Escolher a plataforma ideal pode ser um desafio para o investidor. Afinal, existem diversas opções no mercado o que pode confundir quem está iniciando nessa jornada. Uma dessas ferramentas é o Metatrader 5.

Basicamente, trata-se de um software extremamente moderno utilizado por investidores que realizam operações em Bolsa de Valores.

Nesse artigo, mostraremos o funcionamento dessa importante plataforma e como você pode ter acesso a ela.

Acompanhe!

 

O que é o Metatrader 5?

O MetaTrader 5 é uma das plataformas de negociação disponíveis no mercado, que pode ser utilizada como ferramenta de envio de suas ordens de compra e venda em Bolsa de Valores, além de servir como um meio de acompanhar o mercado.

Essa ferramenta é a mais utilizada no mundo e é considerada por muitos investidores uma das melhores do mercado.

O Metatrader 5 foi criado no ano de 2005 pela empresa MetaQuotes Software Corporate. A ideia era constituir uma plataforma de negociações eletrônica que oferecesse ao investidor, especialmente, o trader, a possibilidade de visualizar gráficos completos para que ele pudesse tomar suas decisões de investimentos.

Apesar de ser voltada ao trader, graças a sua variedade de funções o MT5, como também é conhecido, caiu no gosto dos investidores que permanecem posicionados por mais dias, e não só por daqueles que realizam operações Swing Trade ou Day Trade.

Ela pode ser instalada tanto no computador, quanto no smartphone — discorreremos melhor sobre essa função em outro tópico deste artigo — e estará diretamente ligada ao servidor de seu banco de investimentos ou corretora.

 

Para que serve o Metatrader 5?

A tomada de decisões sobre a compra e venda de ativos deve levar em consideração uma série de fatores, entre eles, os ânimos do mercado, notícias, cenários econômicos e políticos além de dados do próprio ativo que você pretende movimentar.

O Metatrader 5, portanto, entre muitas funções, é uma plataforma que fornece dados relevantes para auxiliar você a investir com mais segurança.

Ele também é muito utilizado na análise técnica dos ativos, que é, basicamente, o estudo de mercado que utiliza gráficos, indicadores e os movimentos dos preços para tomar decisões.

Com essa plataforma você pode utilizar gráficos e indicadores em tempo real, e ainda:

  •  Receber notícias e cotações no modo online;
  •  Executar operações de trading;
  •  Controlar e gerenciar posições que estão abertas, bem como ordens pendentes;
  •  Criar indicadores personalizados;
  •  Testar estratégias por meio do modo simulador, que descreveremos em mais detalhes em outro tópico deste artigo;
  •  Executar operações por meio de sistema automatizado (robôs).

Um detalhe que vale a pena mencionar é sobre a segurança do Metatrader 5. Ele utiliza os padrões mais altos de criptografia e proteção com relação à troca de dados entre o banco de investimentos e o terminal do servidor. Além disso, a plataforma também disponibiliza assinaturas digitais que reduzem ainda mais a possibilidade de fraudes nas operações.

 

Como a plataforma MetaTrader5 funciona?

O MT5 é um software que funciona por meio de licenciamento. A sua corretora ou banco de investimentos é quem disponibiliza o acesso à plataforma. Para isso, é necessário que você a habilite no site da plataforma de investimentos da instituição. Feito isso, você receberá em até dois dias úteis, o link de download e as credenciais para acesso e utilização dela. 

Nesse sentido, o servidor que permite roteamento de sinal para acesso às informações do mercado é administrado pela instituição com a qual você tem relacionamento.

 

Qual a diferença do MetaTrader 4 para a versão de número 5?

A empresa criadora do sistema tem duas versões de MetaTrader: essa que estamos discorrendo nesse artigo e outra denominada de Metatrader 4 que ainda é utilizado por muitos investidores até os dias atuais.

Existe uma diferença marcante no código de formatação de ambas as plataformas, o que impossibilita a Metatrader 4 de fornecer algumas funções, tais como: execução parcial de ordens, livro de ofertas, calendário econômico, padrão multilinguístico, entre outros.

Entretanto, existe uma diferença que coloca o Metatrader 5 em uma posição totalmente diferenciada à versão anterior: o fato de o Metatrader 5 possibilitar a negociação em mercados de opções, ações e futuros, todos em Bolsa de Valores.

Como a versão 4 não possibilita a negociação nesse ambiente, o uso se torna exclusividade de quem opta por realizar operações executadas totalmente fora do ambiente da B3, tais como Forex e CFDs.

 

Como fazer o download do Metatrader 5?

Agora que você entendeu o que é o Metatrader 5 passaremos para a parte prática do processo, ou seja, o download e configuração da plataforma. O primeiro passo, portanto, é habilitar a plataforma no site do modalmais – após a devida leitura dos termos de adesão – e aguardar o recebimento do e-mail, contendo o link para download e dados de acesso, o que ocorre em até dois dias úteis.

Feito isso, você irá baixar o sistema e instalar em seu computador. O processo é bem simples, entretanto, a plataforma foi desenvolvida apenas para sistema operacional Microsoft Windows. A utilização em sistema Mac OS dependerá de emuladores que permitam o uso de aplicativos desenvolvidos para Windows.

No entanto, esses softwares podem não oferecer estabilidade suficiente para garantir que outros aplicativos – incluindo a plataforma Metatrader 5 – funcionem normalmente.

Com essas informações em mente, selecione o caminho da instalação ou, simplesmente, deixe da forma em que o sistema apresentou. Clicando no botão “Ok” o processo será iniciado. O assistente de download fará o descarregamento de todos os arquivos necessários no seu computador.

É preciso ter um pouco de paciência pois o processo pode demorar um pouco para ser finalizado. Afinal, é uma plataforma que possui diversas funções, dados e informações, portanto sua instalação pode levar alguns minutos.

Baixar o MetaTrader5, aqui!

 

Como configurar o Metatrader 5

Entendido como instalar a plataforma, vamos explicar mais uma etapa crucial para o correto funcionamento dela: a configuração. O Metatrader 5, como você já sabe, é uma plataforma prática e versátil, que você pode utilizar tanto no computador, quanto no celular.

Continue a leitura.

 

MT5 MOBILE
Com a expansão da tecnologia muitas das tarefas do dia a dia passaram a ser executadas por meio de um smartphone. Pensando nisso, muitas desenvolvedoras de plataformas de negociação abriram os olhos para a necessidade de oferecer ferramentas que permitissem execução de ordens ou, simplesmente, acompanhamento do mercado, por meio de dispositivos móveis.

Com isso, foi criado o MT5 Mobile. Ele, basicamente, permite ao investidor instalar o Metatrader 5 adaptado a uma versão móvel, para tablet ou smartphone, seja ele um Android ou iOS.

Para configurar a plataforma no celular Android, clique no ícone que aparece no canto superior esquerdo. Já na versão iOS, clique em “Configurações” no canto inferior direito.

Nesse item, no Android, você encontrará as opções:

  • Modo avançado, onde você poderá configurar o modo de visualização da janela de cotações;
  • Sons, onde você poderá escolher ser notificado por som sobre atividades do mercado, como abertura, alteração de status de ordens, entre outros;
  • Negociação com um clique, que permite a execução de operações sem confirmação adicional por parte do investidor. Essa pode ser uma função que facilita a vida do trader, mas deve ser utilizada com muita cautela.

 

No iOS, você encontrará as opções:

  • Nova Conta, item utilizado para configurar o primeiro acesso, bem como os demais;
  • Notícias, onde estarão disponíveis as notícias do mercado;
  •  Mensagens, opção que mostra todo o histórico das notificações enviadas por push;
  •  Interface, que modifica somente o idioma de interface do aplicativo para um dos 23 disponíveis, sem a necessidade de alterar o idioma do dispositivo;
  •  Gráficos, onde você configura itens dos gráficos, como o tipo – de barra, linha ou candlesticks –, cores, visualização de histórico;
  •  Entre outros itens.

 
MT5 DESKTOP
A versão tradicional da plataforma possibilita o uso de todos os recursos disponíveis nela, como a automatização de ordens. Assim, para configurar a maior parte das funções principais do MT5, você poderá acessar o menu “Ferramentas” e clicar no item “Opções” ou digitar em seu teclado, “CTRL+O”.

Entre algumas das guias de configurações disponíveis estão:

  •  Servidor, que permite a configuração de parâmetros de conexão ao servidor e do servidor proxy;
  •  Gráficos, onde é possível modificar parâmetros de visualização de imagens e uso de objetos nesse item;
  •  Negociação, diz respeito às configurações pertinentes a novas ordens, quantidades de lotes, ordens stop;
  •  Eventos permite a configuração do envio de notificações pertinentes a eventos no sistema, como por exemplo, notícias recebidas;
  •  Entre outros itens.

 

Como contratar a versão simulador da plataforma?

Algumas plataformas de negociação possibilitam ao investidor realizar toda a análise de mercado em tempo real, entretanto, na hora de enviar uma ordem, poder fazê-lo utilizando dinheiro fictício.

Isso é possível por meio de uma tecnologia conhecida como conta DEMO ou simulador. Com o Metatrader 5 é possível utilizar essa opção, o que permite que você possa treinar algumas estratégias ou estudar movimentos do mercado sem mexer em seu capital.

Essa funcionalidade é ainda mais interessante para as pessoas que estão iniciando nesse universo, especialmente para os que realizam operações day trade. Assim, o investidor pode fazer toda a análise com base nas ferramentas do MT5, olhando para o mercado real, que está se movimentando com as operações de outros players.

No modalmais, para contratar o simulador, basta entrar na plataforma de investimentos, ou seja, em sua conta no site e selecionar a opção “Bolsa de Valores, no menu à esquerda. Nessa opção, você encontrará o subitem “Ferramentas”, onde encontrará a opção “Simuladores”.

Nessa última, localize o simulador Metatrader Demo, verifique o valor a pagar por mês, leia os termos de adesão, e, estando de acordo, contrate o simulador. É importante lembrar que o simulador estará disponível em até um dia útil após a contratação e, além disso, não é necessário ter a versão de conta real previamente contratada. Portanto, caso queira inicialmente apenas testar suas estratégias, poderá fazê-lo com tranquilidade.

 

Como logar no Metatrader 5 DMA4?

Depois de habilitar o Metatrader 5 em sua corretora ou banco de investimentos, fazer o download e instalação da plataforma é necessário passar para etapa de login.

Primeiro, você deve clicar no menu superior esquerdo em “Arquivo”, em seguida, na opção “Abrir uma conta”. Feito isso, abrirá uma nova janela em sua tela. No campo em branco, você deve digitar o servidor recebido por e-mail. As novas contratações da plataforma de conta real, contam com a tecnologia do servidor DMA4, portanto, o endereço a ser digitado, nesse caso, é o mt5-dma4.modalmais.com.br.

Ao digitar o endereço, como mencionado, clique em “Encontre sua corretora” e, em seguida, no ícone que aparecerá logo abaixo. Na janela seguinte, três opções aparecerão na tela, no entanto, você deve selecionar a opção “Conectar-se a uma conta de negociação existente”, onde você digitará nos campos em branco, respectivamente, as credenciais recebidas por e-mail.

Falando um pouco mais sobre o DMA4, trata-se de uma solução extremamente interessante para o investidor, tendo sido o modalmais pioneiro na distribuição desse servidor em plataformas para pessoas físicas.

Basicamente, é um sistema que permite que o investidor pessoa física possa se conectar diretamente com o ambiente de negociação da B3, possibilitando que o envio de ordens tenha o mínimo de latência possível.

Explicando de forma mais técnica, a tecnologia DMA4 é ativada quando uma corretora contrata um espaço dentro do data center da B3, instalando nela as suas soluções. Em outras palavras, é como se o modalmais instalasse suas ferramentas dentro da própria Bolsa de Valores, eliminando quase que completamente a latência.

 

Quais são as principais funcionalidades do Metatrader 5?

Agora, mostraremos as principais funcionalidades que o Metatrader 5 pode oferecer ao investidor. Continue lendo!

BOLETA SCALPER E FLEX
As Boletas Scalper e Flex são plug-ins exclusivos para o Metatrader 5. Com elas, é possível enviar ordens de compra e venda à mercado com apenas um clique, além de ser possível automatizar ordens stop móvel, zerar posições, entre outras funcionalidades, tudo isso em uma única boleta.

Ainda sobre o Stop, é possível programar para que ele se mova imediatamente para o preço de entrada. Para isso, basta clicar no botão Breakeven. Assim, à medida que você executa uma ordem de saída parcial, o seu Stop será automaticamente direcionado para o preço de entrada, evitando que determinadas operações saiam no prejuízo.

Também é possível liquidar todas as suas posições em aberto sem que seja necessário procurar cada uma delas em gráficos abertos. Isso pode ser feito clicando no botão zerar. Outra funcionalidade interessante dessas boletas, é a opção “reverter”.

Nesse caso, é possível zerar sua posição atual e entrar novamente na operação com a mesma quantidade da qual você estava posicionado no ativo, entretanto, no sentido contrário, aproveitando alguma oportunidade muito rápida de um movimento que está acontecendo no mercado.

INDICADORES
Os indicadores são uma das principais ferramentas da análise gráfica. Com eles é possível identificar movimentos semelhantes do mercado, traçar suportes e resistências, bem como marcas importantes de preço, como ajuste de períodos anteriores, por exemplo.

O Metatrader 5 disponibiliza dezenas de indicadores pré-configurados, ou seja, que são nativos da própria ferramenta. Para inserir um indicador basta clicar na aba “inserir” e selecionar o que você deseja.

Um diferencial interessante do Metatrader 5 é a possibilidade de importar indicadores que não estão programados na plataforma. Portanto, é possível baixar um determinado indicador e instalar na sua plataforma. Essa característica faz do Metatrader 5 uma das plataformas que mais tem indicadores no mundo.

ALTERAÇÃO OU RECUPERAÇÃO DE SENHA DE COTAÇÃO
A alteração ou recuperação de senha no Metatrader 5 é muito simples, podendo ser feita por meio do seu smarthphone. Com o App da plataforma instalado em seu dispositivo você deve ir para a sessão denominada de “Contas”.

Em seguida, clique na opção “Alterar Senha”. Vale a pena ressaltar que essa alteração de senha será aplicada à sua conta atual. Depois de clicar na opção você deve informar a senha atual, bem como o seu código de identificação para acessar a plataforma. Depois de conferir ambos os dados, basta clicar em avançar para finalizar a mudança.

Outra forma de solicitar uma nova senha, é ao entrar em contato com seu banco de investimentos, que enviará uma nova senha provisória em poucos minutos. Para maior segurança, ao acessar com a senha provisória, a própria plataforma solicitará que você cadastre uma nova senha.

 

Qual o valor de contratação do Metatrader 5?

Geralmente, plataformas completas e robustas como o Metatrader 5 têm um custo para sua disponibilização. Cada corretora ou banco de investimentos pode exigir pagamento mensal de um determinado valor para que o investidor possa utilizá-la.

No entanto, no modalmais, dependendo de qual plano de conta você esteja utilizando, é possível contratar a plataforma Metatrader 5, acrescido do DMA4, sem custo algum. Apenas para os que optam pelo plano grátis com corretagem zero há cobrança no valor de R$ 19,99 por mês para utilização da ferramenta.

Antes de habilitar a plataforma, é importante que você leia o termo de adesão e verifique se seu perfil está adequado à essa plataforma, que é destinada a perfis de investidor arrojado.

Agora que você já sabe tudo sobre o Metatrader 5, suas principais utilizações e as funções mais marcantes da plataforma não perca mais tempo e contrate-a o quanto antes. Assim, você já poderá iniciar suas operações de forma simples, rápida e segura. Para tanto, abra a sua conta no modalmais e faça parte do maior banco digital feito para investidores.

Nova call to action