Blog do modalmais

Como começar a Investir com 18 anos? Descubra Aqui!

Pessoas das mais diversas realidades e perfis estão percebendo a importância dos investimentos para suas vidas. Além disso, fica cada vez mais claro que quanto antes você começar a investir, melhor será.

Um dos fatores mais importantes para ter bons retornos com as alocações financeiras é o tempo. Por isso, investir cedo aumenta as chances de bons resultados futuros.Nesse sentido, começar a investir com 18 anos de idade é uma boa opção para quem deseja lidar com suas economias de forma inteligente, alcançando objetivos a médio, longo e, até mesmo, curto prazo.

Por isso, elaboramos este texto. Aqui explicamos a importância de investir cedo e os melhores investimentos para quem está começando a vida adulta. Acompanhe!

O que é preciso saber antes de investir?

Antes de tudo, vale a pena considerar algumas dicas importantes para quem deseja entrar para o mundo dos investimentos.
Essas sugestões são válidas para todo mundo, principalmente para quem é jovem e está buscando estudar a melhor forma de lidar com suas economias. 

Temos bastante tempo

Vivemos um mundo cada vez mais ansioso, isso é fato. Contudo, apesar dessa euforia, para lidar com o dinheiro de forma inteligente, é importante ter paciência para não tomar decisões equivocadas.
É comum que muitas pessoas façam financiamentos e empréstimos para conseguir bens de consumo. Esse tipo de postura faz com que compremos coisas em condições pouco vantajosas, simplesmente pela ansiedade de não saber esperar.

Nesse sentido, para quem deseja começar a investir com 18 anos ou, até mesmo, antes, é fundamental entender que ainda temos muito tempo pela frente e que, com paciência, os sonhos podem ser realizados.

Nunca é cedo para cuidar do dinheiro

Quando somos jovens, guardar recursos nem sempre é algo simples ou comum. Pior ainda, muitos não compreendem a importância dessa atividade. Isso ocorre, em grande parte, porque os pais também não têm essa prática.
Nesse sentido, é importante estudar educação financeira para entender a importância de poupar, assim como criar estratégias para que isso se torne um hábito.

É necessário entender, ainda cedo, que cuidar do dinheiro não é apenas um dever, mas, sim, uma estratégia para alcançar objetivos futuros, além de evitar uma série de problemas.
Quanto antes percebermos a importância de criar uma reserva e adotar práticas para conquistar um patrimônio, mais cedo compreendemos o real valor do dinheiro e não ficamos dependentes dele.

Dinheiro é uma ferramenta

É claro que ter rendimentos é bom, mas acumular apenas por acumular faz com que todo o esforço para adquirir capital acabe perdendo o sentido.
Nesse sentido, antes de pensar em acumular dinheiro, é preciso pensar no motivo pelo qual deseja fazer isso. É necessário compreender que o dinheiro é uma ferramenta, ou seja, só será benéfico se for utilizado para coisas que façam sentido para você.

Por isso, estabelecer objetivos financeiros é fundamental, até mesmo para saber onde fazer seus investimentos. O melhor lugar para alocar seu dinheiro dependerá de quais são suas intenções com ele.

Desejos de consumo sempre existirão

Uma última dica para levar em conta antes de começar a investir é compreender que desejos de consumo sempre estarão presentes e, provavelmente, custando cada vez mais caro.
Somos bombardeados diariamente por propagandas que nos fazem querer consumir os mais variados produtos. É necessário saber lidar com esses estímulos de maneira responsável, evitando o consumismo excessivo.

Além disso, na ânsia para comprar um produto novo muitos acabam caindo em financiamentos e empréstimos. Embora essas ferramentas possam ser úteis, é necessário lidar com elas apenas em casos emergenciais e com responsabilidade.

Portanto, saiba que, para ter sucesso em seus investimentos é necessário saber controlar o desejo de consumo e a ansiedade. É possível conquistar o que desejamos sem ter problemas. Mas para isso é preciso paciência.

Onde investir com 18 anos?

Existem inúmeros tipos de investimentos. Como dito anteriormente, a melhor escolha a ser feita depende dos objetivos que você tem para seu dinheiro. Por isso, listamos, a seguir, os principais locais para investir com 18 anos. Confira!

1. POUPANÇA
Apesar de não ser um investimento, a caderneta de poupança é uma das maneiras mais tradicionais de poupar dinheiro no Brasil. Ela pode ser uma boa opção para quem está começando a guardar dinheiro e não quer correr muito risco.

Para começar uma poupança, basta procurar um banco de sua preferência, fazer uma conta e depositar o valor desejado. A partir de então, sempre que sobrar um valor, você pode depositá-lo na poupança.
É importante compreender que os rendimentos da poupança são mensais e ocorrem de acordo com a SELIC, a taxa básica de juros brasileira. Em geral, o rendimento da poupança é baixo, muitas vezes, não batendo a inflação.

Um ponto positivo desse tipo de investimento é sua liquidez diária. Isso significa que você pode sacar seu dinheiro sempre que desejar, sem nenhuma burocracia, e até usar o valor para cartão de débito.

2. TESOURO DIRETO
Um modelo de investimento bastante comum para quem deseja começar a investir é o Tesouro Direto. Ao comprar títulos do Tesouro Direto, você se torna credor do Estado, ou seja, empresta seus recursos para ele em troca de devolução com juros.

Esse é um investimento bastante acessível, sendo possível começar a investir a partir de 30 reais, dependendo do título escolhido. Além de garantir retorno, esse tipo de investimento é extremamente seguro, uma vez que os rendimentos são garantidos pelo Tesouro Nacional.
Contudo, antes de investir no Tesouro, vale a pena pesquisar sobre os diferentes modelos de Tesouro Direto.

De maneira geral, a lógica básica é que, quanto mais tempo você deixar seu recurso investido, mais ele irá render.

3. LETRAS DE CRÉDITO
Outra opção interessante para começar a investir com 18 anos são as Letras de Crédito. Esse é um investimento de renda fixa, ou seja, é possível você saber quais serão seus rendimentos antes mesmo de investir.

Basicamente, existem dois tipos de Letras de Crédito: as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e as Letras de Crédito Imobiliário (LCI). O primeiro é lastreado na produção agrícola, e o segundo, no mercado de imóveis.
Uma das vantagens desses investimentos é que não incide Imposto de Renda sobre eles. Além disso, eles contam com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), para investimento de até 250 mil reais. Por isso, são bastante seguros.

É importante considerar que as LCs exigem um tempo mínimo de investimento, ou seja, seu dinheiro fica “preso” durante um tempo predeterminado. Por conta disso, é importante que o montante investido não seja de sua reserva de emergência.

4. CERTIFICADO DE DEPÓSITO BANCÁRIO (CDB)
Os chamados CDBs também são excelentes opções para quem está começando a investir. Por meio desses certificados, o investidor se torna credor de um banco, semelhante ao que acontece com o Tesouro Direto.

Esse é um modelo de alocação considerado seguro e que também conta com o FGC para investimentos de até 250 mil reais. Segue a mesma lógica dos demais investimentos, ou seja, quanto mais tempo o recurso ficar investido, maior será o rendimento.
Contudo, vale a pena prestar atenção no fato de que, ao contrário das Letras de Crédito, os Créditos de Depósito Bancário recebem tributação do Imposto de Renda, sendo a cobrança feita de acordo com sua tabela regressiva.

Assim, o ideal é pensar em investimentos de CDB de médio a longo prazo, a partir de três anos. Considere, também, que os valores mínimos de investimentos podem variar de acordo com a instituição financeira que fará a operação.

5. PREVIDÊNCIA PRIVADA
Investimentos podem ser feitos pensando no curto, médio ou longo prazo. Com relação à última modalidade, é importante pensar quanto antes na aposentadoria. Talvez, com 18 anos, você ache isso exagerado, mas não é.
Quanto mais cedo a reserva para a aposentadoria for feita, melhores serão as possibilidades de ter uma boa renda quando chegar o momento de parar de trabalhar.

Uma boa opção é investir em uma previdência privada. Isso pode ser feito com bancos ou outras instituições financeiras. Existem duas modalidades para isso: a Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) e o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL)

6. MERCADO DE AÇÕES
Uma última opção para quem está começando a investir é o mercado de ações. Esse tipo de investimento apresenta maior risco do que os demais, mas também conta com maiores possibilidades de rendimento.

Basicamente, o mercado de ações é negociado na Bolsa de Valores e permite que os investidores, chamados de acionistas, comprem uma parcela de determinada organização.

Contudo, é importante compreender que esse é um mercado de renda variável, ou seja, existe uma alta oscilação no valor das ações que são negociadas. O ideal, portanto, é estudar bastante o mercado, e não colocar em risco seu capital de emergência.

Vimos que não existe idade mínima para investir e, quanto antes os investimentos começarem, melhor serão os retornos. Como foi possível notar ao longo do texto, existem inúmeras maneiras de investir com 18 anos.
Mas lembre-se que, para fazer investimentos de forma correta, é importante ter inteligência financeira e escolher as alocações que correspondam com seu perfil investidor.

Além disso, é fundamental ter o auxílio de um bom banco de investimentos. Por isso, conte com o Modalmais. Fornecemos segurança, estabilidade e um grupo de profissionais especializados para auxiliar você nesse começo de jornada!

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.