Para operar no mercado financeiro, é essencial contar com o apoio de uma plataforma de negociações que seja capaz de demonstrar dados importantes referentes ao ativo que se pretende negociar. Uma delas é a Tryd.

Os bancos de investimentos ou as corretoras, geralmente, têm seus próprios home brokers. Em alguns casos, essas ferramentas são realmente muito boas. Entretanto, para executar análises mais aprofundadas, é necessário ter acesso a algumas outras funcionalidades.

Neste artigo, mostraremos como a Tryd pode ser uma opção perfeita para você que investe ou pretende investir na Bolsa de Valores. Acompanhe!

 

O que é Tryd?

A Tryd é uma plataforma de negociações utilizada para facilitar a análise de mercado e o envio de ordens para a Bolsa de Valores. Ela é utilizada por investidores iniciantes ou profissionais e, até mesmo, por scalpers e traders.

Por meio dela, é possível extrair informações cruciais para a tomada de decisões, como ofertas, cotações em tempo real, gráficos de preços, indicadores e outras ferramentas vitais para a análise de mercado.

Além da própria análise de mercado, a Tryd também facilita o envio de ordens diretamente no gráfico ou em um sistema denominado de Super DOM. Assim, você não precisa se ver preso ao uso de boletas – apesar de o Tryd também oferecer essa função para quem prefere utilizá-la.

Sendo assim, o objetivo principal da plataforma Tryd é facilitar a interpretação do mercado e tornar o envio de ordens mais rápido e prático. Assim, consegue-se mais agilidade para que o player aproveite preços e grandes oscilações que podem ocorrer em alguns segundos.

 

Quais são os tipos de plataforma Tryd?

A plataforma Tryd é encontrada em três versões: Trader (convencional), Pro (Profissional) e Mobi (celular). Hoje falaremos das mais utilizadas. Confira abaixo.

Tryd convencional

A plataforma tradicional, chamada de Tryd Trader, possui todas as funções básicas, mas com algumas limitações – se compararmos com a versão que analisaremos a seguir. Por exemplo, com ela, é possível abrir apenas dez livros de ofertas, verificar apenas os agressores nele, abrir apenas uma janela por vez de volume por preço e, no máximo, dez gráficos e indicadores.

 

Tryd PRO

Por outro lado, a Tryd Pro é mais completa e possui algumas funcionalidades adicionais, como:

  • Histórico de negócios;
  •  Evolução dos players;
  •  Ranking de corretoras por papel, mas também de forma geral;
  • Volume por preço mensal;
  •  Relatório de proventos;
  •  Relação rentabilidade versus prejuízo, em gráfico.

Além disso, ambas as versões da Tryd contam com um simulador de mercado integrado e fornecido gratuitamente. Nessa ferramenta, o investidor pode estudar o seu operacional no mercado real, utilizando capital fictício.

Na maior parte das instituições que oferecem a plataforma, essa ferramenta de simulação tem prazo de validade de 60 dias, quando utilizada na Tryd Trader. No entanto, no modalmais você pode utilizá-la por tempo indeterminado em ambas as versões.

 

Quais são as vantagens da Tryd?

Agora que você entendeu o que é a plataforma Tryd, mostraremos os principais benefícios que ela pode proporcionar ao investidor. Continue lendo!

 

Alto desempenho

A velocidade e a confiabilidade das informações que são demonstradas, podem afetar de forma substancial a tomada de decisões de um investidor e a execução rápida de suas ordens.

Por esse motivo, a plataforma Tryd preocupa-se em assegurar que todos esses dados sejam disponibilizados para o investidor de forma rápida e com alta performance, para que ele possa tomar suas decisões com mais agilidade e aproveitar grandes movimentos do mercado.

Portanto, se você procura alto desempenho, a Tryd, sem dúvidas, não o deixará na mão. Ao longo dos anos, a desenvolvedora desse sistema vem se dedicando a criar um serviço de intermediação com a Bolsa de Valores de baixíssima latência.

O local que hospeda os servidores da plataforma está muito próximo da sede principal da Bolsa de Valores, dentro do conceito de proximity hosting, o que facilita em muito a conexão da plataforma com a B3, evitando latências e demoras que possam prejudicar a análise do investidor.

As características técnicas e a proximidade dos servidores possibilitam uma baixíssima latência, que, diferente de muitas outras plataformas do mercado, chega a ficar abaixo de 2 milissegundos.

 

Alta disponibilidade

Outra vantagem está no fato de que a fornecedora da plataforma utiliza de processos rigorosos para a manutenção de seus sistemas e processos, um trabalho que evita falhas e indisponibilidades da plataforma.

Essa rigorosidade pode ser compreendida a partir dos mecanismos reservas de segurança, que são acionados caso o servidor principal seja danificado. Evita-se, assim, que os investidores fiquem sem a sua plataforma em momentos decisivos em suas operações na Bolsa de Valores.

Toda essa estrutura faz da plataforma Tryd uma das mais estáveis do mercado, com altíssimo grau de confiabilidade e performance, o que pode refletir diretamente em seus resultados como trader ou scalper.

 

Recursos poderosos

Assim que você contratar a plataforma, vai perceber que os engenheiros que a elaboraram preocuparam-se muito com o desempenho e, principalmente, a facilidade de uso. Isso pode ser observado na forma como os dados são transmitidos para a plataforma de maneira sucinta e rápida.

O sistema permite a criação de uma interface completa, que simplifica a tomada de decisões e a execução de ordens com altíssimo nível de velocidade, características fundamentais para qualquer investidor, independentemente do nível em que se encontra.

Apesar desse complexo e poderoso emaranhado de ferramentas sofisticadas, a plataforma consegue ter um layout muito intuitivo e de fácil compreensão e utilização.

Para você ter uma ideia, é possível alterar o ativo que está sendo analisado em um gráfico, apenas digitando o código de outro, a qualquer momento, sem ter que abrir um campo de pesquisa. Assim que ele é digitado, a plataforma carrega todas as informações do ativo com as configurações utilizadas para o anterior.

 

Flexibilidade

Como mencionamos sobre algumas funcionalidades disponíveis nos gráficos, não há como descrever benefícios da plataforma Tryd sem falar na flexibilidade. Além de permitir que o investidor opere qualquer ativo negociado na Bolsa de Valores, ela também oferece outros controles que podem ser personalizados da forma que ele desejar.

Você pode, por exemplo, mudar cores dos gráficos, colorir players ou volumes de negociação, inserir ou remover informações de janelas, aumentá-las ou diminui-las, trocar abas entre monitores. Enfim, o investidor é livre para personalizar a plataforma de uma maneira que facilite a sua análise.

 

Baixo custo

Além de tudo o que você aprendeu até aqui, é importante saber que a Tryd pode ser considerada uma ferramenta de baixo custo. Mas é preciso destacar alguns pontos sobre o preço.

Se você avaliar apenas o montante pago, certamente encontrará outras plataformas mais baratas no mercado. Entretanto, poucas ou, talvez, nenhuma das mais baratas fornecerá todas as ferramentas que a Tryd é capaz de oferecer.

Portanto, das plataformas de alto desempenho, a Tryd, sem dúvidas, é a que tem uma mensalidade mais atrativa. Além disso, você verá como esse valor de contratação pode ser ainda menor em outro tópico deste artigo. Continue lendo!

 

Quais são as técnicas operacionais que podem ser realizadas com essa plataforma?

Quando você abre uma conta em uma corretora ou um banco de investimentos, terá acesso a uma plataforma exclusiva da própria instituição, que é o famoso home broker. Por meio dele, compra-se ou vende-se ativos negociados no mercado de renda variável.

Porém, para analisar o mercado de forma mais aprofundada e profissional, deve-se utilizar algumas ferramentas, como os gráficos.

Para tanto, existem duas metodologias de análise de mercado que podem ser facilmente desenvolvidas na Tryd, as quais descreveremos detalhadamente nos próximos tópicos.

 

Análise de fluxo (Tape Reading)

A análise de fluxo, ou Tape Reading, é uma técnica bastante utilizada por grande players que operam na Bolsa de Valores.

Contudo, com a criação das plataformas de investimento, como a Tryd, investidores de menor porte também passaram a ter acesso ao suprassumo da análise de mercado, que era restrito apenas a esses grandes players.

O Tape Reading é uma técnica que tem por objetivo analisar as atividades de outros investidores em relação a um determinado ativo, para embasar as suas decisões de compra ou venda. A Tryd oferece todas as ferramentas necessárias para esse tipo de análise, tais como:

  • Book de ofertas — em que estão inseridas as intenções de compra e venda dos players;
  •  Times and trades — uma ferramenta que demonstra o momento exato que as instituições intermediam a execução, tanto na ponta compradora quanto na vendedora, de negócios em determinado ativo, bem como outras informações da transação, como preço e quantidade;
  •  Volume at price — uma ferramenta que mostra o volume de negociações em cada nível de preço, individualmente;
  •  Super dom — um book de ofertas que exibe a quantidade de lotes em cada nível de preço, na vertical, e possibilita o envio de ordens diretamente por ele;
  •  Ranking de corretoras;
  •  Análise de variação;
  •  Cotações de outros ativos e demais ferramentas.

Além de a Tryd dispor de todos esses elementos, o investidor ainda pode personalizar alguns detalhes das janelas, inserindo ou excluindo informações, colorindo valores ou instituições que pretende seguir, entre outras funcionalidades.

 

Análise gráfica

A análise gráfica, como o próprio nome já sugere, é um tipo de verificação de mercado que utiliza os gráficos como pilar principal para a tomada de decisões.

A plataforma Tryd oferece diversos tipos de gráficos, desde em linhas, barras, Renko e o famoso e amplamente utilizado gráfico de Candlesticks, podendo ser ajustado de acordo com o tempo que o investidor precisa para fazer sua análise.

Além de fornecer esses elementos totalmente personalizáveis, possibilitando, inclusive, que sejam abertos até dez gráficos diferentes na plataforma, no caso da Tryd Trader ou até mais, quando se trata da Tryd Pro, a plataforma também dispõe de centenas de indicadores que são utilizados para auxiliar em sua tomada de decisão como investidor.

São exemplos desses indicadores:

  •  Médias móveis;
  •  Bandas de Bollinger, que servem para analisar a volatilidade do mercado;
  •  Índice de força relativa, utilizados para indicar a força de uma ponta, seja ela compradora ou vendedora.

Se você preferir, pode unir os dois tipos de análise, ou seja, a gráfica e a de fluxo, abrindo todas essas telas de forma simultânea em seus monitores.

 

Como contratar a plataforma Tryd?

Contratar a plataforma Tryd é muito simples, e existem diversas formas de fazer isso. Uma delas, porém, pouco utilizada e não recomendada, é fazer a contratação diretamente com a fornecedora do sistema.

Isso não é indicado, pois o preço pode ser consideravelmente maior. Por outro lado, existe a possibilidade de encontrar esse tipo de plataforma em sua corretora ou seu banco de investimentos.

Essas instituições firmam parcerias com as empresas fornecedoras das plataformas de negociações e, desse modo, podem disponibilizar aos seus clientes condições consideravelmente melhores que as oferecidas caso fossem contratadas diretamente com o desenvolvedor.

No modalmais, você encontra diversas formas de contratar. Citando alguns exemplos, no plano com corretagem grátis, o investidor pagará apenas R$ 24,90 por mês, contratando a Tryd Trader ou, R$140, contratando a Tryd Pro.

Para quem adquire o plano grátis do modalmais, essa mensalidade é ainda menor, sendo de apenas R$ 14,90 para quem adquire a Tryd Trader, e gratuita no caso da Tryd PRO.

O melhor dos mundos é sempre, antes de escolher o plano de conta ideal para você, consultar a tabela de preços de cada um deles. Assim você saberá exatamente se, e quanto, eventualmente, irá pagar pela Tryd.

Ainda assim, os benefícios não param por aí: contratando a Tryd com o modalmais, o investidor tem acesso ao sistema DMA2, que possibilita que a ordem seja enviada diretamente para o provedor – que, por sinal, está muito próximo da Bolsa –, e desse provedor, direto para o mercado. Sendo assim, a ordem passa por um ponto a menos para chegar até os servidores da B3.

Com base em tudo o que foi mencionado neste artigo, podemos concluir que a plataforma Tryd tem exatamente tudo o que você precisa para investir no mercado de renda variável, atendendo desde o perfil mais arrojado, que tem um maior conhecimento do assunto e, por vezes, utiliza mais ferramentas, bem como os que ainda estão iniciando.

Para contratar a plataforma e conhecer melhor o universo dos investimentos, abra a sua conta no modalmais e veja como o banco digital dos investidores pode ajudar você nessa jornada.

Gostou deste artigo? Então, assine a nossa newsletter gratuita para receber mais conteúdos como este.

Ainda não é cliente? Abra a sua conta no Banco Digital do Investidor