Blog do modalmais

Como conseguir uma renda extra?

Uma das principais formas de aprimorar os seus investimentos e alcançar melhores retornos, é desenvolvendo meios para conseguir uma renda extra. Além de facilitar o equilíbrio de contas, um dinheiro a mais permite que você aprimore suas estratégias financeiras.

Adotando certas técnicas e novos hábitos, é possível que você amplie a sua renda, o que permite também melhores condições para poder realizar os seus investimentos de maneira mais eficiente.

Mas nem todo mundo sabe, ao certo, como fazer para conseguir uma renda extra – ou seja, além daquilo que já ganha. Além disso, quando conseguem um pouco a mais, muitas pessoas não sabem como utilizar essa quantia extra de forma correta.

Por conta disso, elaboramos este texto. Nele, explicaremos de que forma você pode ampliar os seus rendimentos e qual é a melhor maneira de utilizá-los para alcançar os seus objetivos financeiros. Acompanhe!

Como Fazer uma Renda Extra?

Vale a pena compreender um pouco melhor o que significa renda extra. Muitas vezes, o termo é utilizado de maneira inadequada, o que prejudica a forma de olhar e utilizar esse dinheiro a mais em sua carteira.

De maneira geral, o rendimento extra pode ser compreendido como o valor que você ganha por meio de trabalhos alternativos, aqueles que vão além de sua ocupação principal.

Imaginemos que você trabalhe com contabilidade, mas resolve fazer certos serviços de freelancer, revendendo produtos para complementar a sua renda. O dinheiro que vier por meio desse “trabalho secundário” será a sua renda extra.

É importante compreender que esse valor, embora não seja a sua principal fonte de recursos, pode ser essencial para que você pague as suas contas e, principalmente, consiga fazer seus investimentos.

Nesse sentido, é importante encontrar meios adequados para conseguir a renda a mais e lidar com ela de forma responsável, estipulando objetivos de acordo com o seu perfil de consumo e também de investidor.

O que impede você de obter uma renda extra?

É possível que a sua tentativa de adicionar uma renda extra às suas finanças não esteja dando certo por um conjunto de fatores. Não basta sair por aí procurando meios para complementar a renda: é necessário planejamento e estratégia.

Nesse sentido, é importante aprimorar as suas habilidades, desenvolver novos conhecimentos e se dedicar em busca de seus objetivos. A seguir, apontamos algumas questões que podem atrapalhar esse percurso:

  • falta de um diferencial: existem diversas formas de ampliar a sua renda, isso é verdade. Acontece que muitas outras pessoas também estão procurando por essas oportunidades. Por isso, é importante se destacar da concorrência;
  • cansaço físico e emocional: dedicar-se a mais de uma atividade, além de sua principal, pode ser cansativo. Por isso, é importante saber equilibrar os esforços para não prejudicar os seus resultados – e sua saúde – com a atividade secundária;
  • desorganização: outra característica que irá fazer total diferença em seu desempenho, é a organização. A desordem, nesses casos, pode prejudicar você em ambas as atividades exercidas.

O que é preciso para ampliar a renda?

Agora que você já sabe o que é renda extra e o que evitar para conquistá-la, vale a pena compreender o que é necessário para conseguir ampliá-la de forma adequada.

Antes de mais nada, lembre-se de que o esforço que fará para conseguir esse dinheiro a mais não pode prejudicar você nas outras atividades que realiza, que são a fonte principal de seus recursos.

Nesse sentido, é importante procurar formas de ampliar os seus rendimentos com base em habilidades que você já possui. Ainda que seja necessário aprimorá-las, será mais fácil do que aprender algo desde o início.

Além disso, pesquise ferramentas que possam ajudar a conquistar os seus objetivos. A internet, nesse sentido, pode ser uma excelente aliada, já que existem inúmeras maneiras de fazer dinheiro virtualmente.

E é sempre bom lembrar: quanto mais você souber administrar o seu tempo, melhor será a sua relação com a renda extra.

Ter paciência também é importante. Na maior parte das vezes, o dinheiro a mais que você deseja não vai surgir de uma hora para outra. Independentemente da atividade que optar, a perspectiva é que bons rendimentos apareçam com o tempo.

Por isso, vale a pena procurar uma atividade com a qual tenha identificação e queira melhorar sempre. Assim, além de ampliar os seus recursos aos poucos, você também terá vontade de aprimorar-se, o que trará bons resultados futuros. Inspire-se nas trajetórias de sucesso de mulheres investidoras e mulheres na tecnologia.

Quais são as principais maneiras de conseguir uma renda extra?

Existem inúmeras maneiras de ampliar os seus rendimentos. Como apontado, para encontrar aquela mais adequada às suas necessidades, não basta pensar no retorno imediato, mas, sim, no tipo de atividade que seja mais adequado ao seu perfil. Confira, a seguir, algumas das possibilidades para ampliar a sua renda.

1- DAY TRADE

Para começar, o Day Trade é uma ótima opção de renda extra no mundo dos investimentos.

Proporcionando praticidade, comodidade e flexibilidade, operar com Day Trade pode te impulsionar e garantir uma renda extra, ou até mesmo, uma renda integral. Lembrando que Day Trade exige muito estudo e controle emocional. Quando se tem disciplina e garra, sua carreira no Day Trade terá muito mais sucesso.

2- FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Os FIIs, como são conhecidos, te proporcionam o recebimento mensal de aluguel de imóveis, mesmo sem ser dono direto de um. Parece uma boa opção, certo? Com os Fundos Imobiliários em sua carteira de investimentos isso será possível, e como qualquer Fundo de Investimento, os FIIs são coordenados por gestores reconhecidos no mercado.

Mensalmente, esses Fundos distribuem seus resultados para seus cotistas, e esse recebimento se torna o aluguel daquele imóvel em que o FII escolhido aloca seu portfólio. Ou seja, você receberá um aluguel de um imóvel que você não é diretamente dono, e poderá reinvestir o valor recebido, aumento seus lucros e então transformando a sua renda passiva em uma renda extra.

3- DIVIDENDOS

Quando você compra ações de uma empresa, você se torna sócio dela. Essa empresa tem a obrigação de distribuir parte de seus lucros com seus acionistas. A distribuição desse lucro são conhecidos como dividendos.

Ela pode ser feita trimestralmente ou semestralmente, por exemplo. Cabe ao acionista verificar a distribuição desses valores e aguardar a sua porcentagem proporcional.

Com esses dividendos você também pode garantir uma renda extra no seu orçamento, aumentando seus lucros e podendo reinvestir os dividendos recebidos, assim como os FIIs.

Confira o e-book sobre dividendos do modalmais.

4- TESOURO DIRETO COM JUROS SEMESTRAIS

O Tesouro Direto oferece dois títulos que pagam semestralmente um cupom de juros para seus investidores.

Os títulos são Tesouro IPCA+ com Cupom Semestral que é atrelado ao IPCA, e o Tesouro Prefixado com Cupom Semestral que, como todo título prefixado, já informa a rentabilidade no momento da contratação.

Além de terem valores mínimos de investimentos acessíveis, esses títulos pagam semestralmente um cupom de cerca de 6% a 11% ao ano de acordo com o valor de compra do título.

Dessa forma, o investidor terá semestralmente um valor em sua conta, podendo ajudar e melhorar cada vez mais sua renda principal.

Como utilizar de forma correta a sua renda extra?

Além de conseguir ganhar um dinheiro extra, é importante saber como fazer o uso adequado dele. Afinal, não adianta nada aumentar os seus rendimentos se você não souber controlá-los para alcançar os seus objetivos financeiros.

Portanto, procure organizar sua vida financeira. Utilize de seus rendimentos extras para quitar as suas contas e aprenda a investir de forma correta. A educação financeira é fundamental nesse sentido.

Conseguir uma renda extra nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso levar em conta suas habilidades, disponibilidade e organização, para que a atividade complementar não prejudique o seu trabalho principal.

Como você pôde perceber ao longo do artigo, é importante conhecer seus objetivos e saber tirar o melhor proveito possível daquilo que você já sabe fazer. Além disso, é fundamental buscar por aprimoramento constante!

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.