Para muitos investidores, permanecer por horas avaliando um ativo para encontrar boas entradas pode ser algo difícil de fazer, especialmente aos que atuam em diferentes mercados. Uma solução para isso pode ser encontrada na plataforma SmarttBot.

Basicamente, essa ferramenta é capaz de automatizar entradas e saídas com base em diversos indicadores gráficos, históricos de preços e outros elementos oriundos das movimentações dos ativos.

Ficou com curiosidade para conhecer mais sobre essa plataforma? Então, acompanhe a leitura e descubra todas as suas funcionalidades.

O que é SmarttBot?

Inicialmente, é importante saber que a SmarttBot é uma empresa de tecnologia especializada em automatização de operações na Bolsa de Valores.

O objetivo, portanto, é fornecer para o investidor ou o trader, uma plataforma de fácil utilização, mas que conta com altíssima tecnologia na automatização de negociações.

A SmarttBot é considerada uma plataforma de automatização de operações, que possibilita a compra ou a venda de ativos em tempo real, por meio da aplicação de parâmetros programados pelo próprio investidor ou por padrões já cadastrados na plataforma.

Com isso, a ferramenta permite ao investidor a negociação de instrumentos financeiros de forma automatizada e prática, executando ordens por meio de robôs de operações que estão configurados para comprar ou vender quando o mercado atingir determinados parâmetros.

Em resumo, é uma plataforma que permite ao investidor parametrizar uma estratégia e programar robôs para executarem ordens assim que o cenário determinado for concretizado.

 

Como funciona a plataforma SmarttBot?

Entendido o conceito, vamos demonstrar as principais funções da plataforma. Continue lendo!

Ordens Enviadas
A cada ordem executada, o investidor pode enxergar o tipo de operação realizada (ou seja, compra ou venda), o ativo negociado e o preço médio da posição, assim como o valor total da operação.

Ainda com essa funcionalidade, é possível analisar o resultado e o horário em que a ordem foi enviada e, também, consultar as ordens que foram alteradas, canceladas ou rejeitadas, bem como os seus detalhes.

Carteira de ativos negociados 
Na plataforma existe a carteira de ativos negociados em que você pode consultar o preço, o volume negociado e o resultado parcial de operações que ainda estão abertas com os seus robôs.

Nessa função também é possível zerar posições abertas, individualmente ou de toda a carteira, de forma manual, paralisando as ações do robô até que ele seja reativado.

 

Gráficos de acompanhamento

No gráfico de acompanhamento o investidor pode verificar em quais níveis de preços ocorreram as compras ou vendas, para analisar se a sua estratégia parametrizada está gerando bons resultados.

Para tanto, é possível inserir alguns indicadores que foram utilizados na parametrização, para que você possa configurar o robô de forma semelhante à sua estratégia.

 

Verificação de saldo e custos

Nessa funcionalidade, é possível verificar as informações sobre a análise e o desempenho do seu robô, entre elas, o saldo, custos operacionais, retorno projetado, risco e análise das operações executadas até o momento.

Ao clicar no sinal de interrogação, o investidor terá uma explicação detalhada dos fatores que motivaram a entrada em certas operações.

 

Acompanhamento de ordens

O investidor também pode encontrar um detalhamento de todas as ordens efetuadas para facilitar o acompanhamento. Esse processo é feito na guia “Negócio” da plataforma.

 

Configuração e otimização de estratégia

Apesar de já existirem estratégias programadas na própria plataforma, você pode criar um parâmetro próprio para fazer o seu robô funcionar.

Por exemplo, é possível selecionar um indicador conhecido e que você já utilize, programando o robô de forma simples para avaliar os pontos que você avaliaria se fosse analisar o mercado.

Essa configuração também facilita o ajuste de stops e regras de compra e venda, e a organização da estratégia de acordo com o seu perfil e objetivos financeiros em cada um dos ativos movimentados.

 

Inclusão de taxas e acompanhamento de lucratividade

A plataforma também oferece a funcionalidade de acompanhamento de custos operacionais, sejam eles da instituição de investimentos, bem como as taxas cobradas pela B3.

Dessa forma, o investidor pode avaliar o impacto desses custos sobre a sua lucratividade e, até mesmo, alterar as formas de entrada dos seus robôs, a fim de evitar realizações de lucro muito curtas que sequer são capazes de suprir os custos com as taxas.

 

Simulação de operação com robôs

Sem dúvidas, uma das funcionalidades mais interessantes dessa plataforma é a simulação com robôs. Por meio dela, é possível parametrizar o robô e fazê-lo funcionar seguindo o mercado real, entretanto, em modo simulado, sem que você precise investir um único centavo.

Dessa forma, você pode testar a sua estratégia pelo tempo que julgar necessário, sem arriscar seus recursos. A plataforma possibilita dois tipos de simulação: as otimistas e pessimistas.

No caso das otimistas, as ordens executadas a mercado são feitas no valor do último negócio. Por outro lado, no cenário pessimista, as ordens sofrem certo grau de latência para garantirem melhores entradas.

Também no cenário otimista, as ordens limites são interpretadas pela plataforma como sendo as primeiras do topo do Book de ofertas. No cenário pessimista, elas são colocadas no último lugar.

 

RenkoBot Start

Outra funcionalidade da plataforma é o gráfico de Renko. Nesse formato, não é levada em consideração a variação temporal, mas, sim, os preços que foram movimentados.

O RenkoBot, portanto, é uma estratégia interessante para mercados mais voláteis, facilitando ao investidor a definição de critérios de entrada a partir da mudança do sentido dos blocos do Renko.

Nesse caso, é possível detectar topos e fundos e utilizar médias móveis para traçar pontos de entrada. Nessa mesma estratégia são parametrizados os stops, ou seja, as ordens que determinam a saída de uma operação de perda ou ganho.

 

Integração com gráficos da Bolsa de Valores

As operações realizadas pelos robôs são plotadas nos gráficos extraídos dos próprios ativos negociados na Bolsa de Valores. Por meio dessa funcionalidade, é possível verificar o exato ponto em que o robô fez a operação.

Ainda sobre a integração gráfica, a plataforma disponibiliza mais de 60 indicadores utilizados pelos grafistas, tais como:

  •  Bandas de Bollinger;
  •  Fibonacci;
  •  Canais de Keltner;
  • MACD, entre outros.

Assim como ocorre em outras plataformas de investimento, é possível programar os gráficos de acordo com o tempo, formando os Candlesticks com 3, 5, 10, 30 ou até 60 minutos — enfim, da forma que o investidor desejar.

Além disso, é possível utilizar alguns dos chamados “gráficos exóticos”, como o Renko, que já mencionamos anteriormente, e o Hikin-Ashi, além de gráficos de barras e Candles Transparentes.

Para finalizar as questões referentes à análise técnica, a plataforma também possibilita a inclusão de figuras, tais como triângulos, bandeiras, entre outros desenhos que demonstram padrões gráficos que podem ser traduzidos como momentos de entrada ou saída de operações.

 

Operação simultânea com vários robôs

Outra funcionalidade muito interessante é a que permite que você utilize diversos robôs de forma simultânea, operando com estratégias ou ativos distintos e, assim, tenha a possibilidade de obter um melhor desempenho com suas operações.

Você pode, por exemplo, adquirir uma estratégia pré-programada e deixar rodando para operar Índice Futuro, e criar a sua própria estratégia para operar minicontratos de dólar.

Alguns podem perguntar: mas se eu colocar um robô para trabalhar para mim, vou fazer o que? Simples, você pode analisar outros ativos, como ações, commodities, traçar estratégias com opções, entre várias outras formas de rentabilizar o seu capital na Bolsa de Valores.

 

Por que operar usando a SmarttBot?

Apesar de tantas funcionalidades incríveis, algumas pessoas podem questionar o porquê de utilizar uma plataforma automatizada para realizar os seus trades e não fazer isso de forma manual.

Para responder isso, mostraremos alguns dos principais benefícios que a SmarttBot pode proporcionar, para que você possa entender os motivos que levam muitos outros investidores a preferirem investir por essa plataforma. Veja só!

 

Seleção de robôs parametrizados

Essa plataforma possibilita que você escolha, na loja de estratégia, o seu robô pré-parametrizado, criado por profissionais experientes no mercado financeiro.

 

Criação de robôs personalizados

Se você não quiser utilizar os robôs pré-programados, também pode criar as suas próprias estratégias com base na Análise Técnica.

No caso dos traders mais experientes, pode ser interessante criar o seu próprio parâmetro. Dessa forma, é possível utilizar os robôs para operar em certos ativos e movimentar outros de forma manual.

 

Acompanhamento de relatórios estatísticos

Nessa plataforma, você também tem acesso a uma gama de relatórios sobre o desempenho dos seus robôs, que servem para que você possa avaliar se eles estão fazendo o trabalho de forma eficiente, mas, principalmente, para verificar se as suas estratégias estão funcionando corretamente.

Por mais que você teste um robô no módulo simulador, é possível que, na hora de entrar no mercado real, ocorram algumas mudanças na volatilidade do ativo, causadas por uma instabilidade econômica, por exemplo.

Nesses casos, muito além de verificar lucro ou prejuízo, é necessário entender as operações que foram executadas, para proceder melhorias e ajustes na estratégia.

Vale a pena ressaltar que a tecnologia SmarttBot garantirá a automatização de entradas de forma rápida e precisa, no entanto, para que essa plataforma funcione, é indispensável a intervenção humana eventual para ajustar a estratégia e acompanhar os resultados.

Por esse motivo, existe a funcionalidade de geração de relatórios, para que você possa acompanhar de perto cada uma de suas operações.

 

Acesso em dispositivos móveis

A tecnologia evoluiu tanto que plataformas complexas e que demandavam equipamentos de altíssima capacidade passaram a ser compatíveis com os dispositivos móveis da atualidade.

Não seria nenhuma surpresa se essa tendência chegasse com toda a força ao universo dos investimentos. Por isso que a SmarttBot permite o acesso de relatórios e gráficos via navegador de qualquer dispositivo móvel com acesso à internet. Assim você não precisa, necessariamente, ligar o seu computador para analisar as suas operações.

 

Como contratar a plataforma SmarttBot?

Agora, chegamos ao ponto em que mostraremos as formas de contratar a plataforma SmarttBot para fazer as suas operações. Basicamente, há cinco opções de escolha.

A primeira delas, chamada de Free, é totalmente gratuita, entretanto, pode ser encarada como uma plataforma de testes, pois existem algumas limitações. As demais são:

  •  Lite: no valor de R$ 99 por mês;
  •  Pro: mais contratada pelos investidores, e tem um valor de R$ 299 por mês;
  •  Expert: para investidores mais avançados. Tem um valor de R$ 799 por mês;
  •  Advanced: no valor de R$ 1.399 por mês.

Uma grande vantagem para o investidor é a parceria modalmais e SmarttBot. Nesse caso, você pode habilitar o sistema dentro da sua própria conta no banco digital dos investidores, facilitando o processo.

Assim, os passos para a contratação diretamente com o modalmais são os seguintes:

  • Primeiro, você precisa de uma conta na aberta no modalmais para gerar a sua assinatura eletrônica e habilitar a SmarttBot;
  •  Em seguida, escolher um dos planos disponibilizados pela SmarttBot e realizar o devido pagamento diretamente na página deles;
  •  O próximo passo é selecionar na SmarttBot a sessão de “adicionar corretora”;
  •  Feito isso, é só escolher o modalmais e preencher os demais dados solicitados.

Por fim, basta criar o robô ou utilizar algum que já está programado e colocar ele para rodar na sua conta real ou traçar uma estratégia com o seu simulador existente na plataforma contratada.

Como você pôde perceber, o processo de união da sua conta no modalmais com a SmarttBot é muito simples. O mais importante é que você saiba parametrizar o robô e, principalmente, acompanhe os resultados que ele gera em suas operações.

Por fim, podemos concluir que a SmarttBot é uma ferramenta essencial para uma automatização de qualidades às suas operações, que proporciona a você, mais tempo livre para estudar sobre outros ativos que dependem de análises mais apuradas.

Para ter acesso a essa ferramenta, abra a sua conta no modalmais e, além disso, conheça todas as vantagens que o banco digital dos investidores pode proporcionar para você.