Conhecer os termos presentes no mercado financeiro permite que você compreenda com clareza as principais notícias e avaliações que são veiculadas por especialistas de mercado. Por isso, vale a pena entender o que é underweight e como ele pode ajudar a reavaliar a posição de um ativo em sua carteira.
Além disso, ao conhecer mais sobre os casos em que uma ação fica underweight, é possível fazer uma avaliação mais cautelosa sobre seus ativos e reduzir o risco de suas operações. Quer saber mais sobre como funciona o underweight e como interpretar esse comportamento na análise de um ativo? Então, continue a leitura e confira!
O que é Underweight?
Com a intenção de ter bons resultados em sua carreira no mercado financeiro, é preciso ter atenção quanto aos movimentos dos ativos que compõem sua carteira, a fim de evitar variações negativas e que podem causar prejuízo no longo prazo.
É nesse contexto de avaliação que o underweight se torna muito importante para o investidor. Ele funciona para indicar que o desempenho de algum papel ficou abaixo das expectativas. Com o resultado aquém do esperado, é possível identificar se o ativo está instável conforme as avaliações anteriores e permite revisar a decisão de compra ou manutenção desse papel na carteira.
Logo, o underweight é um instrumento para a avaliação do ativo e também contribui para a recomposição da carteira a fim de reduzir a sua posição em ativos que apresentaram uma baixa performance.
Ao investir em renda variável é importante entender quais são as expectativas para cada ação em cada ciclo, permitindo que você identifique com facilidade as situações que o underweight esteja ocorrendo e possa corrigir sua estratégia.
Como funciona o Underweight?
O underweight é útil na hora de ajudar na identificação de ações que estão abaixo do seu preço esperado. O seu uso depende de uma análise mais aprofundada sobre os ativos financeiros, sendo que essa avaliação pode ser feita por meio da análise técnica ou da fundamentalista.
Essas duas abordagens podem ajudar o investidor a compreender melhor o desempenho dos investimentos e encontrar boas opções a fim de colocar o dinheiro. Saiba mais sobre cada uma delas, a seguir!
Análise Técnica
A análise técnica tem como principal base o estudo dos gráficos de uma determinada ação na bolsa de valores. Assim, os investidores conseguem observar o comportamento do ativo e fazer previsões no intuito de obter lucro por meio das operações.
Ao utilizar o Underweight atrelado a esse tipo de análise, você pode conseguir identificar padrões e encontrar boas formas de aproveitar as flutuações. Em geral, essa abordagem é útil para profissionais que trabalham com trade e especulação.
Vale ainda destacar que é importante ter uma boa base sobre análise gráfica a fim de conseguir utilizar o Underweight com essa técnica. Para isso, consultar cursos, blogposts e vídeos no YouTube com especialistas é uma boa opção.
Análise Fundamentalista
Outra opção para utilizar o Underweight em seus investimentos é por meio da análise fundamentalista. Essa abordagem visa encontrar bons ativos que possam se valorizar ao longo do tempo. Para isso, são avaliados os principais indicadores da empresa.
Por exemplo, uma companhia que está com preço baixo, mas que apresenta índices de lucratividade, preço por lucro, EBTIDA e outras métricas bem avaliadas tendem a ter valor crescente e, consequentemente, proporcionar bons resultados para a carteira de um investidor.
Ainda é importante destacar que esse tipo de análise utiliza os principais aspectos da macroeconomia para ajudar na avaliação de ativos. Por isso, pode ser uma boa opção combinar a análise fundamentalista com o Underweight na hora de buscar por ativos para diversificar a sua carteira.
Como interpretar o Underweight?
A interpretação do underweight pode ser feita por meio das análises destacadas acima, dependendo do tipo de operação que você está fazendo no mercado financeiro. Em geral, investidores operando no curto prazo interpretam o underweight por meio da análise técnica, enquanto os com visão de médio-longo prazo utilizam mais a fundamentalista.
Além disso, as corretoras utilizam tal conceito para fazer recomendações para os indivíduos que têm interesse em realizar investimentos. Uma alternativa é observar essas dicas para conseguir identificar possíveis oportunidades. A seguir, explicamos melhor como funcionam essas avaliações.
Quais são os tipos de recomendações do mercado?
Saber interpretar as recomendações de especialistas é uma excelente forma de evitar erros ou equívocos na hora de adquirir novos papéis para sua carteira. Isso significa que vale a pena segmentar as recomendações de mercado entre absolutas e relativas.
Absolutas
As recomendações absolutas são aquelas em que o especialista acredita que o ativo passará por alguma alteração de valor considerável com base em alguma hipótese bem fundamentada.
Nesse caso, há recomendação para a compra — nas situações em que ocorre uma avaliação positiva do ativo em questão — ou para a venda — quando há certa segurança de que o ativo apresentará uma tendência de queda.
Portanto, ter atenção a esse tipo de recomendação dos profissionais de mercado é uma ótima oportunidade para encontrar ativos que possam ser interessantes para as suas operações.
Relativas
Já nas recomendações relativas há uma análise comparativa dos papéis com relação a alguns índices. Logo, se o ativo apresentou uma performance abaixo do esperado relativo de referência a esse índice, então ele pode ser classificado em um caso de underweight.
Na maioria dos casos, é utilizado um índice amplo para fundamentar esse ponto de comparação, tal como o Ibovespa e Dow Jones. Nas situações em que a análise dos ativos apresenta um retorno acima do que se esperava em relação ao índice, acontece o cenário de overweight. Também pode ser o caso do ativo em questão não apresentar alta e nem baixa.
Ao compreender o conceito de Underweight e saber como utilizá-lo na hora de decidir em qual ativo colocar o seu dinheiro, fica mais fácil conseguir melhorar os resultados dos seus investimentos. Seja utilizando uma abordagem de curto prazo, seja com visão de longo prazo, o Underweight pode ser um importante aliado nas suas avaliações.
Leia também sobre Fibonacci, Chamada de Margem, Estocástico, Triple Screen, Estratégia Fence, Gráfico Kagi e Gráfico Heikin-Ashi.
Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais
Siga o Blog modalmais no Telegram.