Uma das principais formas de aprimorar os seus investimentos e alcançar melhores retornos, é desenvolvendo meios para conseguir uma renda extra. Além de facilitar o equilíbrio de contas, um dinheiro a mais permite que você aprimore suas estratégias financeiras.

Adotando certas técnicas e novos hábitos, é possível que você amplie a sua renda, o que permite também melhores condições para poder realizar os seus investimentos de maneira mais eficiente.

Mas nem todo mundo sabe, ao certo, como fazer para conseguir uma renda extra – ou seja, além daquilo que já ganha. Além disso, quando conseguem um pouco a mais, muitas pessoas não sabem como utilizar essa quantia extra de forma correta.

Por conta disso, elaboramos este texto. Nele, explicaremos de que forma você pode ampliar os seus rendimentos e qual é a melhor maneira de utilizá-los para alcançar os seus objetivos financeiros. Acompanhe!

 

O que é renda extra?

Vale a pena compreender um pouco melhor o que significa renda extra. Muitas vezes, o termo é utilizado de maneira inadequada, o que prejudica a forma de olhar e utilizar esse dinheiro a mais em sua carteira.

De maneira geral, o rendimento extra pode ser compreendido como o valor que você ganha por meio de trabalhos alternativos, aqueles que vão além de sua ocupação principal.

Imaginemos que você trabalhe com contabilidade, mas resolve fazer certos serviços de freelancer, revendendo produtos para complementar a sua renda. O dinheiro que vier por meio desse “trabalho secundário” será a sua renda extra.

É importante compreender que esse valor, embora não seja a sua principal fonte de recursos, pode ser essencial para que você pague as suas contas e, principalmente, consiga fazer seus investimentos.

Nesse sentido, é importante encontrar meios adequados para conseguir a renda a mais e lidar com ela de forma responsável, estipulando objetivos de acordo com o seu perfil de consumo e também de investidor.

 

O que impede você de obter uma renda extra?

É possível que a sua tentativa de adicionar uma renda extra às suas finanças não esteja dando certo por um conjunto de fatores. Não basta sair por aí procurando meios para complementar a renda: é necessário planejamento e estratégia.

Nesse sentido, é importante aprimorar as suas habilidades, desenvolver novos conhecimentos e se dedicar em busca de seus objetivos. A seguir, apontamos algumas questões que podem atrapalhar esse percurso:

  • falta de um diferencial: existem diversas formas de ampliar a sua renda, isso é verdade. Acontece que muitas outras pessoas também estão procurando por essas oportunidades. Por isso, é importante se destacar da concorrência;
  • cansaço físico e emocional: dedicar-se a mais de uma atividade, além de sua principal, pode ser cansativo. Por isso, é importante saber equilibrar os esforços para não prejudicar os seus resultados – e sua saúde – com a atividade secundária;
  • desorganização: outra característica que irá fazer total diferença em seu desempenho, é a organização. A desordem, nesses casos, pode prejudicar você em ambas as atividades exercidas.

 

O que é preciso para ampliar a renda?

Agora que você já sabe o que é renda extra e o que evitar para conquistá-la, vale a pena compreender o que é necessário para conseguir ampliá-la de forma adequada.

Antes de mais nada, lembre-se de que o esforço que fará para conseguir esse dinheiro a mais não pode prejudicar você nas outras atividades que realiza, que são a fonte principal de seus recursos.

Nesse sentido, é importante procurar formas de ampliar os seus rendimentos com base em habilidades que você já possui. Ainda que seja necessário aprimorá-las, será mais fácil do que aprender algo desde o início.

Além disso, pesquise ferramentas que possam ajudar a conquistar os seus objetivos. A internet, nesse sentido, pode ser uma excelente aliada, já que existem inúmeras maneiras de fazer dinheiro virtualmente.

E é sempre bom lembrar: quanto mais você souber administrar o seu tempo, melhor será a sua relação com a renda extra.

Ter paciência também é importante. Na maior parte das vezes, o dinheiro a mais que você deseja não vai surgir de uma hora para outra. Independentemente da atividade que optar, a perspectiva é que bons rendimentos apareçam com o tempo.

Por isso, vale a pena procurar uma atividade com a qual tenha identificação e queira melhorar sempre. Assim, além de ampliar os seus recursos aos poucos, você também terá vontade de aprimorar-se, o que trará bons resultados futuros.

 

Quais são as principais maneiras de conseguir uma renda extra?

Existem inúmeras maneiras de ampliar os seus rendimentos. Como apontado, para encontrar aquela mais adequada às suas necessidades, não basta pensar no retorno imediato, mas, sim, no tipo de atividade que seja mais adequado ao seu perfil. Confira, a seguir, algumas das possibilidades para ampliar a sua renda!

 

1. Revender produtos importados

Essa é uma das práticas mais comuns para quem deseja conseguir um dinheiro extra. Por muito tempo, quem revendia produtos fazia isso indo na casa de seus consumidores. Hoje a internet fornece ferramentas para facilitar isso.

Por meio de inúmeros sites especializados, é possível fazer conexões com quem deseja determinados produtos importados mas depende de terceiros para adquiri-los.

Nesse sentido, quem viaja com frequência ao exterior pode comprar uma maior quantidade de determinados produtos, conseguindo revendê-los por um preço razoável a quem deseja esse tipo de mercadoria e não pode viajar com frequência.

Uma dica importante para ter sucesso nesse mercado é conhecer os principais sites de revendas na internet, fazer o cadastro e estudar maneiras de alcançar o público adequado.

Além disso, é mais interessante focar em um determinado nicho de vendas do que tentar alcançar todo e qualquer tipo de público. Assim, você consegue profundidade em certo setor e garante uma melhor performance nas vendas.

 
2. Trabalho com artesanatos

Outra maneira bastante comum de ampliar os rendimentos é por meio do trabalho e venda de itens artesanais, que podem agradar aos mais diversos tipos de consumidores.

Trabalhos feitos manualmente, muitas vezes, são excelentes para decorar casas, empresas, escritórios e também para presentear pessoas. Caso você tenha esse tipo de habilidade, transformá-la em fonte de renda pode ser uma boa opção.

Uma dica importante, nesse caso, é começar por peças que você já tenha produzido. Além disso, em um primeiro momento, procure utilizar objetos que já tenha em casa, minimizando os custos iniciais da produção.

Lembre-se: por mais que você já tenha uma certa habilidade desenvolvida, vale sempre a pena buscar aprimorá-la. Então, continue a estudar sobre as técnicas e também as tendências. A internet é uma aliada nesse sentido.

Assim que as primeiras peças estiverem prontas, fotografe e as divulgue em suas redes sociais. Você pode criar um perfil específico ou utilizar o seu perfil pessoal, enviando as imagens para os seus contatos.

Para quem tem habilidades manuais, conseguir um dinheiro extra é mais fácil do que parece — e transformar um hobby em renda é mais simples do que começar algo do zero.

 
3. Serviços de cortes de cabelo, maquiagem e manicure.

Essa dica vale também para quem já tem experiência. Se você já tem talentos para cortar cabelos ou fazer outros serviços estéticos, por que não ganhar um dinheiro com essas habilidades?

Praticamente todo mundo precisa de serviços como esses com certa frequência. Você pode oferecê-los às pessoas que já conhece, como amigos, parentes, vizinhos etc., ampliando a clientela aos poucos.

Uma dica importante é começar com um preço acessível, para atrair mais pessoas. Lembre-se de divulgar os trabalhos em suas redes e, com os rendimentos, procure investir em melhorias de equipamentos e no seu negócio, de forma geral.

 
4. Aulas particulares

Você domina alguma disciplina escolar ou tem alguma habilidade especial? Dar aulas pode ser uma excelente forma de conseguir uma renda a mais, e é possível trabalhar em sua própria casa, quase sem gastos com a atividade.

Dependendo do tipo de conteúdo que você vai desenvolver, é possível trabalhar com mais de um aluno por vez, o que amplifica os seus ganhos. É possível, por exemplo, ajudar as crianças da vizinhança a resolverem suas lições e trabalhos da escola, bem como oferecer aulas específicas de algum idioma.

Além disso, caso você tenha alguma habilidade manual ou saiba tocar algum instrumento, é possível ensinar essas habilidades. Nesses casos o maior esforço será a organização da aula.

É importante notar que existem diversos sites que trabalham conectando alunos e professores particulares das mais diversas áreas. Vale a pena pesquisar por eles. Dependendo da situação, é possível, até mesmo, trabalhar on-line.

 
5. Passeio com cachorros

Você deve conhecer muitas pessoas que têm cachorros, mas não têm tempo para passear com eles. Se você tem afinidade com esses animais, trabalhar levando-os para um passeio pode ser uma boa fonte de renda.

Esse trabalho ficou conhecido como dog walker e tem sido cada vez mais comum em diversas regiões do país. Se tem paciência com esses bichinhos, essa pode ser uma atividade prazerosa e com bom rendimento.

Lembre-se de que a necessidade de passeio dos animais é constante, por isso, conquistar a clientela com um bom serviço pode garantir uma boa renda extra e de forma bastante frequente.

 

Como utilizar de forma correta a sua renda extra?

Além de conseguir ganhar um dinheiro extra, é importante saber como fazer o uso adequado dele. Afinal, não adianta nada aumentar os seus rendimentos se você não souber controlá-los para alcançar os seus objetivos financeiros.

Portanto, procure organizar sua vida financeira. Utilize de seus rendimentos extras para quitar as suas contas e aprenda a investir de forma correta. A educação financeira é fundamental nesse sentido.

Conseguir uma renda extra nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso levar em conta suas habilidades, disponibilidade e organização, para que a atividade complementar não prejudique o seu trabalho principal.

Como você pôde perceber ao longo do artigo, é importante conhecer seus objetivos e saber tirar o melhor proveito possível daquilo que você já sabe fazer. Além disso, é fundamental buscar por aprimoramento constante!

Então, gostou destas informações sobre como ampliar os seus rendimentos? Para ficar sempre por dentro dos melhores conteúdos sobre finanças, assine a nossa newsletter gratuita!