, seja ela na compra ou na venda.

Proteção contra as oscilações de preços do milho
Como objetivo principal das negociações, os contratos futuros de milho servem como objeto de hedge, ou seja, proteção contra as oscilações indesejadas nos preços dessa commodity numa data futura.

Em geral, esses contratos são negociados por produtores e pessoas jurídicas – principalmente a indústria que utiliza o milho como matéria prima. Porém, devido à sua baixa volatilidade, associada a um volume de negociações que permite boa liquidez, esse contrato também é utilizado por aqueles que buscam uma maior diversificação de carteira, e principalmente, por especuladores do mercado que buscam obter retornos a partir da diferença entre os preços das sacas.

Chance de alavancagem de investimentos

Finalizando as principais vantagens do milho futuro, não podemos deixar de falar sobre a alavancagem. Basicamente, esse processo consiste em movimentar volumes financeiros elevados com um capital inferior.

No caso dos contratos futuros, incluindo o milho, você precisaria apenas ter em sua conta, uma margem de garantia em valor inferior ao do contrato.

A margem de garantia para movimentar contratos futuros de milho pode variar acordo com os fundamentos de mercado e com as deliberações do banco de investimentos ou da corretora, mas, em geral, esse valor costuma ser de 7% o valor total do contrato negociado e você pode utilizar saldo em conta corrente, títulos inteiros do Tesouro Direto, ou até mesmo ações como garantia.

Assim, é possível rentabilizar o seu capital em percentuais bem elevados, embora os riscos da alavancagem sejam tão altos quanto a sua capacidade de proporcionar rentabilidade. Logo, é importante contar com um bom planejamento de para evitar expor o seu capital a riscos desnecessários.

Quais são as especificações técnicas desse contrato?

Agora que você entendeu o conceito do mercado de milho futuro, mostraremos quais são as suas especificações técnicas.

Código do ativo e meses de vencimento

  • Janeiro: F;
  • Março: H;
  • Maio: K;
  • Julho: N;
  • Agosto: Q;
  • Setembro: U;
  • Novembro: X.

Por exemplo, imagine que o investidor deseja negociar o contrato de milho futuro com vencimento em setembro de 2023. Nesse caso, o código utilizado será CCMU23.

Variação mínima de apregoação

O tamanho do contrato é de 450 sacas de 60 quilos líquidos (equivalente a 27 toneladas). No entanto, apesar de a cotação dá-se em reais por saca e o valor por cada ponto ser de R$ 450, a variação mínima de apregoação (tick size) do contrato é de R$ 0,01.

Lote padrão

O lote padrão é a quantidade múltipla negociável de determinado contrato. Em alguns casos, como no Índice Futuro (IND), essa quantidade é de cinco contratos por lote, ou seus múltiplos: dez, 15, 20 e assim por diante. No caso do futuro de milho, é possível negociar a partir de um único contrato.

Como investir em milho futuro?

Entendido o conceito, as vantagens e especificações técnicas, explicaremos como investir em milho futuro. Inicialmente, é importante que você tenha uma conta em um banco de investimentos ou uma corretora que disponibilize uma boa plataforma, robusta e estável, que suporte todo o volume de informações que ocorrem em um dia de pregão.

Em segundo lugar, é preciso avaliar se esse tipo de investimento está adequado ao seu perfil de investidor. Para pessoas com perfil conservador, o ideal é contar com investimentos de renda fixa ou alguns fundos de investimento de mesmo perfil, que proporcionam uma boa rentabilidade e riscos mais brandos.

Em seguida, deve-se avaliar bem os seus objetivos financeiros, tanto os de curto, como os de médio e longo prazos. Esses dois elementos são essenciais antes de executar qualquer tipo de operação no mercado financeiro.

Com esses critérios muito bem alinhados, basta entrar em contato com seu banco de investimentos, solicitar que sejam alocadas as garantias necessárias sobre a quantidade de contratos que você deseja posicionar-se, inserir o código do ativo em sua plataforma de negociações ou no Home Broker e, então, enviar sua ordem.

Por fim, podemos concluir que a parte operacional de investir em milho futuro é muito simples. Porém, o processo de estudos e análise de mercado que antecedem essa ação são indispensáveis.

Portanto, é imprescindível contar com um banco de investimentos que disponibilize informações de qualidade para serem utilizadas em suas aplicações. Para tanto, abra a sua conta no modalmais e confira todas as vantagens que o banco digital dos investidores pode proporcionar para você.

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.